Navegando por Assunto "Whole numbers"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos na construção de projetos pedagógicos para o ensino das quatro operações com números inteiros no 6º ano(2023-06-30) SEABRA, Júlia Thaís da Costa; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877Esse trabalho aborda o uso de jogos no ensino das quatro operações básicas da Matemática com números inteiros por meio de projetos de ensino, cujo objetivo é analisar quais possibilidades têm a construção de projetos pedagógicos com jogos na aprendizagem das quatro operações no 6º ano do Ensino fundamental. A importância dos jogos no ensino do 6º ano é a demolição do antigo conceito de ensino da Matemática e a introdução de metodologias ativas, que é uma alternativa ao ensino tradicional e coloca o estudante como protagonista do ensino e aprendizagem, processo esse que tem estratégias para o desenvolvimento da educação. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, que reuniu informações por meio de levantamento bibliográfico e propôs, ao final da discussão, um produto educacional em forma de projeto de ensino. A partir da bibliografia pertinente, constatou-se que o uso de jogos em sala de aula é capaz de estimular o estudante, atraindo sua atenção e participação. A partir desses estudos pode-se concluir que é muito importante, e também promissor, a inclusão de projetos pedagógicos com metodologias ativas na Educação Matemática, sendo tarefa do professor relacionar as atividades ao conteúdo e aos objetivos de aprendizagem, consideração a atividade de cada estudante e suas necessidades de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de ensino de números inteiros com o uso de jogos para o 7º ano fundamental(2023-03-03) SANTOS, Kellem Cyntya de Matos; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877O trabalho aborda a metodologia de jogos no processo de ensino e aprendizagem, com objetivo de compreender os efeitos do uso de jogos e materiais manipuláveis no ensino de números inteiros em turmas do 7º ano fundamental. A metodologia de coleta de dados foi subdividida em dois momentos: levantamento de informações sobre o processo de aprendizagem em turmas do sétimo ano e elaboração de uma proposta de atividade para a ser aplicada sala de aula que possa auxiliar o docente no trabalho com as quatro operações básicas da matemática adição subtração, multiplicação e divisão. Compreende-se que intervenções didáticas com o uso de jogos, apresentam possibilidades da construção de outras alternativas pedagógica, mais leves, prazerosas, focadas na interação social e instigantes da curiosidade e problematização. Com este estudo foi possível constatar que, para o trabalho com números inteiros, o uso de jogos e materiais manipuláveis possibilita a criação de diferentes alternativas didáticas capazes de auxiliar no trabalho docente e promover a aprendizagem.