Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "pH"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Intervenção metodológica no ensino de química na educação do campo: o extrato de feijão preto como indicador de pH
    (2022-07-21) ALENCAR NETO, Alexandre Sebastião de; SANTOS, Edsara Gonçalves dos; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641
    O presente artigo propõe avaliar a aplicabilidade do uso do extrato do feijão preto como indicador de pH em práticas metodológicas no ensino de Química, tendo como principal objetivo despertar o interesse pelo uso de indicadores naturais como uma ferramenta metodológica alternativa para transmissão de conceitos químicos nas escolas do campo. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa-qualitativa, de cunho bibliográfica e experimental, regida pela observação e a aplicabilidade de um questionário semiestruturado e da prática metodológica desse experimento aos discentes do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do Ensino Médio da Escola Municipal Odil Pontes. Inicialmente foram feitos testes com o extrato do feijão preto para avaliar sua atuação como indicador natural baseando-se em outras pesquisas já realizadas referente ao tema, como o extrato do repolho roxo. Observou-se que o extrato apresenta uma tonalidade azul escuro que varia para cor vermelho com a adição de ácido e para esverdeada até um amarelado com adição de base. Após as análises dos dados comparativos, constatou-se possível sua utilização para transmissão de conceitos relacionados a equilíbrio químico, titulação e a lei de Lambert-Beer. Além disso a aplicação dessa metodologia em aulas práticas mostrou se eficaz para estimular a aprendizagem do aluno através da aproximação do conteúdo com a vivência do discente do campo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA