Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "aprendizagem"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização na conteporaneidade: um estudo das concepções teóricas mais difundidas no Brasil nas últimas décadas
    (2022-06-28) SANTOS, Jheovanda de Almeida; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    Considerando que a alfabetização tem um papel de suma importância na vida social de qualquer ser humano, este estudo tem por objetivo mapear as abordagens teóricas de alfabetização de maior circulação no contexto acadêmico e educacional brasileiros a partir da década de 1980 e analisar as aproximações e distanciamentos existentes entre elas. Desta forma, a metodologia adotada na pesquisa fundamentou-se em uma análise bibliográfica e exploratória, baseada em autores referenciais para a discussão do tema. Assim, o estudo está fundamentado em Soares (2018,2002); Frade (2007); Mortatti (2006); Ferreiro e Teberosky (1985); Smolka (2018); Andrade (2017); Kleiman (2002); Tfouni (2006); Goulart (2006); Rojo (2009); Carvalho (2010). A partir da análise dos dados bibliográficos identificamos semelhanças e diferenças entre as concepções de alfabetização discutidas, assim como na compreensão de aprendizagem da leitura e escrita inerente a cada uma delas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIFICULDADES DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES PARÁ
    (2024-05-28) ALMEIDA, Marinete Vilhena; CORRÊA, Alberto Jacques Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/3741037050512383
    As dificuldades de aprendizagem resultam tipicamente do déficit de aprendizagem que é esperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária, com isso este trabalho tem objetivo de analisar as dificuldades encontradas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem de ciências em uma escola do meio urbano e outra no meio rural do município de Breves Pará. Para o embasamento teórico se utilizou os estudos de Abreu (2009), Bastos (2013), Bossa (2009), Campos (2010), Cardoso (1977), De Brito (2006), Kirk (1996) entre outros autores, que enfatizam as dificuldades de ensino aprendizagem. Para compreender esse processo no ambiente escolar, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório em ambas as escolas, fazendo uso de questionários com perguntas abertas, com alunos e professores, também se utilizou o método qualitativo e quantitativo, a fim de coletar dados satisfatórios para a pesquisa em questão. A partir do estudo desenvolvido é possível mostrar que as maiores dificuldades de ensino estão relacionadas com a estrutura física escolar, falta de recursos e materiais pedagógicos, falta de formação continuada dos professores, etc. Quanto as dificuldades de aprendizagem estão associadas ao ambiente escolar, falta de materiais pedagógicos, convívio familiar, trabalho, transporte, metodologias tradicionais abordadas, etc.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco
    (2018-09-26) SOUTO, Maria Raimunda Ferreira; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441
    A finalidade geral desta pesquisa foi analisar a prática dos professores enquanto avaliadores no processo de ensino e aprendizagem dos educandos no 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental da escola Lindalva Pinho. Tomamos como foco de análise os professores e os métodos avaliativos instituídos na prática pedagógica. Indagamos como os professores realizam a avaliação do processo de ensino e aprendizagem dos educandos no 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental da escola Lindalva Pinho? O referencial teórico ancorasse em Luckesi (2006, 2000), Hoffmann (2002, 2005, 1995), entre outros que abordam a avaliação da aprendizagem. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário. Concluímos que as análises reflexivas dos docentes são feitas de maneira espontânea através de observações e da realização de diagnósticos sobre os conhecimentos prévios dos alunos, a avaliação é concebida como um processo contínuo e visa à aprendizagem dos discentes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR DE CIÊNCIAS PERANTE DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NO 6º ANO
    (2023-09-05) BRAGA, Ana Luiza Mar; FREITAS, Tiago Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/5148299236654901; https://orcid.org/0000-0003-3203-3408; RAMOS, Maria Neide Carneiro; http://lattes.cnpq.br/3119709145133137
    A compreensão, leitura e interpretação de textos, assim como o controle da escrita se constituem em processos indispensáveis para o desenvolvimento cognitivo. Porém, muitas crianças iniciam o Ensino Fundamental maior com índices preocupantes no que se refere a leitura e a escrita. O que interfere, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem, pois, o mínimo de compreensão e escrita de um texto é de suma importância no contexto pedagógico e contribui significativamente para o sucesso escolar do aluno. Desta forma, esta pesquisa se movimenta neste campo problemático, com o objetivo de promover a reflexão sobre os desafios que o professor de ciências enfrenta com alunos com atraso em leitura e escrita, dando ênfase ao 6º ano do Ensino Fundamental. Questionando e analisando as estratégias e as práticas docentes realizadas pelo professor no enfrentamento desta problemática, principalmente no desenvolvimento dos conteúdos de Ciências. Nesse contexto, a pesquisa, é resultado do Estágio Supervisionado II e se baseia em observações realizadas nas aulas de Ciências e em uma entrevista realizada com a professora responsável pelas turmas do 6ºano, que permitiu destacar dificuldades enfrentadas diariamente em suas aulas. Portanto, é notório que ainda existem sérios problemas quanto à alfabetização, evidenciando a necessidade da aplicação de estratégias metodológicas para minimizar a problemática, assim como, dispositivos específicos de avaliação que possibilitem driblar as dificuldades enfrentadas pelos alunos com a leitura e a escrita.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Jogos no ensino da Matemática Financeira no nível médio
    (2023-12-14) FIGUEIREDO, Luis Carlos Gomes; SOUZA, Naira da Silva; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915
    Este trabalho apresenta um relato de experiência tendo à aplicação de jogos matemáticos como estratégia para o ensino e aprendizagem da matemática no 3º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Santos na cidade de Capanema-PA, no primeiro semestre de 2023. Cujo objetivo foi incentivar a utilização de Jogos Matemáticos em sala de aula do Ensino Médio, como uma ferramenta que auxilie na aprendizagem dos conteúdos de Matemática Financeira, ofertando ao aluno possibilidade de aprendizado e com perspectiva diferentes das apresentadas em sala de aula. Os jogos matemáticos estimulam o raciocínio e aprimoram elementos como observação, concentração, análise e atenção, que são fundamentais para o aprendizado de Matemática e contribuem para desenvolver o raciocínio lógico (ALMEIDA ,2020, p.85), proporcionando assim, aos alunos uma forma de enfrentar e resolver situações num processo contínuo e reflexivo que pode facilitar à aprendizagem da matemática. Como resultado, constatamos que os alunos demonstraram mais interesse pelo conteúdo de Matemática Financeira e conseguiram contextualizar o conteúdo matemático com situações que vivenciam no seu cotidiano.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    RE–31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência
    (2024-07-26) OLIVEIRA, Elizama de Souza; ARACATY, Raimar Dickinson Monteiro; http://lattes.cnpq.br/0186250546743131
    Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência vivenciado no ano de 2023 durante a realização de uma aula de matemática no período de estágio III, na modalidade de observação e regência em uma turma do 9º ano do ensino fundamental maior de uma escola municipal na cidade de Breves-PA. A aula visava colaborar com o desenvolvimento de alunos que apresentavam dificuldades no estudo de semelhança de triângulos. Com este artigo, objetivamos descrever as ações desenvolvidas em que o ponto central foi a aprendizagem de semelhança de triângulos, com a medição de distâncias envolvendo o fenômeno da Paralaxe. Observamos como resultado que a experiência colaborou para o desenvolvimento da aprendizagem prática e melhor entrosamento dos alunos em relação a esse conteúdo e suas aplicações no cotidiano, visto que entender esse conceito matemático não apenas ajuda a resolver problemas práticos, mas também desenvolve habilidades de pensamento crítico e raciocínio lógico.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA