Navegando por Assunto "sustainability"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: um relato de experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Extensão durante a formação acadêmica(2023-12-01) LOBO, Quedma Carvalho; PAES, Carlos Élvio das Neves; http://lattes.cnpq.br/3203448805009587; Pereira Filho, Sílvio Carlos Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9987897593457877Este trabalho foi produzido mediante um projeto de extensão de mesmo nome que foi realizado na comunidade Manancial Celeste, rio Jejuteua, zona rural de Breves, Pará, com os alunos integrantes do projeto de leitura Vagalume. Para identificar as concepções dos alunos a respeito da forma como veem o meio onde vivem, foi realizada uma oficina onde os mesmos responderam por meio de desenhos e colagens a três perguntas norteadoras, “onde vivo?”, “o que não pode faltar?” e “o que não deveria ter?”. Este estudo partiu do princípio que envolve a necessidade de reflexão no que se refere a relação humana e o meio natural, uma vez que as ações humanas resultam em drásticas mudanças no ecossistema e diversas intempéries climáticas e sanitárias. Nesse sentido, a educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável. Entretanto, os discentes e docentes precisam de capacitação para disseminar atitudes transformadoras e sustentáveis. Durante a análise das ilustrações dos alunos, identificamos duas visões predominantes, a visão antropológica, e a visão naturalista que foi a mais presente, indicando que os alunos que fizeram parte da oficina ainda não haviam desenvolvido uma consciência sobre a importância da sustentabilidade ambiental. Portanto, é necessário que os educadores incentivem a reflexão e o pensamento crítico dos alunos em relação à sustentabilidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Manejo de açaizais na comunidade Furo Vilela: percepção para a sustentabilidade agroflorestal(2023-03-02) SERRÃO JÚNIOR, Jair Farias; POMPEU, Gisele do Socorro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1325364359318180Esse artigo traz um estudo sobre o manejo dos açaizais e os efeitos decorrentes do processo de “açaização” na Comunidade Furo Vilela, no município de São Sebastião da Boa vista, ilha do Marajó, Pará. Entrevistou-se 10 famílias, utilizando roteiro de entrevista semiestruturado, cujos resultados foram analisados com apoio da estatística descritiva. Os principais resultados demonstram que o manejo intensivo é predominante sobre outras formas de manejo (leve e moderado) e gera insustentabilidade para as famílias. Essa técnica proporcionou insegurança alimentar, e em curto prazo, melhoria na renda das famílias, fato que não se sustenta em médio e longo prazo. Desse modo, os principais efeitos decorrentes do processo de “açaização” na Comunidade Furo Vilela estão relacionados à insegurança alimentar e nutricional, diminuição da renda no período da entressafra do açaí e a degradação ambiental. Portanto, é necessário apoio do poder público, no sentido da assistência técnica, melhorias educacionais e acesso a informação, para resgatar práticas sustentáveis historicamente empregadas pelos ribeirinhos.