Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por Orientador "FERREIRA, Antonio Bruno Cavalcante"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As práticas de leitura e escrita em alunos com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo abordando desafios e perspectivas da educação inclusiva(2025-09-15) RODRIGUES, Ana Manuelly Cardoso; RODRIGUES, Luana Silva; FERREIRA, Antonio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994Este artigo aborda a prática de leitura e escrita em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de um estudo direcionado aos desafios e às perspectivas da educação inclusiva. O objetivo principal foi analisar e compreender as dificuldades enfrentadas por alunos atípicos no processo de leitura e escrita, especialmente aqueles que já se encontram no Ensino Fundamental. O locus da pesquisa foi uma escola estadual da rede pública de ensino. Como instrumento de coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com discentes da instituição, além de alunos diagnosticados com TEA, público-alvo deste trabalho. Com base nos dados obtidos e nos estudos analisados, foi possível concluir que, apesar dos desafios, alunos atípicos são capazes de desenvolver a leitura e a escrita por meio de métodos adequados, utilizando essas habilidades para se integrar socialmente e participar da vida em sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O impacto da restrição do uso do celular nas redes públicas de ensino: reflexões sobre a escassez de recursos para práticas de leitura e pesquisa(2025-09-15) COSTA, Natássia Lima da; DIAS, Antônia Vitória Farias; FERREIRA, Antonio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994O presente trabalho discute o impacto da restrição do uso do celular nas redes públicas de ensino, com foco nas implicações para as práticas de leitura e pesquisa em sala de aula. A pesquisa parte da compreensão de que o celular, embora frequentemente associado à distração, pode assumir um papel pedagógico relevante quando orientado de forma adequada. A proibição, em muitos contextos escolares, evidencia a carência de recursos didáticos e tecnológicos disponíveis para os estudantes, o que limita as possibilidades de acesso a informações atualizadas e de desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e autônoma. O estudo busca refletir sobre os desafios enfrentados pelos professores diante dessa realidade, considerando tanto os argumentos que sustentam a restrição quanto as demandas de uma educação voltada para a formação de sujeitos críticos e preparados para o mundo digital. Para tanto, a análise apoia-se em referenciais teóricos da área da educação e em pesquisas que discutem o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Espera-se, assim, contribuir para a reflexão sobre a necessidade de um equilíbrio entre disciplina escolar e inovação pedagógica, destacando o potencial do celular como recurso acessível e próximo da realidade dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prática de leitura e escrita nos anos finais do ensino fundamental: a atuação dos professores de Língua portuguesa na EEEFM São Miguel vila de Beja(2025-09-15) FERREIRA , Gabriela da Costa Negrão; VASQUES, Gizele Lima; FERREIRA, Antonio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa as práticas de leitura e escrita nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como foco a atuação dos professores de Língua Portuguesa da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Miguel, localizada na Vila de Beja, Abaetetuba–PA. A pesquisa parte da constatação de que, apesar dos avanços na alfabetização, muitos alunos ainda apresentam dificuldades significativas de compreensão leitora e de produção textual, configurando situações de analfabetismo funcional. Nesse contexto, buscou-se compreender de que maneira os docentes enfrentam os desafios impostos pela escassez de recursos didáticos, pela diversidade linguística e cultural dos estudantes e pela necessidade de constante inovação pedagógica. A investigação, de caráter qualitativo, utilizou-se de revisão bibliográfica, observação participante, entrevistas com professores e grupos focais com alunos, além da análise documental de materiais escolares. Como fundamentação teórica, foram mobilizadas contribuições de autores como Magda Soares(2004), Paulo Freire(1996), Emília Ferreiro(1985), Vygotsky(1991), Ângela Kleiman(1995), Brian Street(1984), entre outros, que discutem alfabetização, letramento e práticas pedagógicas. Os resultados evidenciam que a prática docente voltada à leitura e escrita precisa ser ressignificada, priorizando metodologias contextualizadas, críticas e inclusivas, que promovam a autonomia dos estudantes e a valorização da linguagem como prática social. Assim, o trabalho contribui para o debate acadêmico e pedagógico sobre o ensino de Língua Portuguesa, apontando caminhos para o fortalecimento das práticas educativas e para a melhoria da qualidade do ensino nos anos finais do Ensino Fundamental.