Navegando por Assunto "impacts on learning"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Sintomatologia de ansiedade entre estudantes do ensino fundamental: impactos na aprendizagem e desempenho escolar(2024-08-26) SILVA, Thaise Karoline dos Santos; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181; https://orcid.org/0009-0005-6665-9128Este trabalho apresenta um estudo sobre a sintomatologia de ansiedade entre estudantes do ensino fundamental de escolas da rede pública da cidade de Bragança, no estado do Pará. O objetivo foi analisar os impactos da ansiedade na aprendizagem e no desempenho escolar de 62 estudantes do 7º, 8º e 9º anos de diferentes escolas. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica e de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. A construção de dados foi realizada por meio de um questionário de múltipla escolha, com o intuito de identificar a presença, intensidade e frequência dos sintomas de ansiedade. Para suporte teórico, amparou-se nas reflexões de Barlow (2002), Hoffman et al. (2012), Lenhardt e Calvetti (2017), Nardi (2019), Bastardas (2020), Silva (2020), Fontoura (2021), entre outros. Os resultados sinalizaram a predominância de sintomas de ansiedade em nível leve, com frequência diária e, na maioria dos casos, de início espontâneo. Constatou-se que esses sintomas interferem significativamente tanto no desempenho acadêmico quanto nas interações sociais dos estudantes. Concluiu-se que este cenário demanda intervenções em várias esferas, incluindo práticas governamentais, ações escolares e apoio familiar.