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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A autonomia de bebês na creche(2018-12-18) PINTO, Thayse Wanzeler; BAHIA, Celi da Costa Silva; http://lattes.cnpq.br/2958323350917968; https://orcid.org/0000-0002-3104-2647O presente artigo busca mostrar os estudos e reflexões sobre as contribuições da Abordagem Pikler para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, que favoreçam o desenvolvimento autônomo das crianças pequenas. Essa abordagem está baseada na compreensão do bebê enquanto sujeito social ativo, e na sua atuação em espaços com os materiais e ambientes coletivos, nas interações com os outros e adultos. O texto possui o objetivo de apresentar os princípios que englobam a abordagem e compreender como a autonomia é desenvolvida na abordagem Pikler. Para tanto, recorri a obras de Emmi Pikler, de suas colaboradoras Judith Falk e Anna Tardos, e de estudiosos de Pikler, como Paulo Fochi e Agnés Szanto-Feder. Esse estudo é de caráter bibliográfico. Inicialmente fiz um levantamento de textos que discutem o desenvolvimento da autonomia em bebês, a partir desse estudo e compreensão da abordagem optou-se por aprofundar apenas as ideias de Emmi Pikler, acerca dos princípios da abordagem de modo a compreender como se dá a construção da autonomia em bebês. A pesquisa realizada permitiu concluir o quanto o professor é importante nesse processo de formação e desenvolvimento, e que ele é um sujeito competente que necessita vivenciar a liberdade de movimentos, para isso é essencial que o ambiente coletivo seja organizado para eles terem segurança em seus movimentos, e momentos de cuidados corporais, que são importantes nessa etapa de desenvolvimento da autonomia.