Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Work"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “(...) Eles me falam que eu tinha que ter nascido homem, mas eu respondo, não deus me fez mulher mesmo”: uma reflexão sobre o ofício das mulheres marisqueiras em São João de Pirabas
    (2025-04-02) Nayara Sousa de; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O presente artigo é resultado da pesquisa realizada com mulheres marisqueiras do município de São João de Pirabas, com o objetivo de investigar e compreender o trabalho realizado por essas mulheres neste município, localizado na região nordeste do Pará, microrregião do Salgado. O estudo, além de discutir a importância desse ofício e a invisibilidade dessas mulheres ao longo dos anos, também aborda a relação de gênero presente na pesca artesanal e, por fim, a relevância desse trabalho historiográfico para o ensino de História no município. O método utilizado para a realização da pesquisa foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa cinco marisqueiras. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram a observação e a entrevista com perguntas semiestruturadas. Acredito que este trabalho possibilitou uma compreensão da vida dessas mulheres e de seu trabalho, reconhecendo sua importância como trabalhadoras e como mulheres que desempenham um papel fundamental para a economia do município. Além disso, o estudo permitiu a elaboração de um registro histórico dessa atividade realizada pelas mulheres de São João de Pirabas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A familia camponesa e o trabalho na infância: uma incursão bibliográfica
    (2020-08-12) BRITO, Simone Nunes de; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473
    Tal estudo busca elucidar as contestações entre o trabalho dominante e o trabalho ontológico, visto que quando se retrata a evolução humana em um panorama histórico há um embate entre dominação e libertação, portanto, um corrompe o ser enquanto o outro socializa o próprio. É com essa percepção de socialização primária que a família camponesa assume a responsabilidade de educar ao inserir o trabalho ontológico em seus ofícios. Ponderando tal revisão, conclui-se que o trabalho dominador estabelece a depreciação da realidade e o estranhamento entre os indivíduos, diferentemente do trabalho formador na infância, o qual possui capacidade de socializar e educar a criança, mas também prepará-la para uma realidade reconhecida. Esta pesquisa baseou-se no cálculo exemplar qualitativo, o qual foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica, característico de uma pesquisa descritiva.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial acadêmico: trajetória escolar, acadêmica e profissional
    (2021-10-08) CARDOSO, Elcilene da Silva; SILVA, Rozinaldo Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/5390493799351623
    Diante da busca por uma reflexão consciente sobre minhas vivencias e memorias, este Trabalho de Curso (TCC), escrito em forma de Memorial Acadêmico, tem como objetivo geral relatar a minha vida escolar, acadêmica e profissional. Nele consta toda essa minha trajetória e as situações pelas quais passei antes e durante o curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira. Evidenciando também sobre como se dá o processo educacional na vida de uma mulher que decide estudar e chegar ao Ensino Superior no Brasil, proporcionando, assim, uma melhor visão da realidade vivida por nós mulheres na busca por conhecimento e por uma vida melhor. Esse estudo possui natureza qualitativa. Nele estabeleço ainda, as relações entre as fases mais marcantes da minha vida, desde os primeiros anos escolares, até este momento.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A saúde e a condição de trabalho do professor/profissional de educação física: estado da arte nos periódicos nacionais
    (2021-06-17) SILVA, Nayara Reis da; SANTOS JÚNIOR, Osvaldo Galdino dos; http://lattes.cnpq.br/3964777375797728; https://orcid.org/0000-0002-9772-4413
    O presente estudo analisou a temática saúde e trabalho do professor/profissional de Educação Física, a partir de um estudo de revisão de literatura, do tipo de estado da arte, que sistematizou a produção acadêmica da temática em questão nos periódicos nacionais da área, no período de 2000 a 2020. Identificamos 4 artigos em 56 revistas e evidenciamos que a produção escrita sobre a temática é ínfima. De modo geral, os artigos denunciam que os efeitos da precarização de trabalho são as seguintes patologias: dores na região lombar, indiciando a distúrbios osteomusculares, gripes, inflamações de pele olhos, câncer de pele, prevalência de Síndrome do Distúrbio Osteomuscular; e Síndrome de Burnout. Constatou-se também que as condições de trabalho dos agentes de Educação Física são campos precarizados, tendo como consequência o adoecimento desses profissionais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Síndrome de Burnout em profissionais da saúde durante a pandemia da covid-19: uma revisão sistemática
    (2022) COSTA, Ariane Almeida; ARAÚJO, Larissa Gabriele de Sousa Pereira; PAIXÃO, Glenda Miranda da; http://lattes.cnpq.br/4907341979044292; https://orcid.org/0000-0001-9479-2659
    Analisar as publicações acerca da síndrome de Burnout em profissionais da saúde durante a pandemia da COVID-19. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa, realizada por meio de uma revisão sistemática, tendo como pergunta norteadora: “Existem evidências de que o período da pandemia da covid-19 influenciou no aumento de casos de Síndrome de Burnout em profissionais da Saúde?”. O levantamento bibliográfico foi realizado com o uso de Descritores em Ciências da Saúde (DECS), sendo respectivamente: trabalho, esgotamento profissional, pessoal de Saúde, COVID-19, SARS-COV-2; combinados com os operadores booleanos AND e OR. Foram realizadas buscas por artigos publicados de Janeiro de 2020 até Novembro de 2021, nasseguintes bases de dados: PsycInfo, Pubmed, e Periódico CAPES. Resultados: Após a leitura e análise dos textos como base no modelo PRISMA, foram aceitos 10 artigos nesta revisão. Obteve-se como resultado a predominância feminina em 80% das amostras e variação entre 101-967 participantes nos estudos, com índices de Síndrome de Burnout entre 20% a 77,1%. Sintomas ansiosos, depressivos, estresse, exaustão, e insônia foram encontrados. Os fatores do trabalho indicados foram: aumento da jornada e/ou carga de trabalho; aumento da tensão e/ou pressão no trabalho; falta de estrutura adequada para que os profissionais exerçam suas funções de forma plena, ao destacarem falta de equipamentos de proteção individual (EPI); número insuficiente de profissionais; baixo suporte por parte da gestão; alto risco de infecção; maior encargo financeiro ocasionado pela pandemia e ausência de treinamentos. Considerações finais: Considera-se o trabalho como componente central na vida dos indivíduos. No entanto, o mesmo pode acarretar diversos prejuízos a longo prazo. Sendo assim, o presente estudo pode contribuir para facilitar a compreensão das dificuldades de saúde mental e organizacionais enfrentadas por estes profissionais, visando promover um ambiente de trabalho saudável.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tendências e implicações da redução da jornada de trabalho no Brasil: uma perspectiva histórica, social e jurídica
    (2023-12-14) LIMA, Leandro Ytalo da Costa de; RESQUE, João Daniel Daibes; http://lattes.cnpq.br/0225226226260524
    A presente pesquisa destina-se a analisar as possibilidades para a redução da jornada de trabalho no Brasil, bem como os limites e os obstáculos que a ela se interpõem, além da evolução histórica da luta pela garantia e construção de direitos fundamentais aos trabalhadores. O estudo começa com a apresentação dos conceitos de direito do trabalho em diferentes contextos sociais ao longo da história e com uma breve análise da legislação brasileira no período mais recente. Em seguida, faz-se uma reflexão sobre as múltiplas tendências de jornadas de trabalho e políticas numa perspectiva global e comparada, para, então, delinear algumas diretrizes programáticas, não apenas para pensar em formas de redução da jornada de trabalho no Brasil, mas, principalmente, para provocar uma discussão a respeito da redefinição do próprio sentido e configuração do trabalho na quadra atual da história e em um contexto político e econômico carregado de tensões e contradições como as que estiveram vigentes no Brasil no século XXI.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA