Navegando por Assunto "ensino-aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividades de leitura e escrita na prática do letramento linguístico na escola E.M.E.F. Jorge Daniel Ramos após a pandemia da COVID-19(2022-12-02) MATOS, Maria Laiane do Carmo; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866O Letramento é uma das principais etapas para o conhecimento do educando, e a partir disso se compreende que para se desenvolver o letramento, as práticas de leitura e escrita são de suma importância. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar e compreender as práticas de letramento do professor do 5º ano de uma escola pública municipal do após a pandemia da covid-19. Nessa realidade, busca-se analisar os conhecimentos construídos em relação à leitura, escrita e proporcionar práticas de ensino voltadas para a alfabetização por meio do letramento. Isso se deu a partir atividades do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE) e pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB)1 realizadas com crianças desse contexto Escolar antes da pandemia da covid-19. O campo de investigação é a Escola E.M.E.F Jorge Daniel Ramos que está relacionada a alguns momentos da minha trajetória acadêmica no Curso de Pedagogia. A pesquisa se respaldou em uma abordagem qualitativa. As técnicas de coleta das informações da pesquisa consistiram em observação participante de eventos do ensino na sala de aula, sendo utilizado registrados em diário de campo. Mediante a esses procedimentos, foi dialogado sobre o processo de letramento no contexto de cada área de conhecimento, partindo do respaldo teórico, de suas significações principalmente de Soares (1995; 1998; 2003; 2004; 2012) e Kleiman (1995; 2003; 2008; 2010). As concepções vivenciadas e analisadas, possibilita afirmar que o letramento se dá nas interações, diálogos, isto é, não apenas da leitura e escrita apesar da sua importância, compreendemos que a leitura e escrita deve ser uma prática sistemática que vise a partir dela proporcionar a criticidade dos alunos mediante o que está sendo estudado.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Mostruários paleontológicos como recurso alternativo para o ensino de Geociências no Ensino Fundamental II(2023-10-03) FARIAS, Jarlana Ramos; CHIRA OLIVA, Pedro Andrés; http://lattes.cnpq.br/0224399927142671O Ensino de Ciências nas escolas de Ensino Fundamental no Brasil tem se tornando cada vez mais desafiador, o documento normativo da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está estruturado em um ensino prático e especifico da área, o mesmo traz consigo desafios para o educador, uma vez que, o sistema de ensino brasileiro possui fortes resquícios da estruturação do século XIX pautado na educação tradicional (modelo de ensino que não resolve as várias precariedades no sistema educacional brasileiro) mesmo após as reformas, este ainda é bastante presente no contexto escolar. Tendo em vista a dificuldade dos alunos no aprendizado de assuntos relacionados as Ciências, com destaque para temas das Geociências, onde o detalhamento da área de competência não é devidamente direcionado ao aluno, buscamos adicionar em um semestre uma metodologia ativa com destaque para a confecção de material didático para contribuir ao conhecimento dos alunos sobre o tema ‘Evolução e Teorias Evolutivas’. O estudo foi realizado na Escola Prof.ª Yolanda Chaves, em Bragança-PA, em uma sala de 9º ano do Ensino Fundamental II, onde foi confeccionado satisfatoriamente (100%) pelos alunos em uma aula prática o recurso didático de mostruário paleontológico como, metodologia ativa da aprendizagem, voltada para a contextualização do conteúdo das Geociências. Conclui-se que, as atividades práticas com recursos didáticos (e.g. mostruários) e um acompanhamento ao aluno pode levá-lo a desenvolver interesse pelo conteúdo e desenvolver habilidades de comunicação e socialização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) QUIMISHOW: um game de misturas e métodos de separação(2023-09-18) SOUZA, Fábio Pacheco de; SOUZA, Tiago Pacheco de; PEREIRA FILHO, Silvio Carlos Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9987897593457877; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835Uma parcela significativa da sociedade contemporânea vive em um mundo profundamente marcado pelo uso de Tecnologias Informação e Comunicação (TICs) em atividades básicas dos diversos contextos da vida cotidiana. Por outro lado, persiste uma realidade marcada por Índice de Desenvolvimento Humano muito baixo, como na cidade de Melgaço, onde o acesso a essas tecnologias é dificultado. Assim, entendemos que a escola é importante instrumento para a transformação social e deve ser um local de acesso e incentivo ao uso criativo das TICs, portanto, precisa ser ambiente para democratização dessas tecnologias, contribuindo para aprendizagem e para inclusão digital e social. Esperamos que o recurso didático elaborado possa contribuir para o enfrentamento da exclusão social ao passo que contribua para a aprendizagem dos objetos de conhecimento propostos. Em vista de oportunizar e aproveitar o potencial de comunicação das TICs, este trabalho consistiu na elaboração de um Objeto de Aprendizagem, para o ensino dos objetos de conhecimento Misturas e Separação de misturas, conforme a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O Objeto de Aprendizagem, nomeado de “Misturas e métodos de Separação”, foi criado graficamente com ferramentas do programa PowerPoint da Microsoft para o sistema operacional Windows. Como resultado, foi obtido um recurso didático, para acesso off-line que contribui tanto para o processo de ensino, quanto de aprendizagem, dadas as suas características de um jogo destinado à avaliação, mas que disponibiliza feedback dos conceitos avaliados em cada pergunta, possibilitando a afirmação ou correção dos conceitos abordados.