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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Discutindo botânica com alunos de Ensino Médio a partir de metodologias ativas(2023-09-21) FONSECA, Mara Souza Dos Santos; SILVA, Marivana Borges; http://lattes.cnpq.br/1604205059852571; LINHARES, Marcos Allan da Silva; http://lattes.cnpq.br/4387443111394905; https://orcid.org/0000-0001-9153-3977A Biologia Vegetal é um fascinante campo de estudo, pesquisa e aplicações práticas no qual se encontram a morfologia e a anatomia vegetal, imprescindíveis para o conhecimento científico das plantas. A negligência e o desinteresse pelas estruturas que compõem o corpo dos vegetais se devem ao desconhecimento do valor da interação que estes têm com os outros seres vivos, havendo a necessidade de inserir estudos da função destes organismos com ferramentas interdisciplinares de formas claras e didáticas junto a outras ciências. Visando sensibilizar estudantes de ensino médio para a importância de se estudar botânica, despertar o olhar crítico dos envolvidos, considerando suas histórias de vida e conhecimentos adquiridos para discutir a ciência das plantas, foi ministrada uma oficina ecopedagógica com aulas de morfologia vegetal e química para a observação do desenvolvimento do corpo da planta em uma sala de aula da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profa . Argentina Pereira, Riozinho/Bragança/ Pará em duas turmas de estudantes do primeiro ano do ensino médio, com trinta estudantes cada, entre quinze a dezessete anos, durante cinco encontros de duas horas/aula cada, entre outubro e novembro de 2022, utilizando-se como metodologia ativa de ensino-aprendizagem o estudo da germinação da semente de fava rajada preta espécie Phaseolus lunatus Lineu (Fabaceae) para a observação do desenvolvimento das estruturas iniciais do corpo da planta. Os estudantes foram distribuídos em equipes de três pessoas, onde cada equipe recebeu um copo descartável com papel higiênico umedecido com água, para ser usado como substrato e três sementes de fava rajada preta, para cuidar, acompanhar, registrar, discutir e desenhar os eventos da germinação. A análise de conteúdo do presente estudo consistiu na exploração do material, tratamento dos resultados e interpretação dos dados coletados provenientes das rodas de conversa, relatos, desenhos, anotações e diário de campo. Os resultados revelaram o envolvimento dos estudantes no método científico, a partir da observação e construção de hipóteses. A metodologia ativa atingiu seu objetivo e sensibilizou os estudantes para um olhar mais afetivo voltado para ciências botânicas. Com a orientação das educadoras, os resultados foram considerados satisfatórios, visto que os estudantes participaram ativamente das aulas, interagiram e partilharam informações com as professoras sobre a temática proposta, contribuindo para o desenvolvimento de profissionais mais críticos, reflexivos, colaborativos com capacidade de aplicar conteúdos apreendidos em diversas disciplinas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos no ensino da Matemática Financeira no nível médio(2023-12-14) FIGUEIREDO, Luis Carlos Gomes; SOUZA, Naira da Silva; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915Este trabalho apresenta um relato de experiência tendo à aplicação de jogos matemáticos como estratégia para o ensino e aprendizagem da matemática no 3º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Santos na cidade de Capanema-PA, no primeiro semestre de 2023. Cujo objetivo foi incentivar a utilização de Jogos Matemáticos em sala de aula do Ensino Médio, como uma ferramenta que auxilie na aprendizagem dos conteúdos de Matemática Financeira, ofertando ao aluno possibilidade de aprendizado e com perspectiva diferentes das apresentadas em sala de aula. Os jogos matemáticos estimulam o raciocínio e aprimoram elementos como observação, concentração, análise e atenção, que são fundamentais para o aprendizado de Matemática e contribuem para desenvolver o raciocínio lógico (ALMEIDA ,2020, p.85), proporcionando assim, aos alunos uma forma de enfrentar e resolver situações num processo contínuo e reflexivo que pode facilitar à aprendizagem da matemática. Como resultado, constatamos que os alunos demonstraram mais interesse pelo conteúdo de Matemática Financeira e conseguiram contextualizar o conteúdo matemático com situações que vivenciam no seu cotidiano.