Curso de Dança - FADAN/ICA
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Escola de Teatro e Dança /
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Navegando Curso de Dança - FADAN/ICA por Orientador "CASTELO, Caroline de Cássia Sousa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Autodidatismo na Dança: outros caminhos possíveis de pensar formação(2019-07-05) CARMO, Karla Nayara Ferreira do; CASTELO, Caroline de Cássia Sousa; http://lattes.cnpq.br/2953106101170523Esta pesquisa parte de minha trajetória de formação em dança que acontece nos espaços alternativos e de maneira autodidata até meu ingresso na Universidade Federal do Pará para cursar Licenciatura em Dança, quando me deparo com diferentes processos de formação e passo a refletir então os caminhos trilhados por mim até aquele momento, surgindo questões pertinentes ao que concerne as possibilidades de pensar a formação de um corpo dançante. A relevância deste trabalho se encontra na pluralidade dos processos formativos dos corpos e seus distintos modos de produzir conhecimento para efetivar os lugares dos saberes não acadêmicos, como os obtidos do nosso meio cultural e cotidiano. Saberes estes que, para mim, dialogam com os saberes científicos e tem a mesma importância na formação de um sujeito, assim me proponho a refletir neste trabalho a importância e legitimação dos diferentes saberes dentro do processo formativo, em que os conhecimentos produzidos de modo autodidata são importantes, na mesma medida, que os produzidos em meio acadêmico. Os distintos processos de formação não são vazios, assim como a dança também não. Esta pesquisa assume a abordagem metodológica da autoetnografia, pois revela os conhecimentos e vivências particulares de dentro do fenômeno, assim, me proponho a trazer para este trabalho minhas experiências pessoais no contexto da relação com a cultura em que estou inserida e minhas práticas neste lugar como forma de saberes. Nos alimentamos da vida e tudo o que circunda esse fluxo inestancável de afetamentos e para dar potência a nossa dança, potência esta que se relaciona com os diferentes saberes que temos acesso ao longo da caminhada formativa, assim, não há a possibilidade de existir uma padronização dos processo de formação em dança, pois cada corpo está imerso em diferentes processos culturais e suas vivências são distintas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cenas de um corpo híbrido(2019-07-10) BITENCOURT, Rayane Elisa Moreira; CASTELO, Caroline de Cássia SousaEsta pesquisa fala sobre a formação de um corpo cercado por diversas técnicas de dança, como estas técnicas perpassam por este corpo sem que ele perca sua individualidade e como este corpo híbrido vai para a cena. Tem como metodologia indutora a auto-etnografia, pois a investigação deste corpo se dá, através da minha trajetória na dança. A pesquisa traz a visão da autora Ana Flavia Mendes, a respeito da pluralidade da dança e na concepção de dança na pós-modernidade. Assim, este trabalho traz pensamentos à cerca da contemporaneidade, de tornar visível as diversas possibilidades que um bailarino tem em cena, através na sua individualidade ligada a várias técnicas de dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo fachada: a repetição dos azulejos como indutor num processo de criação em dança(2019-02-22) PINHEIRO, Paola Rodrigues; SOUZA, Ercy Araújo de; http://lattes.cnpq.br/5143732549428753; CASTELO, Caroline de Cássia Sousa; http://lattes.cnpq.br/2953106101170523Esta pesquisa fala sobre o processo de criação da obra Corpo Fachada, fruto da dissecação artística do corpo, utilizando a imagem dos azulejos padrões portugueses e o método de perguntas do processo de criação da coreógrafa alemã Pina Bausch. Somado a isso, as imanências desse corpo, toda a sua trajetória na dança, e especialmente os últimos seis meses vividos em outro país fazendo intercâmbio, contribuem para dissecar esse corpo. Esse processo de criação, propõe investigar a repetição em dança enquanto potência compositiva, e para isso, ela é somada a essa vivência de um processo de criação em dança contemporânea, em que tem como principal indutor o azulejo português somado a uma estrutura de repetição, entendendo que toda repetição é uma transcriação, pois ela nunca será a mesma. O resultado desse processo de criação foi a construção do corpo fachada, em que surgiu a partir do pensamento sobre a imagem do azulejo e a do corpo, reconhecendo a tradição desse corpo, apontado como a repetição de Pina Bausch e o espetáculo “Lírica Morada” da Companhia Moderno de Dança e as mudanças sofridas durante o tempo morando em Lisboa.