Faculdade de Engenharia Civil - FEC/ITEC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Engenharia Civil - FEC/ITEC por Orientador "FERREIRA, Maurício de Pina"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelos de bielas e tirantes para bloco rígido e flexível sobre duas estacas com assimetria provocada pela quebra de uma das estacas(2023-07-13) FARO, Maria Clara de Lima; FERREIRA, Maurício de Pina; http://lattes.cnpq.br/4242041552985485Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Resistência de consolos curtos de concreto armado através de modelagem numérica não-linear e do método de Bielas e Tirantes(2022-12-17) MORAES, Rodrigo Feranandes; LIMA, Layse Rafaele Furtado; FERREIRA, Maurício de Pina; http://lattes.cnpq.br/4242041552985485Consolos curtos de concreto armado são elementos utilizados amplamente em estruturas pré-moldadas, projetando-se de pilares ou paredes para servir de apoio a outras partes da estrutura, tendo como função a redistribuição de esforços entre o sistema. No entanto, devido suas condições de carregamento e geometria, há uma perturbação significativa na distribuição de tensões ao longo de sua seção transversal, de forma que o seu dimensionamento não pode ser realizado com base na teoria geral da flexão, sendo necessário o uso de métodos alternativos que produzam soluções satisfatórias e seguras. Com isso, este trabalho buscou analisar teórica e computacionalmente três consolos curtos de concreto ensaiados experimentalmente por KHOSRAVIKIA et al. (2018) através do Método de Bielas e Tirantes e pelo Método dos Elementos Finitos, sendo o primeiro realizado com base nas prescrições normativas da ABNT NBR 6118 (2014) e ACI 318 (2019) e o segundo método foi analisado através do software ATENA. Dessa forma, foram verificados o comportamento dos modelos quanto a estimativa de resistência e modos de ruptura em comparação ao observado no experimental, buscando verificar a segurança dos modelos quanto as recomendações normativas e do modelo computacionalTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Verificação da capacidade resistente de uma travessa de ponte através do método de bielas e tirantes(2023-07-12) SOUSA, Lukas Ribeiro Moura de; MONTEIRO, Sandro Mateus Gonçalves; FERREIRA, Maurício de Pina; http://lattes.cnpq.br/4242041552985485; https://orcid.org/0000-0001-8905-9479Travessas são elementos estruturais de pontes que têm a função de receber o carregamento das longarinas e ligar transversalmente os pilares. Tal sistema estrutural faz parte da mesoestrutura que tem por objetivo transmitir os esforços da ponte para a infraestrutura. A capacidade resistente das travessas é importante para o desempenho e segurança desta OAE (Obra de Arte Especial), onde os requisitos técnicos do projeto devem estar de acordo com as recomendações normativas vigentes e a análise técnica de projetos se mostra essencial para a garantia de qualidade da obra. Em uma análise, a metodologia de verificação deve ser coerente com a geometria, vinculação e comportamento estrutural do elemento. Para estruturas sujeitas a condições de contorno não usuais, o método de bielas e tirantes se mostra uma opção, vista sua abrangência em casos de descontinuidade geométrica e de solicitações. O método trabalha com uma treliça idealizada internamente ao elemento estrutural, que representa o fluxo de tensões de compressão (bielas) e de tração (tirantes) discretizadas, permitindo, assim, a verificação da resistência do concreto em regiões críticas, assim como a determinação e disposição das armaduras. Portanto, o presente trabalho tem o objetivo de verificar o projeto de uma travessa de geometria não usual de uma ponte rodoviária pelo método de bielas e tirantes com o auxílio do software STRAP para a análise elástica das tensões. Com os resultados gráficos e numéricos obtidos foi possível esboçar o modelo de treliça e verificá-lo de acordo com as recomendações normativas da ABNT NBR 6118 (2014). Por fim, tem-se em vista contribuir de maneira a diversificar as possíveis aplicações do método de bielas e tirantes para possíveis situações que engenheiros calculistas se deparem na rotina da profissão.