Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por Orientador "CORRÊA, Júlia Antônia Maués"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cor da pele e o conto Negrinha: uma análise do preconceito social na literatura pré-modernista de Monteiro Lobato(2014-04-28) LOPES, Sara da Silva; COSTA, Ana Cristina Lima da; CORRÊA, Júlia Antônia Maués; http://lattes.cnpq.br/9572837564719643O referido trabalho de pesquisa tem como tema: A cor da pele e o conto negrinha: uma análise do preconceito social na literatura pré-modernista de Monteiro Lobato. O estudo tenta responder aos questionamentos propostos sobre o tratamento social recebido pela personagem Negrinha no contexto narrativo de Monteiro Lobato sobre a interpretação da forma de tratamento diferenciada entre a personagem negra e as sobrinhas da patroa branca na narrativa em questão. Destaca o fato de a personagem ser negra e maltratada e a configuração do preconceito racial da sociedade e as razões pelas quais o negro é tratado como um ser inferior na narrativa. Os objetivos gerais elencados no presente estudo se enfocam na reflexão ampla visando à compreensão dos aspectos do preconceito social na literatura pré-modernista da obra de Monteiro Lobato na personagem Negrinha. Como procedimento metodológico utilizou-se pesquisa bibliográfica, levantamento de dados, a fim de coletar as informações concernentes a este estudo. Por meio dessa pesquisa, buscou-se suporte teórico em autores como em Kabegele Munanga (2012) que explora a temática: preconceito social que é retratado na obra Negrinha de Monteiro Lobato. A partir da análise da obra, apresentar uma proposta de aplicação pedagógica do estudo por meio de uma sequência didática, tendo como público alvo alunos do 9º ano/09, que servirá de suporte metodológico para os docentes da disciplina Língua Portuguesa. Os resultados alcançados se constituem em comprovar a existência do preconceito face à personagem Negrinha.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ética na visão literária de Machado de Assis – Contos “A cartomante” e “A carteira”(2014-04-28) SANTANA, Marcilene da Silva; CORRÊA, Júlia Antônia Maués; http://lattes.cnpq.br/9572837564719643O referido trabalho de pesquisa tem como tema: A ética na visão literária de Machado de Assis – contos “A Carteira” e “A Cartomante” abordando um estudo de caso através dos métodos observacional e monográfico, buscando responder a seguinte problemática: Como abordar o tema ética empregando a literatura como aliada nos contos “A Cartomante” e “A Carteira” de Machado de Assis? De que maneira podemos despertar o gosto pela leitura nos alunos utilizando os contos “A Cartomante” e “A Carteira” de Machado de Assis? Para tanto, utilizamos teóricos como Alfredo Bosi (2012), Antônio Cândido (1993), Massaud Moysés (2007), Roberto Schwarz (2012a, 2012b), Álvaro Valls (1994), entre outros. Observou-se durante a pesquisa, que alguns fatores interferem no processo aprendizagem da disciplina Língua Portuguesa dos alunos do 8º ano/09 da Escola Particular de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Centro Educacional Sementinha do Saber”, entre eles, a ausência de uma metodologia que desperte o interesse dos discentes e a falta de dinâmica e de um planejamento que envolva a interdisciplinaridade com os temas transversais, em especial a ética.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os letramentos nas classes multisseriadas: uma proposta colaborativa na comunidade ribeirinha de Aicaraú(2014) CONCEIÇÃO, Alda Nair Machado da; SILVA, Wanda Melo da; CORRÊA, Júlia Antônia Maués; http://lattes.cnpq.br/9572837564719643O referido trabalho de pesquisa tem como tema: os letramentos nas classes multisseriadas: uma proposta colaborativa na comunidade ribeirinha de Aicaraú. A pesquisa foi realizada em uma turma multisseriada da Escola Municipal do Aicaraú e buscou responder ao problema levantado por nós de descrever e problematizar a prática educativa da referida escola. No decorrer da pesquisa detectou-se que não há evasão escolar, fato descrito pela professora, porém na época da coleta do açaí, os discentes costumam ausentar-se da escola para ajudarem a família no cultivo e coleta da fruta, e que este fato interfere na aprendizagem dos mesmos, aumentando o número de reprovações na unidade de ensino. Acreditamos que os resultados esperados foram obtidos, haja vista que entendemos existirem ainda muitos problemas que envolvem o processo de leitura e escrita dos alunos de turmas multisseriadas, e que estes dificultam sobremaneira, o desempenho desses educandos. Como procedimento metodológico este estudo deteve-se em um relato de experiência, a fim de obter informações inerentes a proposta desta temática. Assim, destacou-se uma descrição adequada do contexto institucional e espaçotemporal, no qual realizou-se a experiência. O procedimento proposto esteve adequado à intervenção em função da problemática e dos objetivos almejados, assim como a adequação dos procedimentos utilizados na apresentação dos dados que atuaram como suporte desta pesquisa.