Curso de Língua Portuguesa - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por Orientador "FERNANDES, Helane de Fátima Gomes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A linguagem dos feirantes na feira de Abaetetuba: uma abordagem variacionista(2025-09-18) FRANCO, Diego da Silva; FERNANDES, Helane de Fátima Gomes; http://lattes.cnpq.br/7945915787371959O presente trabalho se localiza dentro dos estudos da linguagem, de abordagem variacionista, com foco nos aspectos relacionados as especificidades da fala de cada grupo social. O objetivo é discutir acerca da relação entre sociedade e linguagem, a partir da linguagem dos feirantes na feira de Abaetetuba – PA, o qual serão analisados expressões típicas dos feirantes. Compreendese que existem uma série de ramificações que influenciam os modos de expressão e estão relacionados com o contexto social que rodeiam os sujeitos. Como aporte teórico, utilizamos prioritariamente os estudos de Alkmim (2006), Bortoni (2014) e Bagno (2007). A pesquisa aqui desenvolvida é de abordagem qualitativa e desenvolveu-se a partir de algumas etapas principais, um estudo bibliográfico, a pesquisa de campo para a coleta de dados, a etapa de análise e, por fim, a escrita do artigo científico. A investigação nos indica que os feirantes de Abaetetuba dispõem de um quadro sociolinguístico marcado por uma forte identidade local, flexibilidade comunicativa e preservação de traços linguísticos próprios. Os feirantes não apenas reconhecem que seu modo de falar difere de outras regiões, mas também atribuem valor a essa diferença. Ademais, a pesquisa revela que o modo de falar dos feirantes é um aspecto cultural, permeado por história, relações sociais e valores compartilhados.Trabalho de Curso - Graduação - Relato de experiência Acesso aberto (Open Access) Inserção da prática com a teoria na residência pedagógica: sob uma ótica crítica e transformadora(2024-04-05) NEGRÃO, Rayana Nazarena Machado; FERNANDES, Helane de Fátima Gomes; http://lattes.cnpq.br/7945915787371959A presente descrição do relato de experiência no Programa Residência Pedagógica realizada na escola Adriano Rodrigues Cardoso busca analisar a relação entre teoria e prática, visando um conhecimento crítico e transformador. A metodologia aplicada no 1° ano do Ensino Fundamental incluiu atividades de alfabetização e letramento, alinhadas com as ideias defendidas por Paulo Freire (2004) em ‘Pedagogia do Oprimido’, Magda Soares, (2003) e (2020) Emilia Ferreiro (1995) sobre a leitura e escrita. Destacou-se a importância da hipótese silábica para a progressão nos níveis de aprendizagem silábico alfabético e alfabético ortográfico, respeitando o desenvolvimento individual de cada estudante.