Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "initial training"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relato de experiência em participação no projeto de ensino: Residência Pedagógica
    (2025-02-21) RIBEIRO, Aline Ramos; TRINDADE, Rosinélio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/1533377297554197
    A formação inicial de professores, no âmbito da graduação, conta com diversos meios que possibilitam que o graduando obtenha contato com a profissão em sua complexidade teórica e prática. Neste relato de experiência, buscamos dar visibilidade às vivências e oportunidades que presenciei no Residência Pedagógica, edição de 2022, mais especificamente no subprojeto: “PRÁXIS PEDAGÓGICA EM LITERACIA E NUMERACIA: Construindo experiências formativas no ensino fundamental anos iniciais”, vinculado à Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins – UFPA. Nosso objetivo, também, é destacar a importância do programa na formação do futuro pedagogo, com base em experiências reais, das realidades da escola pública do Brasil. As atividades ocorreram na escola-campo E.M.E.F. Professora Maria Nadir Filgueira Valente, localizada na cidade de Cametá-Pará, especificamente em turmas de 2º e 3º anos do ensino fundamental. O percurso metodológico do subprojeto se deu em três módulos: Ciclo de Formação e Ambientação; Observação Semiestruturada e Regência e Atividades Científicas. O Subprojeto fundamenta-se na perspectiva histórico-crítica de (SAVIANI) e na teoria Sociointeracionista de (VYGOTSKY). As experiências adquiridas durante a execução do programa, foram muito importantes e significativas para a nossa formação, pois nos proporcionaram refletir sobre os desafios do papel do pedagogo/educador, na atualidade, e sua participação na estrutura e organização da instituição escolar, especificamente, pela aproximação entre teoria e prática.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA