Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "arte"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Influência da arte no desenvolvimento social e cognitivo das crianças por meio da ludicidade
    (2022-06-30) ALVES, Cássia Rayara do Nascimento; SARAIVA, Luis Junior Costa; http://lattes.cnpq.br/8517177215677066; https://orcid.org/0000-0002-3938-7658
    A pesquisa tem por objetivo verificar como a arte pode influenciar no desenvolvimento das crianças durante sua trajetória escolar e o que ela pode refletir em seu desenvolvimento cognitivo e social. Para isso, foi necessário analisar entrevistas direcionadas a duas professoras do Ensino Fundamental anos iniciais, questionamentos realizados com quatro crianças com idade de 7 a 10 anos, visando identificar como o cinema, o desenho, o teatro, a literatura e a imaginação com auxílio da ludicidade estão presentes no contexto escolar, além de verificar a importância que o teatro teve na formação pessoal e social da autora, tendo como base os apostes teóricos para chegar aos objetivos. A fundamentação teórica da pesquisa tem como base Vygotsky (1991), Piaget (1999), Kishimoto (2010), Sans (1994), Slade (1987), Spolin (2010), Oaklander (1980), Cohn (2005), Corsaro (2005), Sarmento (2005), dentre outros autores que serão abordados no decorrer da monografia. O trabalho se caracteriza por meio de uma abordagem qualitativa, em que, os resultados foram obtidos por meio de um levantamento realizado através dos embasamentos teóricos, de uma entrevista com professoras, questionamento com crianças e relato de experiência da autora. Posteriormente as análises dos dados, evidenciasse a importância da arte auxiliada com os métodos lúdicos e o uso da imaginação para o desenvolvimento cognitivo, individual e social das crianças, tornando-as seres críticas e autônomas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA