Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por Orientador "DUARTE, Raimunda Dias"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brasileirismos na colocação de pronomes clíticos (1908): a língua nacional(2021-10-07) COSTA, Andréia Feio da; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Este trabalho tem como objetivo geral analisar o fenômeno da colocação de pronomes clíticos na obra Brasileirismos de colocação de pronomes – Resposta ao Sr. Candido de Figueiredo (1908), de Paulino de Brito, no contexto da língua nacional. Como objetivos específicos, busca-se: fazer um estudo sobre a vida de Paulino de Brito e sua importância para educação no Brasil/Pará; compreender os contextos histórico e linguístico de Brasileirismos; entender o fenômeno da colocação de pronomes clíticos sob os aspectos descritivos e prescritivos e analisar, sob os aspectos gramatical e linguístico, o fenômeno da colocação de pronomes clíticos na forma de falar brasileira na obra Brasileirismos. Como embasamento desta pesquisa, utilizam-se as concepções de Duarte (2018, 2021), Orlandi (2001, 2002), Said Ali (2008/1908), Bechara (2009) e Bagno (2009, 2012). Para o desenvolvimento do trabalho, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental. O fenômeno da colocação de pronomes clíticos no Brasil envolve uma discussão histórica. No Pará, Paulino de Brito levanta vários questionamentos sobre o tema no início do século XX. Essa discussão atravessou o século XXI como um tema muito polêmico a respeito das formas do falar brasileiro. As análises empreendidas nesta pesquisa atestam que a colocação de próclise em início de enunciado é recorrente no português do Brasil, tanto na sua forma oral, quanto na sua forma escrita. Portanto, é uma forma legítima do português brasileiro, o que daria ganho de causa para os argumentos de Paulino Brito, sendo justamente este modo de historicização a respeito dos clíticos no PB, inclusive, em sua abordagem nos estudos linguísticos contemporâneos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A caracterização de gramáticas paraenses no contexto de gramatização brasileira do português no Pará(2021-10-04) MELO, Rosane Barros de; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O presente trabalho é um estudo histórico e linguístico que tem como tema A caracterização de gramáticas paraenses no contexto de gramatização brasileira do português no Pará. No estudo, são analisados dois compêndios: a Primeira Grammatica da Infancia, de Vilhena Alves, e a Gramática Primária da Língua Portuguesa, de Paulino de Brito. As duas gramáticas foram produzidas no final do século XIX no estado do Pará. As obras foram aprovadas para uso das escolas primárias do Estado. O objetivo geral da investigação é compreender o processo de gramatização brasileira do português no Pará. Para alcançar esse objetivo, estabelecemos como objetivos específicos: entender o processo de gramatização no Brasil, entender a importância de autores de gramáticas primárias paraenses para a história da educação na Amazônia e analisar as principais características físicas e pedagógicas das duas gramáticas citadas. O método usado é a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Os principais teóricos que fundamentam a pesquisa são: Auroux (1992), Orlandi (2001), Fávero e Molina (2006), Fávero (2000), Colombat; Fournier; Puech (2017) e Moreira (1979). O estudo sobre o processo de gramatização do Português no Pará é profícuo em razão do grande volume de gramáticas produzidas no estado no final do século XIX e início do século XX. A análise das duas gramáticas revelou que tanto Vilhena Alves quanto Paulino de Brito trazem importantes contribuições para o processo de gramatização brasileira do Português no Pará, pois já apresentam marcas da corrente científica, sobretudo Paulino de Brito, que analisa criticamente fatos da língua à luz da gramática comparativa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Concepções sobre o uso do pronome oblíquo átono em início de enunciado na obra Esthesia Philologica (1909), de Augusto Meira(2022-02-16) MACHADO, Danielly Santos; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Os anos finais do século XIX e os iniciais do século XX concentram discussões muito polêmicas sobre o fenômeno da colocação pronominal. De um lado, gramáticos conservadores buscam legitimar certos usos do português europeu; de outro, intelectuais que legitimam a forma de falar brasileira como parte da construção da identidade nacional. Neste trabalho, discute-se essa temática com o objetivo geral de analisar as concepções sobre o uso do pronome oblíquo átono em início de enunciado na obra Esthesia philologica: variações pronominaes (1909), de Augusto Meira. Para alcançar esse objetivo, busca-se compreender o contexto histórico e linguístico do início do século XX, entender a visão de gramáticos brasileiros e portugueses sobre a colocação pronominal no início do século XX e analisar a visão de intelectuais sobre a próclise em início de enunciado na obra Esthesia philologica (1909). A pesquisa tem como referencial teórico-metodológico Orlandi (2001), Fávero e Molina (2006), Said Ali (2021 [1895], 2008 [1950]), Figueiredo (1909) e Brito (1908). Os dados mostraram que a obra analisada, mesmo tendo sido escrita no início do século passado, traz uma abordagem que busca legitimar a próclise em início de enunciado, variação pronominal que estava (e está) em uso no Brasil. O autor justifica esse uso por meio da ocorrência nos clássicos literários, nas línguas neolatinas e no latim. Considera esse uso superior ao uso em Portugal por julgar que está respaldado na língua latina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Concepções teóricas sobre mudança linguística(2022-12-22) FURTADO, Airton Nunes; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Descrição do livro de leitura ensino cívico (1898), de Juvenal Tavares(2022-11-24) CARDOSO JÚNIOR, Leonei Maciel; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O objetivo deste trabalho é descrever o livro de leitura Ensino cívico: noções e princípios gerais da educação cívica e direito pratico, de Juvenal Tavares, publicado em 1898, buscando relacioná-lo com fatos históricos na transição do Império à República. Sendo que será dividido a obra em etapas para melhor fazer a análise dos processos históricos que se passa ao longo da leitura do livro, e assim enfatizar a obra na sua valorização temática para com a leitura e tranformação da sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de escrita em um livro didático do ensino médio(2022-10-05) AIRES, Diana Costa; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O ensino da escrita recebe grande atenção nas aulas de português desde o Ensino Fundamental. No entanto, provas como o ENEM revelam que esse ensino ainda apresenta muitos problemas. Por essa razão, a presente pesquisa teve como finalidade investigar as práticas de ensino de escrita propostas por um livro didático de Língua Portuguesa oferecido nas instituições públicas de Ensino Médio. Para proceder a análise, tomou-se como norte o que nos apresenta Antunes (2003) sobre prática de escrita na escola. Segundo Antunes (ibid), um ensino de escrita que considere a visão interacionalista da linguagem deve ser organizado de forma que verse sobre uma escrita de textos: a) de autoria também dos alunos; b) socialmente relevantes; c) funcionalmente diversificada; d) que têm leitores; e) contextualmente adequada; f) metodologicamente ajustada; g) orientada para a coerência global; h) adequada também em sua forma de se apresentar. Neste estudo analisou-se apenas um capítulo destinado a produção de texto de um LD tendo em vista a grande similaridade que os capítulos têm entre si no que se refere a organização e estruturação. A observação atenta do capítulo tratado permitiu que se perceba certo cuidado com a escrita: em nenhum momento os autores a abordaram de forma mecânica, pelo contrário, apresentaram e discorreram sobre novos modelos e formas de produção. Percebeu-se também a preocupação para com a organização e apresentação do texto escrito, esta preocupação pode ser identificada por meio do número de capítulos dedicados a produção textual (11).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de gêneros do tipo descritivo: classificados e propagandas(2018) MADEIRA, Elizete Ferreira; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O presente trabalho tem como tema o ensino de gêneros do tipo descritivo: classificados e propagandas. O objetivo geral do trabalho é desenvolver, nos alunos, habilidades de leitura e escrita de gêneros do tipo descritivo. Para alcançar esse objetivo, busca-se compreender as funções sociais dos gêneros classificados e propagandas, conhecer as características formais dos classificados e propagandas, entender o valor discursivo do tipo textual descrição nos classificados e propagandas e saber produzir um texto descritivo com base nos gêneros estudados. O referencial teórico está baseado no interacionismo proposto por ANTUNES (2009), nas orientações dos PCN de língua portuguesa para o ensino médio (2006), na definição de Bakhtin (2000) sobre o gênero do discurso, nas concepções de tipos de textos de Marcuschi (s.d) e nas concepções de Dolz, Norrevaz e Schneuwly (2004) sobre sequência didática. Com isso, espera-se que o aluno desenvolva a habilidade de leitura e escrita dos gêneros classificados e propagandas, compreenda as funções sociais desses gêneros e desenvolva o conjunto de habilidades de criação e recriação exigidas na construção de classificados e propagandas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino do gênero textual crônica como estratégia de produção escrita(2018) SANCHES, Diego Soares; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Este artigo apresenta como temática “O Ensino do Gênero Textual Crônica como Estratégia para Produção Escrita”. Tem como objetivo geral desenvolver habilidades de produção escrita no aluno por meio do gênero crônica e objetivos específicos a): entender a função social do gênero crônica; b) conhecer a estrutura do gênero crônica; e c) estabelecer a relação entre a oralidade e a escrita por meio do gênero crônica. O referencial teóricometodológico está baseado na visão sócio-interacionista de Antunes (2003 e 2009), voltada para a produção escrita; no trabalho com sequência didática segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); nos gêneros do discurso na visão de Marcuschi (2008; 2007) e Bakhtin (1992) e no gênero crônica, embasado em Bender e Laurito (1993), Sabino (1965) e Adam (1990); sobre Tipologia Textual e os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (2000), que trazem propostas para o ensino de língua pautado no estudo dos gêneros. Espera-se, com este trabalho, que o aluno conheça a estrutura, as características e a função social do gênero crônica; entenda a importância da adequação da linguagem em diferentes contextos sociais e produza uma crônica de forma competente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual(2018) OLIVEIRA, Roseli de; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O presente artigo intitulado “O Gênero Conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual” teve como objetivo geral desenvolver, no aluno, habilidade de leitura e produção textual do gênero conto. Para alcançar esse objetivo, foi necessário compreender as características e a estrutura do gênero conto; desenvolver a compreensão e a interpretação do conto „O primeiro beijo‟, de Clarice Lispector, e desenvolver a produção escrita a partir do estudo do gênero conto. O trabalho tem como referencial teórico-metodológico Moisés (2000), os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Antunes (2003), Bakhtin (2003), Solé (1998) e Dolz, Schneuwly, Noverraz (2004). O trabalho foi desenvolvido por meio de uma sequência didática com18 aulas voltadas para a leitura e a produção do gênero conto.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O gênero conto como proposta de ensino para o 6º ano(2018-05-29) SILVA, Loana Farias da; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O artigo pretende discutir uma proposta de ensino de língua portuguesa, desenvolvida para a educação básica do município de Tomé-Açu, nordeste paraense, em uma turma de 6º ano, por meio do procedimento Sequência Didática, dos autores Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A proposta surgiu a partir da observação de duas aulas de língua portuguesa, turma 6º ano, em uma escola particular do município, durante a disciplina Estágio I do curso Letras-português, ministrada no ano de 2017. Após a observação e elaboração, o trabalho foi aplicado em sua versão inicial na disciplina Estágio II, com resultados significativos, e ampliado para uma versão final sem aplicação, neste artigo. O objetivo geral do trabalho é desenvolver, no aluno, habilidades de leitura e escrita do gênero conto. Para alcançar tal objetivo, pretende-se levar o aluno a compreender a estrutura e as características do conto, entender os elementos da narrativa e desenvolver habilidades de compreensão e produção do gênero. Para discutir sobre gênero do discurso utilizo a concepção Bakhtiniana (1997). Utilizo os estudos de Móises (2000) no que concerne ao gênero conto. A consideração acerca da tipologia textual narração baseia-se nos estudos de Vieira (2009) e o procedimento Sequência Didática, fundamenta-se em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para tanto, espera-se que a proposta final da sequência didática o gênero conto como proposta de ensino para o 6º ano venha contribuir para a compreensão e produção escrita do gênero conto, nas aulas de português em geral. Que os alunos compreendam as principais características do gênero; desenvolvam uma escrita consciente e reflexiva sobre o que produzem; percebam a importância dos elementos constituintes do conto; percebam a importância da narração no texto e aprendam a utilizar os elementos adequadamente em busca de um estilo próprio.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O gênero conto como proposta para a produção escrita: uma sugestão de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental(2018-05-29) OLIVEIRA, Carmina Lemos de; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859No presente artigo, busca-se propor uma intervenção pedagógica em turma do 9º ano. O objetivo geral do trabalho é desenvolver, no aluno, a produção escrita e a análise linguística por meio do gênero conto. Para alcançar esse objetivo, pretende-se compreender as características estruturais, linguísticas e discursivas do gênero conto; explorar a compreensão e a interpretação do conto ‘A missa do galo’, de Machado de Assis; analisar o uso dos pronomes pessoais no gênero estudado e desenvolver uma produção escrita a partir do estudo do gênero conto. O trabalho tem como base teórica os trabalhos desenvolvidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011); acerca da sequência didática; o gênero, na perspectiva de Bakhtin (1997); o gênero conto, a partir de Moisés (2006); as orientações gerais dos PCN (1998) sobre o ensino de língua portuguesa; as orientações sobre produção escrita e análise linguística de Antunes (2009 e 2014). O trabalho será desenvolvido por meio de uma sequência didática distribuída em vinte e duas aulas. Após a execução do projeto de intervenção, espera-se que o aluno saiba usar, em situações reais de comunicação, o conhecimento construído acerca do uso dos pronomes; reconhecer o gênero conto nas diversas práticas discursivas e produzir um conto de acordo com a estrutura composicional do gênero.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto(2023-08-03) SANCHES, Murilo Henrique da Cruz; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Este trabalho apresenta como tema O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto. O estudo tem como objetivo geral analisar o gênero conto como estratégia de aprendizagem no desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de texto e objetivos específicos: Identificar as características do gênero conto; compreender a importância do gênero conto para os processos de leitura e produção textual; desenvolver uma proposta de intervenção didática para o desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de texto, com alunos do 9º. ano por meio do gênero conto. O referencial teórico-metodológico está baseado na visão de sequência didática segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Zabala (1998); nos gêneros do discurso na visão de Bakhtin (1997) e Antunes (2002); no gênero conto embasado em Costa (2014) e Gotlib (1990); nos trabalhos sobre tipologias textuais de Marcuschi (2008) e em orientações da Base Nacional Comum Curricular BNCC (2018), que traz propostas para o ensino de língua pautado no estudo dos gêneros. Posteriormente, após a aplicação da SD, a segunda parte do trabalho, será comprovado que o aluno alcançou o conhecimento da estrutura, características e função social do gênero conto; compreendeu a relevância desse gênero como estímulo à leitura e escrita; e foi capaz de produzir um conto de forma competente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O gênero livro de leitura: uma análise física da obra “O livro da família” (1879 a 1933)(2019-02-04) LOBATO, Jaciane Barbosa; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Este trabalho tem como objetivo analisar o gênero livro de leitura “O Livro da Família” como objeto físico. Para alcançar esse objetivo, pretende-se compreender o livro de leitura do ponto de vista do conteúdo temático, da construção composicional e do estilo e analisar as marcas que autor e editor deixam na obra para impor uma leitura centrada nas ideologias da igreja católica. “O Livro da Família” foi produzido em 1879 e publicado somente em 1930 em comemoração ao centenário do seu autor. O período de delimitação do estudo compreende o início da segunda metade do século XIX até 1889, ano de proclamação da república. A orientação teórico-metodológico do trabalho está ancorada nos pressupostos de Bakhtin (2010) e Chartier (1990). A análise do Livro da Família como objeto físico toma a obra como pertencente ao gênero textual livro de leitura. Do ponto de vista do estilo, a obra é escrita de acordo com a modalidade padrão da língua portuguesa. O conteúdo temático envolve orientação sobre os deveres domésticos segundo as normas do cristianismo. Na construção composicional, a obra é idealizada para um público específico, a saber os Diocesanos e a família brasileira. Ao longo da obra, é possível encontrar as marcas que autor e editor deixam, que envolve ideologias impostas ao leitor sobre o dever de praticar os princípios da fé e da religião para que seja formado no leitor o verdadeiro sentimento religioso nos moldes da religião católica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O gênero textual entrevista na temática profissões(2018-03-08) NASCIMENTO, Rayene Maria do; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Este trabalho é resultado de um projeto de ensino produzido e executado nas atividades das disciplinas Estágio Supervisionado I e II, ministradas no Polo de Tomé-Açu, Campus de Abaetetuba. O objetivo geral é desenvolver habilidades de compreensão e interpretação do gênero entrevista com a temática profissões. Para alcançar esse objetivo, pretende-se promover o conhecimento de tipos e das características das entrevistas, proporcionar a interpretação textual por meio do entendimento das funções sócio-discursivas e de estilo da entrevista, possibilitar a compreensão dos fenômenos de transcrição e dos processos de retextualização do texto por meio de escuta e de escrita, desenvolver a habilidade crítica do aluno por meio da temática profissões e ampliar o conhecimento sobre profissões através do gênero entrevista das seguintes profissões: cabeleireiro, comerciante, fotógrafo, gari, médico, motorista, prefeito, professor de português, radialista e servente escolar. A investigação está baseada nas recomendações dos PCNs (1998) e nas implicações pedagógicas de Antunes (2003, 2006). Explica-se sobre gênero textual de acordo com as concepções de Bakhtin (1997) e explana-se sobre entrevistas conforme Gil (2008) e Lage (2017). A transformação do texto oral/escrito e escrito/oral fundamenta-se em Marcuschi (2010) e o procedimento de ensino sobre o gênero, em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Espera-se que os alunos compreendam as principais características da entrevista (conteúdo, estrutura e estilo); desenvolvam habilidades de compreensão e produção de entrevistas orais e escritas; identifiquem marcações textuais pertencentes à modalidade oral; reconheçam diferenças e semelhanças entre a fala e a escrita quanto ao aspecto discursivo; entendam os processos comuns que envolvem a retextualização na passagem oral/escrito e escrito/oral; conheçam diferentes profissões e reflitam criticamente sobre a importância destas para a sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O gênero textual propaganda publicitária como ferramenta didática de ensino de leitura(2018) SILVA, Cleonilde Santana da; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Busca-se, nesse trabalho, desenvolver a competência leitora e crítica do aluno através do gênero propaganda publicitária. Para isso, pretende-se conhecer as características do gênero propaganda publicitária e desenvolver atividades de análise linguística e imagética. O trabalho é desenvolvido à luz da leitura interacionista de Antunes (2003) e das orientações dos PCN´s. A sequência didática é desenvolvida segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para tratar do gênero do discurso, nos fundamentamos nos trabalhos de Bakhtin (1997) e para tratar do discurso publicitário, evocamos os trabalhos de Orlandi (2005) e Sandmann (2017). O que se espera, ao final desse projeto, é que o aluno esteja apto para fazer leituras críticas e seja capaz de ir além da decodificação de textos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Gramática do designer visual em propagandas publicitárias(2013-08-19) SIQUEIRA, Márcia Denise dos Santos; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Neste artigo teremos como foco principal a análise de textos publicitários multimodais. O objetivo é mostrar que, nas propagandas, as escolhas das cores, formatos de letras, texturas, sons, incluindo todos os modos semióticos, são dotados de significação e que os elementos composicionais das imagens não são escolhidos de forma aleatória. Para analisar as propagandas, retiradas da revista Marie Claire das edições de dezembro de 2012 e de janeiro de 2013, foram aplicadas as categorias da Gramática do Designer Visual, de Kress e van Leeuwen. Os resultados mostram que assim como os interlocutores precisam de uma Gramática específica para conseguir ler e escrever textos verbais, a mesma coisa acontece com os textos multimodais: é preciso eleger algumas regras e normas para produzir e decodificar textos dessa natureza.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A história de gramáticas infantis na Amazônia paraense (1850-1920): a gramática ‘Exercícios de Portuguez’ de Vilhena Alves(2018-12-19) MENEZES, Michaelly Almeida de; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O presente trabalho é um estudo de caráter histórico que tem como objetivo catalogar gramáticas infantis produzidas no Pará no período de 1850 a 1920. Com isso, busca-se discutir sobre a educação no Brasil e no Pará no período de 1850 a 1920; compreender a história do livro e da gramatização no Brasil; investigar sobre a produção de gramáticas na Amazônia Paraense (1850 a 1920); discutir a respeito da vida e obra de Vilhena Alves e, por fim, analisar a obra Exercicios de Portuguez, de Francisco Ferreira de Vilhena Alves, como objeto físico. A obra foi publicada em 1900. Como embasamento dessa pesquisa, utilizam-se as concepções de Auroux (1992), Bittencourt (2004), Braga (1913), Choppin (2004),Orlandi (2001) e Travaglia (1996).Na Amazônia, as pesquisas sobre a história de gramáticas infantis ainda são bem iniciais. Os indícios apontam para alguns artigos e para um livro publicado recentemente sobre história de livros escolares de leitura o qual apresenta alguns dados sobre história da gramática. Devido a esses fatores, percebe-se o quanto é relevante esse tipo de investigação para a constituição da história do livro didático na Amazônia. O estudo está voltado para uma pesquisa que visa colaborar para a constituição da história do livro didático na Amazônia. Como resultado de pesquisa, foram catalogadas 28 gramáticas paraenses que contribuíram para a educação do estado e foi feita a análise física na obra “Exercicios de Portuguez”.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A história de livros de leitura na Amazônia paraense (1820-1920): discursos sobre civilidade e linguagem(2018-12-19) RODRIGUES, Gleice Helem Ferreira; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O presente trabalho tem como tema “A história de livros de leitura na Amazônia paraense (1820- 1920): discursos sobre civilidade e linguagem”. O objeto deste estudo são livros escolares de leitura produzidos no Pará no período de 1820 a 1920, com foco no livro de leitura ‘Compendio de civilidade christã’, de Dom Macedo Costa. O objetivo geral desse trabalho é compreender a história dos livros de leitura na Amazônia paraense do período de 1820 a 1920. Para isso, busca-se compreender o contexto socio-histórico e cultural de produção de livros de leitura na Amazônia paraense no período estudado, documentar as obras produzidas na Amazônia paraense no período estudado, fazer um levantamento de autores de livros de leitura do período de 1820 a 1920, compreender a importância de autores de livros de leitura para a educação na Amazônia e fazer uma análise polifônica do Compendio de civilidade christã para verificar como a ideia de civilidade no século XIX está relacionada ao uso da língua portuguesa. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental na fase de investigação e catalogação das obras, e a análise polifônica com base em Bakhtin (1997) na análise do Compendio de civilidade christã. Ao todo, foram documentados 30 autores de livros de leitura e 156 obras produzidas na Amazônia paraense no período de 1820 a 1920, dentre os autores estão Francisco de Vilhena Alves, autor de Selecta litteraria e Miscellanea Litteraria; Joaquim Pedro Corrêa de Freitas, autor de Ensino de leitura e Paleographo ou arte de aprender a ler a letra manuscripta e José Eustáchio de Azevedo, autor de Anthologia Amazonica e Musa eclectica. Nesse período, a produção dos livros de leitura era influenciada pelo contexto sociopolítico e cultural do Brasil e da Europa. Na análise polifônica do livro de leitura ‘Compendio de civilidade christã’ verificou-se que há um cruzamento de vozes entre Dom Macedo Costa e outros autores da época e da contemporaneidade em relação ao uso da língua portuguesa, confirmando que os discursos constituem resposta a outros discursos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A história do livro escolar no Pará: a Grammatica Portugueza de Julio Cezar Ribeiro de Souza e o processo de gramatização do português no Brasil(2024-11-04) GOMES, Gabriela de Nazaré Rodrigues.; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O campo de estudo sobre a história do livro no Brasil tem ganhado bastante destaque na Amazônia nos últimos anos. O Grupo de Estudos em História do Livro Didático da Amazônia (GEHLDA), que desenvolve seus estudos na área desde 2016, tem se concentrado na história de livros escolares de leitura e gramáticas primárias produzidas no Pará durante o período que abrange a segunda metade do século XIX e o início do século XX. Esta pesquisa, vinculada ao GEHLDA, tem por objetivo geral compreender a importância da Grammatica Portugueza, de Julio Cezar Ribeiro de Souza no processo de gramatização do português no Brasil. Para alcançar esse objetivo, busca-se descrever a Grammatica Portugueza sob o aspecto linguístico e analisar fenômenos linguísticos da Grammatica que apresentam marcas do processo de gramatização do português no Brasil. A pesquisa se fundamenta principalmente nos estudos realizados no campo da História das ideias linguísticas, conforme postulado por Auroux (2014) e Colombat; Fournier; Puech (2017), além da abordagem sobre a história do livro escolar no Pará, com base em Duarte (2018). Os resultados mostram que a Grammmatica Portugueza do intelectual paraense Julio Cezar Ribeiro de Souza, publicada em 1872, atendeu às leis prescritas pela província do Pará que exigiam que as gramáticas primárias deveriam estar de acordo com a tradição gramatical portuguesa pautada na concepção filosófica da língua. No entanto, o gramático paraense não se rendeu completamente às exigências lusitanas e apresenta, em notas de rodapé, sua análise crítica sobre a língua portuguesa, contribuindo para o processo de gramatização do português no Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A legitimidade do modo de falar brasileiro na obra “Collocação dos pronomes” de Paulino de Brito (1907)(2017-04-04) BRAGA, Rosenita Fernandes; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O presente trabalho está assentado no tema: A legitimidade do modo de falar brasileiro na obra “Collocação dos Pronomes” de Paulino de Brito (1907), cujo objetivo geral é analisar os discursos que deram legitimidade ao modo de falar brasileiro na obra “Collocação dos Pronomes”, de Paulino de Brito, publicada em 1907. Para atingir esse objetivo pretende-se: compreender as duas principais ideologias educacionais do final do século XIX e início do século XX no Brasil, entender a importância de Paulino de Brito para a educação no Pará, analisar as vozes sociais que legitimaram o modo de falar brasileiro nos discursos de Paulino de Brito na obra “Collocação dos Pronomes” e analisar as vozes sociais que legitimam o modo de falar brasileiro na contemporaneidade. O objeto de estudo da presente pesquisa é a obra Paraense “Collocação dos Pronomes”, de Paulino de Brito, que foi publicada no início do século XX, no Pará. O livro é constituído de vários artigos que fazem parte das respostas dadas por Paulino de Brito ao gramático português Cândido de Figueiredo, devido às críticas feitas pelo intelectual português ao modo de falar brasileiro. A partir dessas questões, pretende-se, à luz da Análise Dialógica do Discurso (ADD), preconizada pelo Círculo de Bakhtin, analisar os enunciados escritos na obra que tratam da variação linguística como forma legítima da Língua Portuguesa. Os dados mostraram que as vozes sociais que atravessam os discursos de Paulino de Brito defendem a variação linguística legitimamente nacional, de acordo com seu contexto sócio-histórico. As discussões na contemporaneidade sobre o modo de falar brasileiro e suas variações são atravessadas pelas vozes de Paulino de Brito, defendidas no início do século XX.