Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por Orientador "CENTURIÓN, Sara Concepción Chena"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A contribuição das narrativas orais de contos e lendas no processo de construção da leitura e escrita dos alunos do 6° ano no município de Abaetetuba(2017) BRITO, Lílian Ferreira; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054O presente trabalho tem como principal objetivo revalorizar as narrativas populares como estratégia de ensino na prática docente no município de Abaetetuba, tomando por embasamento os pressupostos de alguns teóricos de grande relevância para as pesquisas de cunho narrativo, como Abramovich(1991), Rubens Alves(2011), Darnton(2001), Bussato (2003) entre outros que serão de grande valia para a construção desse trabalho. Por meio de um levantamento bibliográfico e de uma pequena entrevista realizada com três professores da rede pública de ensino do município de Abaetetuba, apresentaremos diferentes abordagens a cerca do nosso objeto de estudo, no intuito de demonstrar um caminho possível para a utilização das narrativas regionais como um instrumento auxiliar na prática docente dos professores de Língua Portuguesa,no que tange o processo de letramento dos alunos do ensino básico. Por meio desse estudo também ressaltaremos os pormenores existentes no âmbito educacional interligados a efetividade do uso das narrativas dos contos e lendas que constituem a identidade cultural Abaetetubense,possibilitando desse modo uma conclusão contundente e uma proposta de ensino relevante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios na produção de texto escrito dos alunos do 3º ano do ensino médio da escola Enedina Sampaio Melo da cidade de Igarapé-Miri.(2017) MELO, Jucicleiton Antunes; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054O presente trabalho objetivou levantar as principais dificuldades de escrita dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola Enedina Sampaio Melo na cidade de Igarapé-Miri, apontando possíveis soluções para tais deficiências. Sendo assim, este estudo conta com a reflexão sobre as práticas de ensino de português acerca da produção textual escrita em sala de aula com base nos PCN (1998), Antunes (2003 e 2010), Garcez (2012), Koch (2014e 2015), Marcuschi (2000 e 2008), Luckesi (1998) e Marcurschi e Suassuna (2007). Para a execução dessa proposta adotou-se a entrevista com questionários com perguntas abertas e fechadas, bem como análise de redações como método de investigação de dados quantitativos e qualitativos dos resultados. Ao final da investigação constatou-se que as principais dificuldades de produção textual dos alunos estão na introdução e na conclusão das redações, além da falta de estratégias de organização das ideias no texto. Percebeu-se também que a deficiência de escrita está intimamente ligada à falta de leitura dos alunos, apontado tanto pelos professores quanto pelos próprios alunos. Assim, o presente estudo propõe uma sequência didática composta por cinco oficinas para contribuir com a formação dos alunosTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Literatura infantil e língua portuguesa: as histórias infantis como estímulo para leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental(2017) SANTOS, Wellington Nunes dos; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054Este artigo trata de um estudo sobre a contribuição da Literatura Infantil no desenvolvimento e aquisição da Leitura e Escrita nas séries inicias do Ensino Fundamental, tendo como estímulo as histórias infantis para um aprimoramento e desenvolvimento do habito de ler e escrever, refletiu-se sobre a importância da mesma para um método de Ensino e Aprendizado mais prazeroso, instigante e interessante no ambiente escolar. Abordou-se neste estudo sobre as Linguagens Oral e Escrita como também sobre a Leitura, e sobre sua importância no processo de melhor compreensão e entendimento do conhecimento. Entre autores que nortearam esta pesquisa de cunho bibliográfico estão: ABRAMOVICH (2006); ZILBERMAM (1998); LAJOLO (1983); VYGOTSKY (1991). Buscou-se entender os métodos de ensino utilizados e de que maneira eles podem auxiliar na aquisição de competências e habilidades no âmbito educacional. Ao final deste trabalho foi feito a discursão sobre a Literatura Infantil como Estímulo no Ensino de Leitura e Escrita, a qual pode ser uma grande aliada, auxiliando e facilitando a aprendizagem, além de desenvolver a imaginação, a criatividade e desenvolver o prazer pela leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção textual escrita em sala de aula pelos alunos do 6° ano da escola José Maria de Moraes de Barcarena – PA(2016) BELTRÃO, Francilene Lima; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054O presente trabalho, com o tema A produção textual escrita pelos alunos do 6º ano da escola José Maria de Moraes de Barcarena-Pa, trata-se de uma proposta de análise e intervenção sobre o Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa, no que diz respeito à produção de textos escritos em sala de aula. O mesmo teve como objetivo principal refletir sobre as práticas das aulas de português, e, com base nos PCNs (1998), Antunes (2003), Dolz e Schneuwly (2004), Bakhtin (2006), Geraldi (2008), Marcuschi (2008a, 2008b), Santos Van (2008), Ribeiro (2009), Dionísio (2010) e Santos Leo (2013), apresentar propostas teórico-metodológicas para o ensino acerca da produção textual escrita nas aulas de português. A pesquisa-ação iniciou-se com entrevistas aos diretores e coordenadores da escola, para apresentarmos-lhes as propostas do projeto e os objetivos desejados. Desenvolveu-se por meio da observação pelo espaço escolar e por meio do contato com o público alvo. Em seguida, aplicou-se aos professores de língua portuguesa um questionário referente às suas metodologias em sala de aula e, referente às suas considerações em relação às potencialidades e dificuldades identificadas no aluno. A aplicação do questionário também foi realizada com os alunos da turma escolhida, para sondar suas experiências e habilidades quanto à leitura e produção escrita. Concluiu-se, então, com a intervenção através de uma Sequência Didática sobre o Gênero Textual Carta Argumentativa de Reclamação e Solicitação, acrescida dos resultados quantitativos (questionários) e qualitativos (produções dos alunos) obtidos na coleta de dados ao longo da pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Texto literário: importante ferramenta no ensino e aperfeiçoamento das práticas de leitura e escrita(2017) FONSECA, Tatyane dos Santos; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054Este estudo apresenta observações acerca das práticas e recursos adotados pelos professores no desenvolvimento das habilidades essenciais, leitura e escrita, correlacionado ao uso especificamente do texto literário, nas séries iniciais do ensino fundamental menor, partindo da problemática: se os docentes trabalham os textos literários explorando as suas mais diversas significações, possibilitando a realização de discussões e reflexões por parte dos estudantes acerca deles ou se apenas os utilizam para trabalhar certos conteúdos de gramática. Com o objetivo de possibilitar a percepção de que os textos literários são ferramentas de grande valia no ensino e aperfeiçoamento dessas habilidades essenciais. A pesquisa foi realizada com professores formados em Pedagogia, na turma de 2011 do PARFOR, por meio de um questionário aberto. O corpus coletado passou por uma análise descritiva. Constatou-se que, a partir da relação da leitura e o professor, dos recursos estimulantes e do trabalho em si que ele desenvolve, o domínio da definição de texto literário interfere na sua utilização assim como a falta de formação sobre esse tipo de texto interfere na desenvoltura da sua utilização em sala de aula, impossibilitando o aproveitamento de fato desse recurso que é considerado agradável e atrativo pelos alunos; muitas vezes não tão bem desfrutado no processo de ensino e desenvolvimento da leitura por conta também da formação deficitária recebida pelo professor. Utilizou-se na base teórica, além dos PCNs de Língua Portuguesa de 1997, os estudos de autores como: Antunes, Bragato, Koch e Elias, Lajolo e Zilberman, Samuel, Santos e SouzaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A variação linguística no ensino de língua portuguesa: uma reflexão sobre o contexto de sala de aula no colégio Palmira Gabriel de Barcarena-PA(2018-06-29) SANTOS, Franciele Lima Beltrão; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054O presente trabalho, trata-se de uma prática reflexiva por meio de um relato de experiência, concernente ao ensino da variação linguística em sala de aula com os alunos do 1º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Palmira Gabriel de Barcarena-Pará. A proposta traz como abordagem a sociolinguística, que nos possibilita o estudo das variações linguísticas no âmbito escolar. A língua na concepção dos sociolinguistas, é intrinsecamente heterogênea, nesse sentido, a língua não é usada de forma homogênea por todos os seus falantes. O uso de uma língua varia de acordo com a época, região, classe social e assim por diante. Dependendo da situação, um mesmo indivíduo pode fazer uso de diferentes variedades linguísticas adequando-se a cada contexto de comunicação. Ao trabalhar a diversidade linguística, pretendemos evidenciar que a língua portuguesa não se apresenta uniforme em todo o território brasileiro. Baseado nesse estudo, temos como pressupostos teóricos principais, Tarallo (1994), os PCNs (1998), Bagno (2002, 2007a, 2007b) e Bortoni-Ricardo (2004) que oferecem valiosa contribuição para o ensino das variedades linguísticas. A pesquisa-ação iniciou-se com observações, aplicação de um questionário com 10 perguntas objetivas com intuito de sondar os conhecimentos dos alunos em relação ao assunto, e em seguida, intervimos por meio de uma oficina com aulas teóricas e práticas. A prática docente ocorreu em dois momentos, novembro de 2017 e dezembro de 2018. Os resultados da pesquisa conferem à análise dos questionários e do relato de experiência.