Graduação - IFCH
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação - IFCH por Orientador "DAMASCENO, Raimundo Alberto de Figueiredo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Collegio Perseverança: uma instituição educativa para formação de meninas na Primeira República no Pará (1890 -1916)(2025-06-06) MORAES, Andressa Rafaella Cruz de; DAMASCENO, Raimundo Alberto de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/6324178073896482; https://orcid.org/0000-0003-1620-6735Este estudo investiga o Collegio Perseverança, instituição feminina fundada por Carlota Pistacchini por volta de 1890, analisando seu papel na formação social e educacional das alunas durante a Primeira República na Amazônia paraense. A pesquisa, de caráter historiográfico, é baseada na análise de documentos oficiais, jornais da época, com destaque ao Estatuto da instituição publicado em 1904. Como resultados, evidenciamos que a escola funcionava como um aparelho privado de hegemonia, a partir do conceito de Gramsci, moldando comportamentos e reforçando a ideologia patriarcal ao direcionar a educação das meninas para a esfera doméstica e socialmente controlada. Concluímos que o Collegio Perseverança, além de promover a instrução formal, desempenhava um papel fundamental na manutenção dos valores e expectativas de gênero da época, reafirmando modelos femininos alinhados ao projeto republicano e à lógica patriarcal vigente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conselho Municipal de Educação de Belém: o processo de criação e implantação na última década do século XX(2025-09-12) BRITO, Heyder Gabriel Vieira; DAMASCENO, Raimundo Alberto de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/6324178073896482; https://orcid.org/0000-0003-1620-6735Este artigo está inserido no campo da História da Educação e tem como tema a História das Políticas Educacionais. O objetivo é discutir o processo de criação e implantação do Conselho Municipal de Educação de Belém entre os anos de 1990 e 1996, período no qual foi instituído o sistema municipal de ensino belenense. Para o desenvolvimento deste estudo, realizamos uma pesquisa histórica através de fontes documentais nos acervos do CME e da SEMEC, além de obras que contribuíram como subsídio teórico para o estudo. Nele, evidenciamos aspectos da trajetória dos conselhos de educação, as funções e fundamentos dos conselhos municipais de educação e as estratégias de implantação de conselhos e sistemas municipais de educação, especialmente no contexto da capital paraense. Como resultados, constatamos o CME como um espaço de disputa na definição dos rumos da política educacional e na construção de projetos comprometidos com a democratização do direito à educação.