Navegando por Assunto "música"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Música & matemática: uma proposta pedagógica para os anos inicias(2023-06-28) GOMES, Manoel Jordan Menezes; LUCENA, Elizardo Fabricio Lima; http://lattes.cnpq.br/0726671417445350Esta dissertação trabalhar as relações da matemática com a música e suas aplicações em sala, tendo como foco principalmente enriquecer os conhecimentos músicos e matemáticos e demostrar essas relações na prática dentro de sala, sendo que a dissertação consta com vários temas que auxiliarão este estudo de forma que deixe o conhecimento mais rico e bem mais atrativo desenvolvendo o estudo de frações, medidas de volume, proporcionalidade e trabalhos com a base musical mostrando o desenvolvimento da música e a Matemática a parti dos estudos de Pitágoras mostrando a evolução até os dias atuais e mostrado táticas de ensino em sala que mostra na prática como a Matemática e a música contribui para o aprendizado dos alunos enriquecendo a didática e tornando o aprendizado mais significativo e atrativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O TRABALHO PEDAGÓGICO COM A MÚSICA EM UMA PRÉ-ESCOLA DO MUNICÍPIO DE BREVES-PA(2021-11-23) MENEZES, Elayne Guimarães Dias; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como finalidade identificar os aspectos favoráveis que a música, como ferramenta pedagógica, pode proporcionar no processo de ensino-aprendizagem implementado em uma pré-escola. Embasada em fontes teóricas e relatos de experiências de profissionais da educação infantil, esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: “De que forma a música é utilizada em práticas pedagógicas no cotidiano de uma pré-escola do município de Breves-PA?” Para sua implementação, foi utilizada a abordagem qualitativa, fundamentada em dados coletados através da aplicação de questionários e pesquisa em produções teóricas que fundamentam as questões norteadoras do estudo. Os questionários foram aplicados com 07 (sete) professores/as que atuam em uma escola de Educação Infantil (Pré-escola), localizada na área urbana do município de Breves- PA. Concluímos que a música é uma ferramenta que além de auxiliar no desenvolvimento de diversas capacidades nos aspectos cognitivo, motor e linguístico, também ajuda no processo de socialização das crianças, na aprendizagem de conteúdo e a viver em harmonia uns com os outros.