Navegando por Assunto "Young peasants"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A pedagogia da alternância na casa familiar rural de Senador José Porfírio, Pará: aplicação na prática com educandos das comunidades de Porto de Moz(2019-06-13) MATOS, José Benedito Sanches de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969A Pedagogia da Alternância consiste numa metodologia de organização do ensino escolar que conjuga diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, tendo como finalidade uma formação profissional. Este trabalho tem como objetivo analisar a implementação da Pedagogia da Alternância da Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio em relação ao Projeto Profissional dos Jovens (PPJ) de egressos de comunidades ribeirinhas de Porto de Moz. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo para buscar compreender como está sendo aplicada a teoria e prática da pedagogia da alternância na CFR de Senador José Porfírio. Foram entrevistados seis pessoas, dois professores e quatro educandos de diferentes áreas do município de Porto de Moz, sendo um educando da área de várzea, dois da área de terra firme e um da área de transição. A entrada dos educandos do município de Porto de Moz na Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio aconteceu através de uma parceria entre as duas CFR´s. Essa parceria se deu não apenas para receber os educandos, mas também para as articulações com os governos municipais. A CFR de Senador José Porfírio não estava preparada para receber tamanha diversidade cultural, pois a mesma não elaborou uma proposta curricular para garantir o tratamento das especificidades socioambientais e produtivas das comunidades de Porto de Moz. Os educandos tiveram dificuldade para elaborar e implementar o Projeto Profissional do Jovem. Nenhum entrevistado conseguiu finalizar na prática seu projeto. A CFR com o método da Pedagogia da Alternância precisa de fato colocar os instrumentos ou ferramentas em prática, pelos quais podem ser feitas a discussões sobre a integração das diversidades de identidades, e sem essas ferramentas a CFR não oferece uma educação diferenciada.