Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "estágio supervisionado no ensino fundamental"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estágio supervisionado no ensino fundamental: vivências na Escola Municipal João Gomes em Santa Luzia do Pará – PA
    (2023-08-31) RODRIGUES, Antonia Alessandra da Silva; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    O presente Trabalho de Curso é resultado das experiências vivenciadas durante o exercício da docência, realizada em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Gomes, localizada no Município de Santa Luzia do Pará - PA (KM 47), no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. Os objetivos que regem o presente estudo concentram-se em perceber a importância do estágio para a formação do profissional da pedagogia, assim como entender como os conhecimentos teóricos e práticos devem aliar-se para (re)configurar as práticas pedagógicas dos docentes em sala de aula. Da mesma forma, foi indispensável demonstrar como o trabalho com a Educação no Trânsito pode ocorrer de maneira interdisciplinar, e contribuir para o desenvolvimento dos alunos, especialmente, com auxílio de atividades lúdicas e inclusivas. A metodologia que regeu o presente estudo é de cunho qualitativo, sob a luz de Minayo (2007), tendo como método a observação participante embasada em Marietto (2018). Conclui-se que o estágio supervisionado é de suma importância para o(a) pedagogo(a), uma vez que possibilita a visualização mais aprofundada do saber-fazer pedagógico dos docentes, especialmente quando atrelado à análise da relação entre teoria e prática durante o período em que se desdobra o estágio, viabilizando a construção e aprimoração da postura crítico-reflexiva do(a) estagiário(a). Igualmente, percebeu-se que trabalhar a educação no trânsito – tema que conversa diretamente com o dia a dia dos estudantes – de maneira mais lúdica, demonstrou-se eficaz na absorção dos conhecimentos repassados em sala, além de combater as carências educativas ocasionadas pela pandemia do COVID-19.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA