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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “(...) Eles me falam que eu tinha que ter nascido homem, mas eu respondo, não deus me fez mulher mesmo”: uma reflexão sobre o ofício das mulheres marisqueiras em São João de Pirabas(2025-04-02) Nayara Sousa de; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259O presente artigo é resultado da pesquisa realizada com mulheres marisqueiras do município de São João de Pirabas, com o objetivo de investigar e compreender o trabalho realizado por essas mulheres neste município, localizado na região nordeste do Pará, microrregião do Salgado. O estudo, além de discutir a importância desse ofício e a invisibilidade dessas mulheres ao longo dos anos, também aborda a relação de gênero presente na pesca artesanal e, por fim, a relevância desse trabalho historiográfico para o ensino de História no município. O método utilizado para a realização da pesquisa foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa cinco marisqueiras. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram a observação e a entrevista com perguntas semiestruturadas. Acredito que este trabalho possibilitou uma compreensão da vida dessas mulheres e de seu trabalho, reconhecendo sua importância como trabalhadoras e como mulheres que desempenham um papel fundamental para a economia do município. Além disso, o estudo permitiu a elaboração de um registro histórico dessa atividade realizada pelas mulheres de São João de Pirabas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A familia camponesa e o trabalho na infância: uma incursão bibliográfica(2020-08-12) BRITO, Simone Nunes de; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473Tal estudo busca elucidar as contestações entre o trabalho dominante e o trabalho ontológico, visto que quando se retrata a evolução humana em um panorama histórico há um embate entre dominação e libertação, portanto, um corrompe o ser enquanto o outro socializa o próprio. É com essa percepção de socialização primária que a família camponesa assume a responsabilidade de educar ao inserir o trabalho ontológico em seus ofícios. Ponderando tal revisão, conclui-se que o trabalho dominador estabelece a depreciação da realidade e o estranhamento entre os indivíduos, diferentemente do trabalho formador na infância, o qual possui capacidade de socializar e educar a criança, mas também prepará-la para uma realidade reconhecida. Esta pesquisa baseou-se no cálculo exemplar qualitativo, o qual foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica, característico de uma pesquisa descritiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial acadêmico: trajetória escolar, acadêmica e profissional(2021-10-08) CARDOSO, Elcilene da Silva; SILVA, Rozinaldo Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/5390493799351623Diante da busca por uma reflexão consciente sobre minhas vivencias e memorias, este Trabalho de Curso (TCC), escrito em forma de Memorial Acadêmico, tem como objetivo geral relatar a minha vida escolar, acadêmica e profissional. Nele consta toda essa minha trajetória e as situações pelas quais passei antes e durante o curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira. Evidenciando também sobre como se dá o processo educacional na vida de uma mulher que decide estudar e chegar ao Ensino Superior no Brasil, proporcionando, assim, uma melhor visão da realidade vivida por nós mulheres na busca por conhecimento e por uma vida melhor. Esse estudo possui natureza qualitativa. Nele estabeleço ainda, as relações entre as fases mais marcantes da minha vida, desde os primeiros anos escolares, até este momento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A saúde e a condição de trabalho do professor/profissional de educação física: estado da arte nos periódicos nacionais(2021-06-17) SILVA, Nayara Reis da; SANTOS JÚNIOR, Osvaldo Galdino dos; http://lattes.cnpq.br/3964777375797728; https://orcid.org/0000-0002-9772-4413O presente estudo analisou a temática saúde e trabalho do professor/profissional de Educação Física, a partir de um estudo de revisão de literatura, do tipo de estado da arte, que sistematizou a produção acadêmica da temática em questão nos periódicos nacionais da área, no período de 2000 a 2020. Identificamos 4 artigos em 56 revistas e evidenciamos que a produção escrita sobre a temática é ínfima. De modo geral, os artigos denunciam que os efeitos da precarização de trabalho são as seguintes patologias: dores na região lombar, indiciando a distúrbios osteomusculares, gripes, inflamações de pele olhos, câncer de pele, prevalência de Síndrome do Distúrbio Osteomuscular; e Síndrome de Burnout. Constatou-se também que as condições de trabalho dos agentes de Educação Física são campos precarizados, tendo como consequência o adoecimento desses profissionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Síndrome de Burnout em profissionais da saúde durante a pandemia da covid-19: uma revisão sistemática(2022) COSTA, Ariane Almeida; ARAÚJO, Larissa Gabriele de Sousa Pereira; PAIXÃO, Glenda Miranda da; http://lattes.cnpq.br/4907341979044292; https://orcid.org/0000-0001-9479-2659Analisar as publicações acerca da síndrome de Burnout em profissionais da saúde durante a pandemia da COVID-19. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa, realizada por meio de uma revisão sistemática, tendo como pergunta norteadora: “Existem evidências de que o período da pandemia da covid-19 influenciou no aumento de casos de Síndrome de Burnout em profissionais da Saúde?”. O levantamento bibliográfico foi realizado com o uso de Descritores em Ciências da Saúde (DECS), sendo respectivamente: trabalho, esgotamento profissional, pessoal de Saúde, COVID-19, SARS-COV-2; combinados com os operadores booleanos AND e OR. Foram realizadas buscas por artigos publicados de Janeiro de 2020 até Novembro de 2021, nasseguintes bases de dados: PsycInfo, Pubmed, e Periódico CAPES. Resultados: Após a leitura e análise dos textos como base no modelo PRISMA, foram aceitos 10 artigos nesta revisão. Obteve-se como resultado a predominância feminina em 80% das amostras e variação entre 101-967 participantes nos estudos, com índices de Síndrome de Burnout entre 20% a 77,1%. Sintomas ansiosos, depressivos, estresse, exaustão, e insônia foram encontrados. Os fatores do trabalho indicados foram: aumento da jornada e/ou carga de trabalho; aumento da tensão e/ou pressão no trabalho; falta de estrutura adequada para que os profissionais exerçam suas funções de forma plena, ao destacarem falta de equipamentos de proteção individual (EPI); número insuficiente de profissionais; baixo suporte por parte da gestão; alto risco de infecção; maior encargo financeiro ocasionado pela pandemia e ausência de treinamentos. Considerações finais: Considera-se o trabalho como componente central na vida dos indivíduos. No entanto, o mesmo pode acarretar diversos prejuízos a longo prazo. Sendo assim, o presente estudo pode contribuir para facilitar a compreensão das dificuldades de saúde mental e organizacionais enfrentadas por estes profissionais, visando promover um ambiente de trabalho saudável.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tendências e implicações da redução da jornada de trabalho no Brasil: uma perspectiva histórica, social e jurídica(2023-12-14) LIMA, Leandro Ytalo da Costa de; RESQUE, João Daniel Daibes; http://lattes.cnpq.br/0225226226260524A presente pesquisa destina-se a analisar as possibilidades para a redução da jornada de trabalho no Brasil, bem como os limites e os obstáculos que a ela se interpõem, além da evolução histórica da luta pela garantia e construção de direitos fundamentais aos trabalhadores. O estudo começa com a apresentação dos conceitos de direito do trabalho em diferentes contextos sociais ao longo da história e com uma breve análise da legislação brasileira no período mais recente. Em seguida, faz-se uma reflexão sobre as múltiplas tendências de jornadas de trabalho e políticas numa perspectiva global e comparada, para, então, delinear algumas diretrizes programáticas, não apenas para pensar em formas de redução da jornada de trabalho no Brasil, mas, principalmente, para provocar uma discussão a respeito da redefinição do próprio sentido e configuração do trabalho na quadra atual da história e em um contexto político e econômico carregado de tensões e contradições como as que estiveram vigentes no Brasil no século XXI.