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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aspectos epidemiológicos no câncer colorretal em pacientes jovens atendidos no HUJBB no período de jan. 1996 a dez. de 2006(2007) QUEIROZ, Alzira Gomes de; OLIVEIRA, Fernanda Paula Montoril; ISHAK, Geraldo; http://lattes.cnpq.br/5748975066815203OBJETIVO: Analisar os aspectos epidemiológicos dos pacientes jovens (idade inferior a 40 anos) com câncer colorretal atendidos no HUJBB. MÉTODO: Foram estudados de forma retrospectiva 23 pacientes jovens (abaixo de 40 anos) com idade média de 30 anos, operados no HUJBB devido câncer colorretal. Foram avaliados a existência dos fatores de risco para o câncer colorretal,os aspectos clínicos, as características anatomopatológicas e identificar o tipo de tratamento cirúrgico. RESULTADOS: Não se observou diferença entre os dois sexos. O tempo médio decorrido entre os primeiros sintomas e o diagnóstico foi de 8,7 meses. Os sinais e sintomas mais prevalentes foram a alteração do hábito intestinal. A maioria (78,26%). dos pacientes nega uma história familiar positiva para câncer colorretal. Quanto à localização do tumor primário, 39,13% estavam localizados no reto, 17,39% no sigmóide, 21,74% na junção retossigmóide no cólon esquerdo 8,70% dos casos, nenhum caso no cólon transverso, no cólon direito 13,04% dos casos. Carcinomatose peritoneal esteve presente em 34,78%. Na maioria dos casos (56,52%), a cirurgia realizada foi em caráter curativo, predominando a amputação abdominoperineal do reto. Os aadenocarcinomas pouco diferenciados apresentaram o maior índice de CEA no pré-operatório. CONCLUSÃO: Pacientes com câncer colorretal abaixo de 40 anos de idade são usualmente bastante sintomáticos e têm doença avançada ao diagnóstico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos: os desafios e dificuldades do ensino da EJA na escola São Miguel no município de Abaetetuba(2022-10-14) SOUZA, Emília Cristina Caripuna de; VILHENA, Maria Benedita Gonçalves; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072Este trabalho, sobre o tema “Educação de Jovens e Adultos: os desafios e dificuldades do ensino da EJA” tem como objetivo de analisar os desafios e dificuldades existentes nesta modalidade de ensino, visando o entendimento desse contexto educacional que abrange pessoas de faixas etárias diferenciadas com inúmeras barreiras que dificultam o retorno ao ambiente escolar e a aquisição de um efetivo processo de alfabetização. Formulou-se como questões de pesquisa a serem investigadas: quais os desafios e dificuldades enfrentados pelos professores e educandos da EJA? Como está sendo o ensino da EJA na escola São Miguel, em seus aspectos metodológicos? A realidade dos alunos está sendo levada em consideração na construção do currículo? Como referencial, lançou-se mão do estudo dos documentos normativos oficiais e das teorias de Paulo Freire sobre a educação de jovens e adultos. A metodologia utilizada foi do tipo Pesquisa Qualitativa e as técnicas para colegas de dados foram a observação participante e entrevistas semiestruturadas. Como resultados, este estudo mostra o quanto a Educação de Jovens e Adultos é relevante para a conquista da autonomia do aluno e também para sua vida social além de sua formação. Analisar esse estudo é certo falar que a Educação de Jovens e adultos veio de uma longa trajetória com muitos entraves que dificultaram a sua efetividade por algum tempo, mas que a partir do momento em que se firmou na legislação, houve um avanço em relação as políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos.