Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por Orientador "GOMES, Edson de Freitas"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização de jovens e adultos em Barcarena nos anos 1990(2014) SOUZA, Maria do Carmo Soares de; GOMES, Edson de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5130130582179483Este trabalho tem como objetivo central de mostrar um pouco por meio, de pesquisa feita com alunos e professores, como ocorreu o processo de alfabetização de jovens e adultos em Barcarena na década de 1990. E também como as pessoas vinham de outras regiões com a finalidade de conseguir emprego nas fábricas, mas eram impedidos por falta de estudos e qualificação profissional. Tratar da educação de jovens e adultos, na visão dos autores Magda Soares, Alfabetização e letramento 2013. Suzana Schwartz, Alfabetização de jovens e adultos 2012. Lígia Regina Klein Alfabetização Quem Tem Medo de Ensinar 2002. Luiz Antônio Marcuschi. Da Fala para a Escrita 2010. Como os adultos não alfabetizados estão inseridos, em uma sociedade letrada e totalmente escrita, algumas dicas para alfabetizar adultos, o que acontece quando um adulto é alfabetizado, aprende a ler, escrever, a produzir em situações específicas, como os educadores devem agir para que os alunos jovens e adultos não desistam dos estudos. Os educadores devem com habilidade estimular o aluno para ele pensar antes de agir, para transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O léxico dos pescadores da comunidade Arauaia(2014-04-26) TELES, Maria Antônia Corrêa; DANTAS, Edna Maria Monteiro; GOMES, Edson de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5130130582179483O presente trabalho tem por objetivo promover um estudo sobre a linguagem dos pescadores da comunidade Arauaia, localizada no município de Barcarena-PA, ressaltando a variação linguística destes, em especial o léxico. Buscamos um estudo aprofundado dos aspectos característicos da fala, valorizando os fatores culturais, sociais, econômicos e étnicos. A partir desses elementos buscamos construir uma abordagem do léxico desses pescadores, privilegiando a língua, a realidade, as disparidades sociais e os contrastes nas formas de expressão lingüística, buscando um suporte teórico em teorias que estudam as especificidades da língua, tais como a Sociolinguística, a Dialetologia, o Léxico, O preconceito Linguístico e Variação Linguística, respectivamente. Essas teorias um mesmo contexto conferem à linguagem dos pescadores, a possibilidade de criar a sua própria realidade linguística em uma sociedade na qual as transformações na língua estão em constantes processos de transformações. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa de campo que favoreceu uma coleta de dados para que pudéssemos compreender com maior relevância o léxico desses pescadores aqui em foco.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A linguagem dos jovens de Vila do Conde(2014) SANTOS, Maria Angelina Teles dos; GOMES, Edson de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5130130582179483Este trabalho visa mostrar que a linguagem utilizada nas redes sociais e suas interferências causam grandes prejuízos à vida dos jovens e adolescentes, quando usadas em ambientes impróprios. Provando seu grande percurso durante décadas e que seu crescimento ocasionou grandes influências na prática da leitura e da escrita. O modo impróprio com o uso das redes sociais, é que faz com que a escrita venha caindo em desuso. E ao observar esta linguagem do internauta no cotidiano das pessoas nos despertou o interesse de entender o que se passa pela mente dos jovens hoje, o que os levou a escolher esta linguagem abreviada da internet para suas comunicações entre amigos e em casa. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que tenham terminado ou estejam cursando, demonstrando que essa expressão formada por código e fragmentos copiados da internet e transcritos para a vida pessoal e passou a se espalhar no meio em que vivem, e possivelmente esta comunicação abreviada é para se comunicar com mais rapidez entre si, como se eles quisessem ganhar tempo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico na escola: um instrumento indispensável no processo ensino aprendizagem(2014) SILVA, Maria do Carmo Fernandes da; GOMES, Edson de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5130130582179483Este trabalho objetivou observar os alunos que por meio do lúdico desenvolvem importantes capacidades como a socialização, a criatividade, a memorização, a imaginação e o amadurecimento, demonstrando a importância de trabalhar o lúdico no ensino de língua portuguesa nas turmas do 1º ano do ensino fundamental na Escola Conego Francisco da Silva Cravo que fica localizada no município de Barcarena, Pará. O trabalho está respaldado por expressivos referenciais teóricos como Rangel (2008), Santos (1997), Lopes (2006), dentre outros. A proposta apresentada permite afirmar que o professor é peça primordial, por meio de quem as crianças irão encontrar nas escolas as ferramentas e os métodos da sistematização de conhecimento, o progresso na medida em que desencadearam situações desafiadoras inserindo o lúdico como ferramenta indispensável para as crianças apreciarem realmente a vontade de falar, de ler, de escrever, de trocar suas experiências, ideias e pontos de vista, de compartilharem interesses e necessidades, aspirações e sentimentos. Na metodologia da pesquisa são apresentados os procedimentos que discorrerá sobre a seleção dos informantes e análise de dados, envolvendo (01) um diretor, (01) vice-diretora, (01) coordenadora pedagógica, (02) professores, (35) alunos, utilizando a técnica de coleta de dados como: entrevista, questionário, observação, suporte imprescindível para o aprofundamento teórico da pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Variação lexical na fala dos moradores da ilha das onças(2014-04-26) SANTOS, Joana D’arc Gomes dos; GOMES, Edson de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5130130582179483O presente trabalho refere-se ao estudo da variação lexical na fala dos moradores da Ilha das Onças, cuja base de colonização sofreu influências de vários povos que passaram pela ilha, a qual é composta pelos Rios: Araraquara, Piramanha, Furo do Nazário, Furo Grande, Furo Laranjeira, Furo Conceição, Madre de Deus, São João, Landi, Fé em Deus, Ponta de Cima e Carnapijó. Para esse estudo foi necessário realizar duas pesquisas, uma bibliográfica que se baseia nas teorias de Bagno, Capovilla, Castilho, Monteiro, Preti, Reis, Signorini, dentre outros, além de uma pesquisa de campo, através de entrevistas com questionário e observação da fala de oito informantes, divididos em duas faixas etárias, sendo; quatro até 30 anos; e quatro com mais 31 anos; quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino, com escolaridade igual ou inferior ao 5º ano do ensino fundamental. As características encontradas, de forma geral, diferenciam a variante local de outras variantes do português padrão. Portanto, esperamos que, com este estudo seja possível conhecer mais a variante dos moradores da Ilha das Onças e, assim, contribuir para a valorização e divulgação da história desse universo cultural.