Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por Orientador "CALDAS, Carlos Alberto Amorim"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gêneros textuais: um estudo com o gênero história em quadrinhos no 7º ano da escola “São Felipe”(2014) BASTOS, Clenis Santiago; CALDAS, Carlos Alberto Amorim; http://lattes.cnpq.br/0956669284997521O presente trabalho apresenta algumas reflexões e análises voltadas para os gêneros textuais, esta ideia surgiu a partir de uma verificação preliminar realizada com os educandos do 7º ano da Escola São Felipe, localizada no Distrito de Palmares município de Tailândia (PA), cujo o foco da pesquisa foi perceber os gêneros textuais privilegiados pelos educandos e de que forma são motivados e podem sentir prazer com a prática da leitura e da escrita no espaço escolar. Desse modo, tomou-se como fundamentação teórica, autores como, Marcuschi (2011), Dolz e Schneuwly (2004) dentre outros. Para tanto, realizamos oficinas de produção textual, na escola, a partir de uma abordagem do gênero textual História em Quadrinhos; mostrando a prática pedagógica desenvolvida com educandos entre 12 e 15 anos e as experiências relatadas oralmente e através da escrita. Tomou-se também como objetivo a compreensão dos espaços discursivos nas propostas de trabalho com a linguagem: oralidade, leitura e produção textual, desenvolvidas em sala de aula. A escola, ao valorizar as atividades com os gêneros textuais, ajuda os educandos a formar um conceito positivo de mundo, auxiliando no seu crescimento e contribuindo para um bom desenvolvimento de suas habilidades e competências no ensino-aprendizagem de língua materna. Dessa maneira, evidenciou-se que a aplicação do gênero história em quadrinhos pode ser um forte instrumento pedagógico para o ensino, realizando assim um despertar favorável à prática da leitura e da produção textual em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Linguagem e gramática no aspecto ideológico(2014) VIEIRA, Claudia Correia; CALDAS, Carlos Alberto Amorim; http://lattes.cnpq.br/0956669284997521O presente trabalho com o “tema linguagem e gramática no aspecto ideológico: na escola estadual São Francisco de Assis”. Tem como objetivo compreender o ensino da gramática na aula de língua portuguesa no ensino médio. Visto que, a qualidade de ensino de língua portuguesa não tem sido muito satisfatória no processo de aprovações de (concurso, vestibular, Enem ), procurando entender essa problemática, foi realizado uma pesquisa de campo, com os alunos do 1º ano e 2º ano do ensino médio, da escola estadual São Francisco, para melhor compreender quais são os métodos utilizados pelo professor para trabalhar o ensino da gramática, na aula de língua portuguesa. Este trabalho está dividido para melhor compreensão dos leitores em quatro capítulos a seguir definidos alem de uma introdução a respeito do tema. No primeiro capitulo aborda linguagem é Ideologia, onde é mencionada como instrumento de dominação as produções, lingüísticas, culturais, e é a linguagem que nos permite guardar e transmitir informações. No segundo capitulo será abordado a gramática, e retratar as dificuldades de se reproduzir na linguagem escrita a linguagem oral. No terceiro capitulo será abordado o aspecto ideológico, será abordadoa divisão de classes referente ao aspecto social, econômico e cultural é o papel desempenhado pela escola, e as ideologias dentro desta. No ultimo capítulo, a conclusão dotrabalho de campo, com resultados dessa pesquisa que foi realizado com os alunos do ensino médio da escola São Francisco de Assis, uma atividade de uma redação, analisarmos as produções dos alunos do 1º é 2º ano,observou que os alunos apresentaram problemas relativos á correção ortográfica, problemas de coesão,registro informal e concordância. Este trabalho é uma reflexão necessária para que o professor de português passe a ver gramática como algo muito mais amplo que aquilo que tradicionalmente se tem como gramática em nossas aulas de língua portuguesa. Mostrar que a nossa comunicação é textual e o texto pode ser escrito e oral. Correlacionando uma ao outro, deve-se mostrar as especificidades de cada um na representação simbólica que utiliza para chegar á comunicação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Processos de alfabetização e letramento: um estudo com alunos do 6º ano da escola municipal de ensino fundamental “Guaraci Mendes”(2014) SANTOS, Kátia Cilene Moraes dos; CALDAS, Carlos Alberto Amorim; http://lattes.cnpq.br/0956669284997521O presente trabalho se propõe a pesquisar sobre as dificuldades de aprendizagem referentes à aquisição da língua escrita e da leitura dos alunos do ensino fundamental, mais especificamente do 6º Ano da Escola Municipal Guaraci Mendes, em Tailândia (PA). Através deste estudo, objetiva-se promover uma reflexão sobre essas dificuldades no aprendizado da leitura e na escrita. Como metodologia de trabalho, utilizou-se a abordagem qualitativa enfocando a pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e, como técnica de coleta de dados, usou-se o questionário. Utilizou-se também como referencial teórico a concepção de vários educadores sobre o tema, dentre estes Magda Soares, Emília Ferreiro, Ana Teberosky e Paulo Freire. Ao realizarmos atividades de produções textuais com os nossos alunos, percebemos algumas dificuldades no processo de aquisição da escrita, tais como: transcrição fonética, uso indevido de letras, modificação da estrutura segmental, juntura intervocabular e segmentação, acentos gráficos, sinais de pontuação e problemas sintáticos. Observamos, portanto, que os desvios mais comuns dos alunos são caracterizados por problemas na transição fonética da própria fala. Essa prática está relacionada com a percepção acústica e sua representação gráfica visto que o aluno transcreve o fonema de acordo com o som que escuta e pronuncia. Esses resultados apontam para a necessidade de o educador se manter atualizado sobre as novas metodologias de ensino e desenvolva práticas mais eficientes, tais como: atividades que promovam a reflexão e/ou exijam negociação de pontos de vistas ou mesmo a solução de problemas, utilizando leitura de gêneros textuais de seus interesses; atividades lúdicas que tenham o caráter de jogos, brincadeiras e divertimento, para desenvolver seu raciocínio lógico e; o diálogo que ajudará a perder a timidez e melhorar a língua falada através de atividades que envolva a participação de todos os alunos, de acordo com o patamar de aprendizagem em que cada um se encontra.