Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por Orientador "CRUZ, Benilton Lobato"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da gramática através da leitura: uma experiência com Monteiro Lobato(2013) SILVA, Elzenira Benedita Macêdo da; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este estudo objetivou verificar a possibilidade de se desenvolver um processo de ensi-no-aprendizagem utilizando a obra ―Emília no País da Gramática‖ de Monteiro Lobato atra-vés de um estudo aplicado tendo como sujeitos da pesquisa alunos do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Basílio de Carvalho, localizada no município de Aba-etetuba. Partiu-se primeiramente de uma análise bibliográfica sobre o autor e sua obra. To-mou-se como pressupostos teóricos para análise dos elementos gramaticais a Nova Gramática do Português Contemporâneo de Cunha e Cintra (2008). Utilizou-se, também, como ponto de apoio, as indicações de Coutinho (1978) sobre os aspectos literários da obra. Na análise da composição Lobatiana, foram estudados quatro capítulos: ―Gente Importante e gente pobre‖; ―Em Pleno mar dos Substantivos‖; ―Entre os Adjetivos‖ e ―Artigos e Numerais‖ duranteinter-venção com os alunos, sendo que durante a leitura aplicou-se atividades de verificação de aprendizagem. Os resultados obtidos apontaram para a afirmação de que a obra em questão é uma prática inovadora de se ensinar e aprender o funcionamento da Língua Portuguesa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estudo da ironia no conto missa do galo, de Machado de Assis(2022-01-25) RODRIGUES, Paulo Ronaldo Nogueira; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este trabalho busca analisar a ironia no conto Missa do Galo, de Machado Assis. Para tanto, a pesquisa se materializou-se de cunho bibliográfico com a leitura do conto “Missa do Galo”, de Machado de Assis e, posteriormente, com a leitura de obras de autores da Literatura como Moisés (1960), Guimarães (1988), Oliveira (2011), França (2008), Spalding (2008), Perrot (2008), Gotlib (1990), Marins (2004), Santos (2010), Machado (2014), Dante (2013), que abordam o conto e a figura de linguagem ironia dentro do tema. Ressalta-se que a ironia machadiana está presente em vários contos do autor, mas para fins de delimitação de pesquisa, optamos por trabalhar com o conto Missa do galo devido às características da fina ironia e o poder da figura de atingir o pensamento do leitor dando a trama um toque de plurissignificação e múltiplas hipóteses para análise. Nessa conjuntura, a ironia traçou o sentido de escamotear um jogo sensual entre as personagens e ao mesmo tempo suavizar toda a situação e os contextos do conto em seu campo psicológico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da leitura e a escrita para o 3° ano no ensino fundamental menor(2014) OLIVEIRA, Lília Soraia Amaral; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037O referido trabalho de pesquisa tem como tema: A importância da leitura e da escrita para o 3º ano do ensino fundamental menor ocorrida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Marcos Martins Magno, buscando responder a problemática de como acontece a inserção da leitura e da escrita na prática dos professores desta modalidade de ensino que atuam nesta escola, verificando a concepção que permeia as práticas dos atores envolvidos no processo ensino aprendizagem e discutindo sua práxis na formação de leitores. Percebeu-se ao longo da pesquisa que alguns fatores contribuíram para que o processo ensino aprendizagem não se fizesse real na aprendizagem dos alunos, dentre estes: a falta de interesse dos educandos e a falha no processo de alfabetização. Acreditamos que os resultados esperados foram alcançados, pois ficou entendido que ainda existem muitas dificuldades que envolvem o processo de leitura e escrita na vivência dos alunos, dificultando assim, seu aprendizado e de certa forma inibindo suas ações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da literatura infanto juvenil no ensino fundamental menor(2014) BASTOS, Terezinha; FÁTIMA, Socorro de; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037A leitura é um elemento fundamental para que o sujeito construa seu conhecimento, dando ênfase a sua curiosidade, fornecendo-lhes novas experiências para seu amadurecimento psicológico. Para que se possa formar criança leitora é necessário que ela tenha uma experiência significativa com a leitura que não deve ocorrer por obrigação, mas que seja apresentada de forma prazerosa, despertando-se o interesse e o prazer no sujeito que lê, fazendo-se com que este dialogue com o texto. No ensino fundamental não podemos perder o foco de tornar as crianças leitoras, pois a leitura deve estar inserida na vida da criança desde a sua infância através da família e ser continuada na escola. Assim, a escola torna-se uma das principais instituições a promover esse encontro entre a criança e a leitura, a literatura e a obra de Monteiro Lobato. Formar leitor deve ser uma das principais prerrogativas das escolas de ensino fundamental, portanto nessa pesquisa investigamos como se dá essa formação em relação às obras de Monteiro Lobato. Trata-se de uma pesquisa com base teórica e pratica, buscando-se autores que fundamentem a discussão teórica com base na leitura e formação de leitores na escola e na vida, principalmente em relação às obras de Lobato destinadas às crianças. A literatura trabalha sobre a língua escrita, esta fica dependendo da capacidade de leitura dos alunos, supondo-se que estes tenham passado pela instituição escolar. Desse modo, começa a ligação entre literatura e escola, a literatura sendo o ponto de ligação entre a criança e a sociedade e a escola, que vai promover e estimular condições de realizar a circulação da literatura, com a valorização da instrução e da escola, ficando evidente a importância do hábito de ler para a formação do cidadão. Com isso os intelectuais, jornalistas e professores começam a produzir livros para o fortalecimento de um Brasil moderno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A intertextualidade na história em quadrinho “A turma do açaí”(2021-10-15) DIAS, Jéssica Costa; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este trabalho apresenta uma análise da intertextualidade nas histórias em quadrinhos "A Turma do Açaí". Tem como objetivo discutir sobre o fenômeno da intertextualidade na história em quadrinhos “A turma do açaí”. Desse modo, a pesquisa está pautada nos teóricos Kristeva (2005), Koch, Bentes e Cavalcante (2012), Marcuschi (2002) e Eisner (2005). Nesse sentido, o trabalho tem como base a pesquisa descritiva, tendo as histórias em quadrinhos da “Turma do Açaí”, retiradas da rede social Facebook, como corpus da pesquisa. Os resultados revelam que as tirinhas de “A Turma do Açaí” possuem a presença de características dos tipos de intertextualidade do sentido restrito como a forma temática, estilística, explicita e implícita, quanto do sentido amplo como a forma intergenérica e tipológica. Dessa maneira, pode-se concluir que as histórias em quadrinhos da “Turma do Açaí” apresentam relação com outros textos e que a percepção dessas relações intertextuais, dependem do conhecimento prévio que o leitor possui de outros textos e de outras formas culturais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ironia machadiana: uma análise do conto “A igreja do diabo”(2022-01-25) RIBEIRO, Renata Silva; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037O presente trabalho trata a respeito da ironia machadiana, por meio de uma breve análise do conto “A igreja do Diabo”, que foi publicado em 1884, no livro de contos intitulado “Histórias sem data”. Objetiva-se discutir o uso da ironia no conto machadiano “A Igreja do Diabo”. Os autores que serviram de referencial teórico Montello (1972, Veríssimo (1981) e Coutinho (1959 e 1969), entre outros. O presente trabalho segue as diretrizes de uma pesquisa bibliográfica. Para tanto, o corpus utilizado foi o conto machadiano “A Igreja do Diabo”. O conto de Machado de Assis será analisado visando encontrar em que partes do texto o escritor utiliza do recurso de ironia. Os resultados revelam que o conto machadiano é coberto de ironia, característica muito marcante na escrita de Machado. Conclui-se que o escritor possui uma brilhante visão contemporânea e sua literatura impressionista sobre essa “guerra” de Deus e o Diabo, do bem e o mal, a ironia da inversão de valores, a eterna contradição humana. Assim, constatar a ironia extremamente refinada em sua obra, revelam a capacidade incrível de um escritor, de um estilo elegantíssimo que revela uma aguda percepção da natureza humana e da vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A leitura de conto de Jorge Machado na formação de leitores no contexto de sala de aula(2013-10-05) FERREIRA, Lucileia Lobato; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este trabalho trata da importância da leitura do conto na formação de cada indivíduo, literatura esta que por ser conto não se destina a um único público. Priorizo neste trabalho a literatura de conto Abaetetubense do escritor Jorge Machado que não tem recebido a importância merecida pelo povo Abaetetubense. Leitura de conto de Jorge Machado― neste trabalho de conclusão de curso nos faz assim “valorizar” nossa cultura que tem sido deixada de lado por nosso povo. A questão do trabalho com a leitura tem gerado discursões no campo da educação diversas, propostas buscam adequar o trabalho escolar a melhores formas de ensinar e aprender, os contos como recurso deste escritor como estratégia de leitura aprimora a forma do professor ministrar aulas, provocando uma interação crescente entre o aluno e os contos. O presente trabalho está fundamentado na questão do conto do Jorge Machado como estratégia de leitura para incentivar os alunos a terem o habito a leitura, o verdadeiro papel do professor como mediador do conhecimento no processo ensino aprendizagem é apresentar uma metodologia capaz de despertar o interesse do aluno por uma literatura prazerosa e de fácil entendimento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Literatura e identidade cultural: uma perspectiva inglesiana no conto a feiticeira(2021-10-05) DIAS, Vanessa Maia; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Uma vez que a arte literária pode ser vista como a expressão da sociedade através da linguagem, o presente trabalho alcunhado como “Literatura e identidade cultural: uma perspectiva inglesiana no conto a feiticeira” objetiva abordar a Amazônia e seus traços culturais ostentados no conto A feiticeira. Os métodos adotados foram de natureza bibliográfica, bem como as leituras de livros, artigos, revistas, e a produção de fichamentos e resumos. Para tal, partimos da coletânea Contos amazônicos, do autor Inglês de Sousa. A fundamentação teórica foi primordial para chegarmos aos resultados, e desvendar a Amazônia misteriosa dos mitos, do caboclo e da mulher amazônica. O embasamento teórico da pesquisa se dá por meio de Antonio Candido (1968-2006), Araripe Júnior (1963), Massaud Moisés (2006), Paes Loureiro (1995), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Literatura infantil: alfabetização e letramento(2014) AMORIM, Vera Lúcia da Silva; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema Literatura Infantil: Alfabetização e Letramento e foi realizado na Escola de Ensino Fundamental “São Francisco Xavier”, busca responder ao problema de como a Literatura Infantil pode contribuir no Processo de Leitura dos alunos das turmas dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental desta instituição de ensino, verificando de que maneira os professores trabalham o processo ensino aprendizagem da escrita e leitura, tendo como teóricos Magda Soares, Isabel Solé, Juracy Assmann Saraiva, entre outros. Percebemos ao longo da pesquisa que os professores têm conhecimento da importância da prática literária nas aulas. Acreditamos que os resultados esperados foram alcançados, pois ficou entendido que a literatura deve estar presente desde cedo na vivência dos alunos, facilitando assim, a prática da leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A literatura infantojuvenil como instrumento de incentivo à leitura(2019-12-06) CRUZ, Taísa de Maria Santos da; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este trabalho pretende mostrar, como a literatura pode ser um instrumento de elo desde base na formação de um leitor, com início na educação infantil sendo a partir daí, de forma contínua por toda fase adulta. O que se pode despertar na infância a habilidade para desenvolver um grande leitor, com atribuições de teóricos que reforçam a ideia, que elencam vários fatores para construção do leitor pertinente no interesse em buscar mais, pois o interesse na leitura, leva a benefícios que vem a contribuir para o leitor ter uma visão de mundo mais ampla, além de somente decodificar as palavras mais também poder reconhecer a mensagem que lhes é deixada naquela leitura. Por meio da ação é despertado, muitos sentimentos, que podem serem desenvolvido aos poucos em cada fase da vida, começando pela contação de historinhas infantis, começando pela família, dando continuidade na escola/família. A análise de como a literatura infantojuvenil, pode ser vista nos dias atuais, como ela e inserida pelos professores, a prática para incentivar cada aluno, na forma de diferenciar o trabalho de textos literários e não literários, qual a importância de socializar em sala as obras que vem do MEC, como apoio de incentivo a leitura ao aluno, a importância do contato com livro físico para visualização, folheação e interação. As práticas continua dos professores para o empenho e desempenho dos alunos no Colégio São Francisco Xavier para o gosto das obras literárias, os projetos que apoiam a leitura desde base para bons resultados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O mito do boto: uma viagem pelos encantos desta narrativa oral(2019-11-06) DIAS, Dheniff Quaresma; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este estudo discute como as narrativas orais, em foco a do mito do Boto, da cidade de Abaetetuba, influenciam no comportamento de seus munícipes com o objetivo de investigar quais os recursos e argumentos são usados pelos narradores para fortalecer a veracidade dessa narrativa que por intermédio da literatura oral está sendo disseminada por dezenas de gerações até os dias de hoje. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa que descreve por meio de entrevistas semiestruturadas as experiências vividas pelos informantes após a coleta dos dados durante a pesquisa exploratória. Para obter os devidos resultados, este estudo apresenta primeiramente noções e conceitos citados por seus respectivos teóricos sobre o que é mito, o que é cultura, o que é literatura oral e, ainda, sobre o mito do Boto. Inclui-se, para os devidos resultados, alguns relatos, correlacionando-o com a literatura fantástica e expondo os fatos libidinosos que se escondem por trás do mito. Na sequência, juntamente com as considerações finais, estão os resultados alcançados no decorrer da investigação ressaltando a importância desta pesquisa para a área de Letras e principalmente para os Estudos Literários no que concerne às narrativas orais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A narrativa de Cobra Norato de Raul Bopp: uma contribuição do baixo tocantins para o mundo(2021-10-08) QUARESMA, Josiane Maués; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037O objetivo deste estudo é analisar a narrativa da Cobra Norato de Raul Bopp, no imaginário amazônico, destacando o impacto e as contribuições da obra na valorização da cultura e do linguajar popular reginal do Baixo Tocantins. A literatura é uma fonte indiscutível de difusão do conhecimento, e desempenha um papel disseminador de saberes e valores determinados pela cultura social ao longo de sua história social. Cobra Norato, foi o maior poema de Raul Bopp, foi idealizado em 1921, escrito em 1928 e publicado em 1931. É um poema narrativo composto por 33 cantos e ilustra o ciclo do herói moderno. Nele Raul Bopp se valeu de um farto material do folclore Brasileiro, em especial a cultura amazônica cujo objetivo era falar de um Brasil primitivo e mítico. Neste sentindo, apontou-se na pesquisa que as narrativas do imaginário da Região do Baixo Tocantins estão representadas na obra de Raul Bopp, auxiliando na compreensão e herança cultural da região, além de influenciar de maneira significativa no movimento modernista. Contribuindo também para a história da literatura brasileira e consequentemente do mundo, pode-se então constatar que a Literatura da Amazônia enriquece o conhecimento e as obras literárias brasileiras. Raul Bopp durante sua viagem pela região, teve contato com as cenas, crenças e costumes, influenciando na construção de sua filosofia modernista brasileira e no movimento antropofágico, através de seus poemas foi levada a cultura da Região do Baixo Tocantins para o mundo. Desse modo, o trabalho está pautado nos teóricos como, Corrêa, (2020), Bopp, (2008), Oliveira, (2010), Peixoto, (2004), Averbuck, (1985), entre outros que colaboram de maneira significativa para o desenvolvimento este trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Romantismo: o sentido da vida na personagem Simão Botelho em amor de perdição, de Camilo Castelo Branco(2021-10-05) COSTA, Mailson Albuquerque da; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este trabalho objetiva demonstrar o sentido da vida da personagem Simão Botelho em Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco com base na Logoterapia estreitando-a com a Literatura. Para tanto, a pesquisa é de natureza bibliográfica e conta com a fundamentação teórica, inicialmente, centrada na Literatura com autores como Moisés (2006), Vechi (1994), e, posteriormente, a pesquisa aborda a Logoterapia com o auxílio do autor fundador da teoria psicoterápica Frankl (2005). Nessa conjuntura, o sentido de vida da personagem se situa em dois planos, sendo que o primeiro se materializa no Simão revolucionário que encontra o sentido de vida na doutrina jacobina e nas convicções de figuras como Mirabeau, Danton, Robespierre e o segundo sentido de vida do jovem se materializa no plano do amor por uma menina de quinze anos denominada Tereza de Albuquerque.