Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por Orientador "FREITAS, Lorena Lopes de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades de aprendizagem na interpretação de textos escritos dos alunos da turma do 6° ano da escola professor Bernardino Pereira de Barros(2013) PINHEIRO, Bernadete do Socorro da Silva; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente estudo foi realizado no município de Abaetetuba do Estado do Pará, visando identificar as dificuldades encontradas no processo de Ensino Aprendizagem referente a interpretação de textos escritos dos alunos do 6º ano Ensino Fundamental da Escola Professor Bernardino Pereira de Barros. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a importância da interpretação de textos escritos no Ensino Fundamental. Em um segundo momento realizou-se uma Pesquisa de campo, utilizando como instrumentos duas entrevistas aplicadas ao professor e aos alunos da turma do 6º ano da referida Escola. O questionário aplicado ao Professor encontra-se dividido em três etapas, que abordam questões relacionadas ao Ensino aprendizagem, no intuito de apontar as dificuldades que os docentes e discentes alegam enfrentar em seu cotidiano escolar, bem como a necessidade de uma reflexão por parte dos mesmos sobre o uso de metodologias inovadoras, como estratégia eficiente para que possam desenvolver um raciocínio para compreensão dos textos. O outro questionário utilizado nesta pesquisa foi direcionado aos alunos, com o objetivo de indagá-los sobre a aceitação da referida metodologia e as contribuições trazidas ao processo de Ensino/Aprendizagem ocasionadas pelo uso da mesma. Ainda como parte do processo de levantamento de dados, foram desenvolvidas com os alunos atividades de interpretação de textos relacionadas aos conteúdos já abordados neste ano letivo. As atividades foram realizadas em sala de aula. As análises dos resultados da Pesquisa estão informados nos Resultados e Discussões deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A escrita como processo de construção do conhecimento: uma análise das produções textuais dos alunos do 6° ano do colégio São Francisco Xavier(2013) SOUSA, José Maria Ferreira de; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente trabalho tem como tema A Escrita como Processo de Construção do Conhecimento: Uma Análise das Produções Textuais dos Alunos do 6º Ano do Colégio São Francisco Xavier, localizado no município de Abaetetuba. O trabalho teve como objetivo analisar o uso da escrita como mecanismo da aquisição da habilidade para se produzir textos. Assim, como abstrair nossas percepções científicas, optamos por executar metodologicamente a pesquisa de campo numa abordagem qualitativa. O local escolhido para a realização da pesquisa foi o Colégio de Ensino Fundamental e Médio São Francisco Xavier. Tendo transitado por leituras e fichamentos de teóricos que tratam sobre o objeto de estudo e após analisarmos os dados coletados em campo, concluímos que o ensino e a prática da linguagem escrita é referência construtiva e consistente no processo de apropriação dos mecanismos linguísticos relacionados a produção textual. Na verdade quanto mais o aluno se habilitar a escrever, mais terá a oportunidade de envolver-se textualmente com que escreve, bem como adquirir subsídios conceituais quanto ao habito de ler e de escrever.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As histórias em quadrinhos como materiais linguísticos no livro didático de Língua Portuguesa do 9° ano do ensino fundamental(2013) MIRANDA, Ana Cristina Cardoso; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Este trabalho aborda o gênero Historias em Quadrinhos (HQs) e de como é exercida a sua função no ensino da Língua Portuguesa no último ano da educação básica em suas atividades aplicativas. Este estudo consiste em analisar as historias em quadrinhos no Livro Didático de Língua Portuguesa considerando sua utilidade nas atividades de compreensão, interpretação e produção textual com a finalidade de exercitar o raciocínio e a imaginação criadora do aluno em suas perspectivas de aprendizagens e não como mera ilustração sem nenhuma função. Os Livros Didáticos (LDs) de Língua Portuguesa (LP) do 9º ano possuem várias atividades voltadas para o ensino aprendizagem da língua materna do aluno como forma de lhes proporcionar um aprendizado eficaz e remunerador. Devido isso, é que diversos tipos de gêneros textuais foram propostos aos Livros Didáticos, para satisfazer uma leitura de interpretação considerando o conhecimento do aluno em seu dia a dia e o lugar em que ele está envolvido.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A leitura dos contos de fadas como processo de reflexão no ensino e aprendizagem de qualidade aos escolares do 5º ano(2015) SANTOS, Ana Maria Azevedo dos; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Este trabalho tem como objetivo geral mostrar que o processo de leitura infantil com dinamismo possibilita que a criança adquire um maior interesse e curiosidade para uma melhor compreensão no processo de ensino e aprendizagem. Ligado à leitura dinâmica constitui um importante recurso para que o aluno do 5º ano consiga despertar a motivação e tenha condições de desenvolver com habilidades e competências as atividades desenvolvidas pelo professor de Língua Portuguesa. Quanto o objetivo específico é de mostrar que o recurso metodológico relaciono a leitura dinâmica, pode ser útil no sentido de desenvolver, interpretar e contextualizar melhor o processo da mesma; verificar que a criança tem um melhor a aproveitamento no processo de ensino e aprendizagem quando incluem diversos personagens que desperta nela a curiosidade, a motivação e o interesse pelo aprender e ainda, buscar e analisar que a criança aprende melhor vivenciando atrelada numa metodologia que seja capa de despertar nela a interpretação com teatro de personagens como cinderela, Branca de Neve, a bela e a fera e outros contos de fadas, onde seja possível inseri-la nesse contexto para que aguce sua curiosidade. Nesse sentido, introduz como metodologia uma pesquisa de caráter bibliográfico como Solé (1987), Kleiman (2001), Lajolo (2002) , Teicher (1941), Scoz (1994) e Patto (1990 .). Outros autores, também, são abordados ao longo do texto cujas citações e considerações enfatizam e enriquecem ainda mais o tema referente à leitura dinâmica. Quanto à justificativa, o tema supracitado mostra que os educadores devem levar para a sala de aula uma metodologia voltada para o processo de leitura com dinamismo de modo a envolver a criança num mundo em que venham aflorar nela motivação, interesse e curiosidade, adquirindo o habito de leitura a fim de que possa desenvolver outras habilidades que todo esse processo metodológico pode favorecer.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Preconceito linguístico: um estudo do comportamento linguístico dos alunos da área rural da estrada de Beja(2013) RODRIGUES, Maria Odaléia Barbosa; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente trabalho aborda o estudo linguístico dos alunos da zona rural da estrada de Beja e o preconceito linguístico que estes estudantes sofrem dentro da escola. As escolas, principalmente as públicas, são hoje frequentadas por alunos de diversas localidades que possuem manifestações e dialetos diferentes. O fato da língua ser condicionada e modelada pela realidade social e cultural faz dela um instrumento que representa reflexos significativos no processo de aprendizagem desses alunos. Tendo isso em vista, este trabalho se torna pertinente porque trata um tema muito importante para o ensino brasileiro atual: o preconceito linguístico como sendo um agravante na indisciplina dentro da sala de aula. No caso específico, a comunidade da área rural que possui seu próprio dialeto que é um dos fatores de discriminação e inferiorização do sujeito, incluindo sua história e sua cultura. Buscamos por meio da pesquisa bibliográfica consultar autores com reconhecida contribuição no que se refere a temática da pesquisa, tais como Bagno (2002), Benveniste (1989), Luft (2001). A pesquisa de campo ocorreu na escola Estadual Esmerina Bou-habib. Para a coleta de dados foi aplicada duas entrevistas com sete questões para dois professores de língua portuguesa e outra com um grupo de alunos do 6º ano da mesma escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo da leitura e da escrita dos alunos de fundamental maior: um estudo de caso em uma turma de 8° ano de uma escola estadual no município de Abaetetuba-PA(2015-02-05) NEGRÃO, Michelle da Costa; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O trabalho que tem como Tema: O PROCESSO DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS DE FUNDAMENTAL MAIOR: Um estudo de caso em uma turma de 8º ano de uma Escola Estadual no Município de Abaetetuba-Pará está baseado na linha de pensamento de teóricos que fundamentam a escrita de um texto e nas ações reflexivas da construção de um texto sendo eles: Bentes (2001; Ferreiro e Teberosky (1999 ; Ferreiro (2001; Vigotsky (1999 ; Bezerra (2012 . Assim, objetivando escrever sobre o assunto com intuito de analisar os princípios teóricos que subsidiam a linguística textual tendo base refletir sobre a compreensão a cerca da ideia de referencial e sequencial enquanto rede de relações que constituem o texto. Pautada nesse objetivo surgiram questionamentos relevantes com relação ao foco de interesse vinculado ao referido trabalho como: Qual o conceito do texto? Qual é a abordagem conceitual sobre linguística textual? Qual a relação entre a teoria e a prática e a diferença entre referencia e sequencial? Tendo como pressuposto tais questionamentos optamos por realizar a pesquisa bibliográfica alinhada a prática da pesquisa de campo. Com base nas argumentações teóricas após realizarmos todas as etapas do trabalho concluímos que o texto tem seus componentes que precisam ser analisados e valorizados enquanto dialogo que possui suas próprias dimensões teóricas que fundamentam e os coloca em evidencia a ser explorado no campo dos conhecimentos linguísticos, obedecendo a uma estrutura textual a ser elaborada com argumentos discursivos claros e coesos.