Faculdade de Engenharia Civil - FEC/ITEC
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Navegando Faculdade de Engenharia Civil - FEC/ITEC por Orientador "MORAES, Rita de Cássia Monteiro de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa dos custos e benefícios do escoamento de grãos pelo arco norte em relação aos portos do sul e sudeste(2023-12-19) CÂMARA, Thiago Guimarães.; MORAES, Rita de Cássia Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/4834541633900826; https://orcid.org/0000-0002-2613-0108O presente trabalho realiza uma análise comparativa dos custos e benefícios do escoamento de grãos pelo Arco Norte em relação aos portos do Sul e Sudeste, considerando os aspectos de infraestrutura portuária e logística, custos operacionais e perspectivas futuras. Para isso, utiliza uma metodologia de revisão bibliográfica baseada em dados secundários e cálculos estimativos dos custos totais do transporte dos grãos pelas duas rotas. Os resultadosobtidos indicam que o Arco Norte é mais vantajoso economicamente do que o Sul/Sudeste, mas requer investimentos em infraestrutura logística para garantir a eficiência, a segurança e a competitividade do escoamento dos grãos. O trabalho também apresenta recomendações para o aprimoramento do escoamento dos grãospelo Arco Norte e pelo Sul/Sudeste, visando promover uma gestão integrada e sustentável dos recursos naturais e das cadeias produtivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da necessidade de implantação de via exclusiva para motocicleta em Belém-Pa baseado no Projeto “Faixa Azul” em São Paulo-SP(2023-07-07) SILVA, Marcel Rodrigues da; MORAES, Rita de Cássia Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/4834541633900826Os acidentes decorrentes do aumento do uso de motocicletas no Brasil têm feito com que os gestores procurem soluções para este problema. Pensando nisso, a prefeitura de São Paulo-SP criou o projeto experimental chamado “Faixa Azul” que é a criação de uma faixa exclusiva pra motocicletas e que tem diminuído o número de acidentes e mortes no trânsito envolvendo este modal. Em Belém-PA, este problema tem sido combatido pela prefeitura através de blitz e campanhas educacionais, mas não há um projeto específico para este meio de transporte. Este trabalho tem como objetivo analisar a necessidade de se implantar faixas exclusivas para motocicletas em Belém do Pará baseado nas necessidades que foram base para implantação do projeto “Faixa Azul” em São Paulo. Para isso, foi analisado o projeto “Faixa Azul” e quais dados foram utilizados para implantação do projeto, em posse deles foi feito a pesquisa destes mesmos dados para Belém e suas porcentagens comparadas com os dados da capital paulista e foi proposto a Avenida Centenário como via de implantação. Esta comparação mostrou que, em termos de porcentagem, Belém teve um maior aumento da frota e do crescimento anual de motocicletas e que a porcentagem de acidentes envolvendo as mesmas chegou próximo ao de São Paulo antes do projeto. Tal resultado mostrou que Belém atende os requisitos para a implantação do projeto “Faixa Azul” e que há a necessidade de implantação do mesmo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Compactação de subleito de vias de loteamento residencial urbano : verificação de influência da cota do terreno e do índice pluviométrico(2023-12-18) SILVA FILHO, Daury Sousa da; MORAES, Rita de Cássia Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/4834541633900826; https://orcid.org/0000-0002-2613-0108Anualmente Belém recebe volume elevado de chuvas, suas condições climática e topográfica ocasionam circunstâncias que proporcionam elevados índices pluviométricos. Dado o marcante aspecto climático da capital paraense, determinadas obras de construção civil têm uma fragilidade específica exposta anualmente no período sazonal chuvoso, são estas, as obras de pavimentação. Este trabalho tem como objetivo avaliar a influência da frequência de chuvas, do volume pluviométrico e da topografia do terreno na densidade e na umidade ótima do subleito de pavimento em concreto asfáltico usinado a quente no empreendimento Bougainville, situado as margens da Av. Augusto Montenegro, região metropolitana de Belém. A metodologia deste trabalho consiste em análise estatística de dados de massa específica e umidade ótima do solo, coletados in loco através de controle tecnológico com o emprego de fichas de controle por empresa especializada através do método do frasco de areia e do Speedy, conforme preconiza a DNER-ME 092/94 e a DNER-ME 052/94, respectivamente, em relação às variáveis: cota topográfica, números de dias de chuva antecedentes em até sete dias a data de compactação e volume pluviométrico destes dias. Os dados das variáveis de influência, número de dias com chuva antes da compactação e volume milimétrico acumulado de tais dias foram obtidas utilizando como referência as datas de compactação constantes em fichas de controle para consulta a base de dados de estação meteorológica do INMET através do endereço eletrônico da instituição. Enquanto que, os dados da variável cota topográfica foram coletadas utilizando como referência as coordenadas de localização contidos em fichas de controle e mapa setorizado do empreendimento para consulta a base de dados do site Topographic. Os dados coletados foram tratados através de análise estatística descritiva, onde foram obtidas: médias, modas, medianas, desvios padrão, coeficientes de variação e por conseguinte, foi verificada, através da correlação linear de Pearson, a correlação entre os pares: massa específica x cota, massa específica x chuva nos dias anteriores, umidade x cota e umidade x chuva nos dias anteriores. As evidências encontradas neste trabalho indicam que: a massa específica não apresenta correlação linear em relação a cota e a chuva nos dias anteriores a compactação, enquanto que, o par umidade x cota apresenta correlação linear positiva fraca e o par umidade x chuva nos dias anteriores apresenta correlação linear negativa fraca. Este estudo deve ser estendido para outros solos regionais de modo a validar as correlações obtidas e ampliar o seu campo de aplicação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Melhorias na mobilidade fluvial entre Belém e a Ilha do Combu : uma alternativa para moradores e turistas(2023-12-20) LOPES, Mateus Chaves de Sousa Filizzola; MORAES, Rita de Cássia Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/4834541633900826; https://orcid.org/0000-0002-2613-0108A Ilha do Combu é um importante destino turístico e lar de comunidades ribeirinhas. Atualmente, a mobilidade dentro da ilha e entre a ilha e a cidade de Belém (PA) é um desafio, o que compromete o desenvolvimento dessa região e o acesso dos moradores locais da ilha aos benefícios que a zona urbana de Belém pode proporciona-lhes. Destarte, este estudo buscou propor rotas fluviais que permitissem a mobilidade de moradores e turistas, onde para alcançar tal objetivo, fora preciso caracterizar as microrregiões da Ilha, bem como quantificar essa população, para que assim determinasse os melhores pontos de embarque dentro da Ilha. Também se levantou a demanda de turistas e moradores em relação a horários e número de viagens, corroborando na sugestão para a rota turística. A pesquisa é de natureza aplicada, possuindo abordagem quantitativa, onde foram realizados os procedimentos de: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Os achados apontaram para a criação de uma rota turística, onde serão atendidas as Microáreas Igarapé Combu (M1), Furo do Paciência e Piriquitaquara (M2) e Furo São Benedito (M3), apresentando um total 1.589 moradores. Para a mobilidade turística, embarcações realizarão uma quantidade mínima de dez (10) viagens por dia. Cinco (05) viagens deverão acontecer no sentido THRB – Combu e cinco (05) viagens no sentido Combu – THRB. Além disso, o horário de operação das linhas deve iniciar às 9 horas e finalizar às 20 horas, de acordo com o funcionamento do terminal. Aponta se para futuras pesquisas de demanda aonde os dados possam ser categorizados entre moradores e turistas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mobilidade compartilhada por patinetes elétricos no Brasil: uma revisão sistemática(2023-07-07) FERREIRA, Arthur Coelho; MORAES, Rita de Cássia Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/4834541633900826Este artigo tem como objetivo central a sistematização de informações sobre a mobilidade compartilhada proporcionada pelos patinetes elétricos no Brasil. O trabalho apresenta um embasamento teórico dividido em três partes: sustentabilidade na mobilidade urbana, mobilidade compartilhada micromobilidade, abordando suas definições, importância e estrutura. O estudo se caracteriza pela natureza básica, descritiva e atualizadora. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática, guiada pela seguinte pergunta-problema: "Como está o cenário da mobilidade compartilhada por patinetes no Brasil?". A partir dos resultados obtidos, percebeu-se que dentro do campo da engenharia civil, há uma lacuna de estudos abordando especificamente o tema dos patinetes elétricos, tendo mais revisões e estudos na área do direito (sob a ótica de leis e regulamentações). Foram selecionados apenas quatro estudos, que conversavam com os recortes e delimitações sugeridas na metodologia. Desses quatro, apenas um deles foi publicado em periódico científico,enquanto os outros três são resultados de pesquisas de mestrado e doutorado que ainda não foram divulgados em revistas científicas. Os estudos se concentram no Sudoeste brasileiro, nas capitais de São Paulo e Minas Gerais, demonstrando que ainda faltam mais estudos no resto do país onde os patinetes elétricos têm usuários representativos (como no Rio de Janeiro, Florianópolis, Goiânia, entre outros). Essa constatação destaca a necessidade de incentivar e promover mais pesquisas acadêmicas sobre os patinetes elétricos no contexto da engenharia civil. Os estudos, em geral, demonstraram que apesar da mobilidade compartilhada por patinetes elétricos apresentar potencialidades para a redução de emissões de carbono e alívio do tráfego urbano, ela enfrenta desafios relacionados à segurança, infraestrutura adequada e regulamentação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modegalem matemática do transporte da soja do polo Paragominas-PA: um estudo da viabilidade logística da hidrovia Guamá - Capim(2023-07-04) GOMES, Emerson Batista; MORAES, Rita de Cássia Monteiro deEste trabalho se situa no campo dos estudos do Transporte e tem por objetivo construir um modelo matemático do transporte de soja do Polo Paragominas-PA ao complexo portuário de Vila do Conde no município de Barcarena-PA, avaliando a viabilidade de utilização da rota da Hidrovia Guamá-Capim. Para atender a este objetivo foram identificados e caracterizados: o polo produtor através de revisão bibliográfica e pesquisa de dados, as rotas alternativas que servem ao escoamento da produção e o seu destino portuário e os custos de frete e transbordo da produção. O trabalho orienta-se pela abordagem qualitativa, configurando um estudo de caso com suporte na multirreferencialidade dada a complexidade das informações envolvidas. Empregou-se referenciais como Cruz (2019) e Fajardo (2001) para o suporte da dinâmica de transporte da temática da soja e Oliveira (2021) e Passos (2008) para a elaboração do modelo de transporte. O modelo proposto atende aos critérios da Programação Linear considerando as distâncias e custos de transporte comparando o modal rodoviário ao intermodal hidroviáriorodoviário. Os resultados evidenciam que investimentos privados e estatais, com fins a melhoria da infraestrutura hidroviária do corredor logístico do Polo Paragominas, o transporte fluvial interior pela Hidrovia Guamá-Capim pode ser considerada uma alternativa viável para o escoamento da produção de soja da região.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O porto ambientalmente sustentável como critério para classificação de portos de última geração(2023-12-14) RIBEIRO, Mozer Silva; MORAES, Rita de Cássia Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/4834541633900826; https://orcid.org/0000-0002-2613-0108As alterações climáticas têm impactado o planeta de forma mais severa a cada ano. A indústria do transporte marítimo comercial possui sua parcela de contaminação, embora muitos autores considerem essa atividade potencialmente poluidora quando analisada de forma coletiva com outros segmentos da indústria tornam a atividade portuária insustentável. O efeito estufa considerado o principal responsável pelas mudanças climáticas no planeta, tem se intensificado à medida que mais gases de efeito estufa são emitidos para atmosfera. A classificação de portos feita com base na sustentabilidade ambiental torna-se, portanto, fundamental. Considerando o fenômeno de estudo constituído de muitas variáveis, utilizou-se a pesquisa descritiva como método na busca da compreensão das relações de causa e efeito do fenômeno estudado. Foram encontrados impactos causados no comércio internacional, no transporte marítimo e no comércio do transporte marítimo. As transformações ocorridas no cenário mundial colocaram em evidência a atual atividade portuária, seu grande desafio está em conciliar o seu desenvolvimento com o meio ambiente, principalmente o ambiente costeiro onde está inserida essa atividade. Seu planejamento deve ser controlado pela lógica, deve conter parâmetros de ajustes ao meio ambiente local onde está inserida.