Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por Orientador "FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A crítica social ao modelo familiar imposto pela sociedade do século XIX usando como contexto social a obra “A Cartomante”, e um possível paralelo com o modelo familiar do século XXI(2017-04-03) DIAS, Amanda Vasconcelos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244O presente trabalho tem por objetivo evidenciar o modelo familiar dos séculos XIX e XXI, fazendo uma comparação entre ambos, tendo como aporte teórico textos que problematizam o padrão familiar em ambos os momentos da história da família no Brasil, exemplificando tal especificidade no romance machadiano “A Cartomante”. Por meio deste trabalho, tentaremos responder a certos anseios que surgiram no decorrer da pesquisa, saber: Que conceito de família é o mais aceito nas sociedades de tais séculos? Que família é essa de que todos falamos, tratamos, pensamos, idolatramos, profanamos ou celebramos? Existe um “padrão” de família ou haveria vários tipos de família aceitáveis? É possível falar em família no singular? Para tentar abarcar essas questões, tentaremos abordar alguns aspectos da perspectiva antropológica sobre família e, no decorrer dos capítulos, fazer abordagens gerais sobre a família do século XIX e o modelo de família que temos atualmenteTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da literatura no livro didático(2017) MOTTES, Diana Vasconcelos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244O presente trabalho busca fazer uma pesquisa qualitativa acerca do ensino da literatura no livro didático, visando mostrar como está sendo trabalhado o texto literário nos manuais didáticos e como esse ensino é desenvolvido na sala de aula pelos professores, com base na visão dos pressupostos teóricos selecionados para este trabalho. Advoga-se em favor de um ensino precoce da literatura, tendo em vista uma melhor apreensão de conceitos literários por parte de aprendentes de escola pública. Em um primeiro momento, serão apresentadas as teorias utilizadas e, na sequência a apresentação do corpus que dará sustentação à pesquisa,tendo como suporte teórico pensamentos de estudiosos que tratam desta temática. Temse a acrescentar que as investigações dessas práticas são necessárias, para compreendermos como se dãoastécnicas de ensino da literatura, uma vez que o suporte do professor é o livro didático.O intuito deste estudo é também contribuir com a expansão das reflexões sobre o tema abordado para que a literatura seja incentivada na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Escritores de uma terra sem face: o ensino e produção de poesia sobre o município de Abaetetuba(2018-12-21) FREITAS, Camilla Dias de; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244Este estudo resultou de um projeto de intervenção intitulado “ESCRITORES DE UMA TERRA SEM FACE: o ensino e produção de poesias sobre o município de Abaetetuba”, que teve como principal objetivo organizar uma sequência didática para o ensino do gênero lírico e através disso publicar um livreto de poesias de versos livres escritas pelos alunos do ensino médio em que estes deveriam fazer uso de objetos, pessoas, lugares, eventos, alimentos e outras situações pertencentes à cultura de Abaetetuba, proporcionando a face lírica ao município conforme seus conhecimentos prévios e os adquiridos após a intervenção e ainda fazendo desta composição uma forma de exercerem seus papeis como cidadãos demonstrando qual a face que o município apresenta para estes alunos. Foi realizado um levantamento de informações e a aplicação da sequência didática em uma escola pública estadual de Abaetetuba: Escola Bernardino Pereira de Barros, que teve como sujeitos da intervenção os alunos da 2ª etapa “B” da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O conhecimento sobre o gênero lírico foi à luz dos estudos de Luciano Marcos Dias Cavalcanti (2014). Todavia, a relevância do trabalho justifica-se através das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do ensino médio (2000) e das Orientações curriculares para o ensino médio (2006). Ademais, a sequência didática é apreciada segundo Joaquim Dolz e Bernand Schneuwly (2004) e Alda Beraldo (1989 e 1990). Compreende-se que a composição lírica é de máxima relevância nas aulas de Língua Portuguesa para a construção do sujeito como meio de educação da sensibilidade, que é a busca por atingir um conhecimento tão grandioso e importante quanto o científico, ou seja, a humanização do homem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Glossário da terminologia militar: gírias e jargões(2019-03-01) SANTOS, Reinaldo do Socorro da Silva; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244O presente trabalho propõe-se, no âmbito da linguística, discutir o Glossário da terminologia militar: gírias e jargões. Assim mostrar na prática diária, no que se refere à linguagem, conceitos e conclusões sobre o desenvolvimento da terminologia militar em ambiente específico de trabalho e no contexto social. Dado o exposto, o objetivo desse estudo é focalizar o processo que se formata na construção de uma comunicação desses agentes da segurança pública. Para tanto, faz-se o seguinte questionamento: será que é possível a terminologia criar uma linguagem paralela à língua já usada por determinados grupos? Tendo em vista aspectos observados, o uso de uma linguagem técnica pode influenciar seus usuários na construção de uma nova linguagem fora de um âmbito específico, deixando de fazer parte do uso funcional para se transformar em uma comunicação habitual de quem à prática, ou seja, de uma nova linguagem, considerando vital para as práticas do militar. A partir dos estudos da terminologia buscar-se-á definir de que forma acontece a apropriação de termos da linguagem de uma área específica, e como influencia naturalmente o processo linguístico de determinados grupos, mostrando de que forma se dá esse processo de migração da linguagem técnica para o cotidiano, e quais os efeitos na comunicação fora do espaço de seu uso específico. Espera-se que este trabalho de investigação contribua para novas reflexões a respeito do tema em questão. Em virtude do que foi mencionado, compreender esse vocabulário rico, porém complexo para quem o desconhece.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Leitores competentes na Literatura(2019-06-26) SARAIVA, Michelle Nascimento; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244Este trabalho tem como objetivo mostrar uma alternativa para que possamos ter alunos competentes na leitura e para que estes compreendam o que lêem. Além de mostrar aos alunos que a leitura pode transformar o modo de ver e viver numa sociedade cada vez mais competitiva e exigente, demonstrando que a leitura pode nos fazer viajar e conhecer lugares sem sair do lugar. Neste artigo apresentamos uma sequência didática sobre o subgênero mito, que foi executada numa Escola Municipal de Ensino Fundamental 5º ano, Bairro Industrial do município de Barcarena, mostraremos como levar nossos alunos a entender as características do mito e compreender o que lêem, além de levá-los a produção de um mito de conhecimento deles, para comprovar que ler, não é simplesmente decodificar letras, e sim, que está associado ao conhecimento que os alunos já possuem e as vivências que já tiveram.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As (re)significações do papel feminino a partir da música brasileira(2018-06-29) PANTOJA, Laís Edivany Santos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244O presente trabalho visa entender o processo de (re)significação do papel da mulher na sociedade por meio da música brasileira. A partir da reflexão acerca da influência da mulher na reorganização de várias esferas sociais, verificou-se que havia a possibilidade de um estudo sobre a postura feminina representadas em letras de músicas no Brasil. Para tanto, foi necessária a contextualização histórica envolta dos progressos de movimentos feministas, análise de discursos publicados em redes sociais assim como análise de algumas composições musicais envolvendo os gêneros MPB e Funk. A disposição dos elementos constituintes deste trabalho visa a uma compreensão acerca da postura feminina na sociedade atual assim como possibilita questionamentos acerca do mesmo. Por fim, espera-se que o presente trabalho contribua de forma significativa com futuras construções textuais bem como possibilite aos possíveis leitores novos questionamentos a respeito das canções brasileiras que retratam a figura feminina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Terminologia da mandioca na comunidade quilombola Oxóssi da Ribeira(2018-06-29) GONÇALVES, Cleide Loureiro; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244O presente trabalho, intitulado terminologia da mandioca na Comunidade Quilombola Oxóssi da Ribeira é um estudo terminológico, que tem como objeto de estudo a elaboração de um glossário terminológico ilustrativo, que objetiva mostrar organizadamente os conhecimentos de domínio de especialidade, além disso, tem como objetivo descrever e definir os possíveis termos da linguagem utilizada para a comunicação dos agricultores que trabalham no cultivo da mandioca, sendo esta a maior fonte de renda do Município, pois constitui um do principal produto agrícola que mais contribui para a subsistência e geração de renda da comunidade. Diante disto foram selecionados termos divididos em campos semânticos relacionados a tipos de mandioca, cultivo da mandioca, beneficiamento, instrumentos e derivados da mandioca, termos estes, levantados durante a pesquisa. A proposta utilizada para criação do corpus destaca o estudo de línguas de especialidades que contribui para o fenômeno das variações linguísticas terminológicas tendo como base as orientações teóricas metodológicas da Ciências do Léxico, autores como, BARROS (2004), FAULSTICH (1995), KRIEGER e FINATTO (2004). Assim como, identificação da natureza e delimitação dos corpus; pesquisa de campo com coletas de dados terminológicos, bem como técnicas de entrevistas com narrativas orais dos informantes, através de gravações em áudio acompanhados pelo uso de realia e Questionário Semântico-Lexical (QSL) que foi aplicado aos 5 informantes e capturas de fotos digitais para ilustração, e por fim, foi elaborado um glossário terminológico ilustrado que constitui 109 verbetesTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Terminologia da ourivesaria no município de Abaetetuba-PA(2018-06-29) SILVA, Júlia Rita Ferreira da; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues deO presente trabalho consiste na elaboração de um glossário dos termos linguísticos da ourivesaria, apresentando como referencial teórico as ciências do léxico - lexicografia, lexicologia e terminologia - tendo como enfoque maior a terminologia para o estudo dos termos desta comunidade que está sendo analisada, de acordo com os autores Faulstich (2001), Cabré (1999), Biderman (2001), Pavel (2002) e Krieger e Finatto (2004). A pesquisa foi conduzida a partir da aplicação do questionário semântico lexical (QSL), elaborado na disciplina, Introdução à Terminologia, do curso de Letras. No entanto, a ida ao campo foi de fundamental importância para que se pudesse extrair o maior número de termos, contextualizando e ilustrando os itens apresentados. O QSL foi aplicado à três informantes, na cidade de Abaetetuba, em três unidades de produção diferentes. Disso, resultou um glossário ilustrado com 61 itens terminológicos, sendo contextualizado por uma narrativa etnográfica. Espera-se que possamos dar uma boa visibilidade ao léxico dessa comunidade, considerando de forma fundamental a riqueza cultural que lhe é peculiar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Terminologia da serraria tradicional(2018-06-29) NEGRÃO, Jairo Negrão; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244Este trabalho teve como objetivo investigar o léxico especializado utilizado pelos profissionais da área da serraria tradicional no município de Abaetetuba-Pa. E também de resgatar e manter essa especificidade salva através de trabalho acadêmico da terminologia da serraria tradicional, realizado na UFPA (Universidade Federal do Pará), no município de Abaetetuba-PA. Tendo como referencial teórico as ciências do léxico, juntamente com os teóricos que são referencias na área da terminologia como: (Rey, 1985, p. 159), (Alves, 2001, p 25), (Barbosa, 1991), (Weinrich, 1979, p. 314), Frubel (2006, p. 62), (Rondeau, 1984, p.1), Maria Teresa Cabré, (KRIEGER e FINATTO, 2004, p. 35), Faulstich (1995) e Barros (2004, p. 100). A metodologia de pesquisa consistiu na ida a campo, em que foram feitas as entrevistas com os profissionais da área, de forma oral, no que resultou a possibilidade de subtrair das gravações e das capturas de imagens os termos-entradas e as variações lexicais, necessário para a produção do glossário ilustrado da terminologia da serraria tradicional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tratamento da variação linguística no ensino e aprendizagem do Português(2019-06-26) SANTOS, Luciani dos Anjos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244O presente trabalho tem como foco a importância e aprendizado do tratamento da variação linguística enquanto objeto essencial de ensino da Língua Portuguesa, a pesquisa buscou tratar sobre a problematização das possíveis dificuldades que os professores enfrentam ao aplicar esse ensino de língua na sala de aula, o estudo foi feito em duas turmas do 7º ano do ensino fundamental de duas escolas do município de Barcarena/Pará, sendo uma da rede pública EMEF Prefeito Wandick Gutierrez localizada numa área com alguns traços rurais e outra da rede particular IEPAM Instituto de Educação Permanente da Amazônia localizada numa área urbana. O estudo optou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo em uma abordagem quantiqualitativa. Os instrumentos foram questionários contendo perguntas semiestruturadas, aplicadas às professoras das escolas em uma amostragem de 1 questionário por docente. Assim, de posse das informações coletadas observou-se que as professoras ainda apresentam muitas dificuldades em fazer usos dos estudos de variação linguística, pois ainda utilizam técnicas e métodos tradicionais e descontextualizados. Assim é de suma importância o professor desde sua formação apropriar-se dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de sua prática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Variação lexical em Abaetetuba-PA(2018-06-29) CARDOSO, Ellen Susy Macedo; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244No presente artigo, visa-se abordar a variação lexical na cidade de Abaetetuba, estado do Pará. Tem como orientação teórico-metodológica a Sociolinguística Variacionista e a Geografia Linguística, visto analisar tanto questões de natureza social quanto dialetal. A partir da aplicação do questionário Semântico-Lexical (QSL), elaborado e utilizado pelo projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), a 6 (seis) falantes do gênero masculino, de faixas etárias diferentes, nativos da localidade, residentes em 3 (três) bairros equidistantes na topografia do município, depreendeu-se a variação linguística presente na cidade com base em 5 (cinco) itens lexicais, para os quais elaboraram-se 5 (cinco) cartas lexicais. Observou-se que há uma relativa variação entre os termos, especialmente no que se refere às especificidades sociais dos informantes. Sendo assim, indivíduos mais jovens parecem apresentar um léxico mais diversificado em relação aos mais idosos. Além disso, a variação diatópica foi perceptível, guardadas as peculiaridades do falar abaetetubense, especialmente no que tange a termos relacionados à religiosidade.