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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Websites dos arquivos públicos estaduais: uma ferramenta para a divulgação da informação arquivística(2018) SANTOS, Larissa Santana dos; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162O presente trabalho foi desenvolvido visando demonstrar os benefícios da utilização da internet pelos arquivos, para difundir e disseminar a informação arquivística para a sociedade. Assim este estudo objetivou pesquisar e identificar se os arquivos públicos estaduais brasileiros têm empregado essa ferramenta para difundir os seus acervos, serviços e dar acesso à informação por meio da utilização de websites disponíveis de modo online. Para atingir tal objetivo a pesquisa foi feita por meio de uma abordagem quantitativa, onde o instrumento utilizado para coletar os dados foi um quadro checklist, contendo quatro critérios de analise, que foram definidos pelo próprio autor com base nas “diretrizes gerais para a construção de websites de instituições arquivísticas” criado pelo CONARQ no ano 2000. Os resultados obtidos demonstram que poucos arquivos públicos estaduais possuem websites disponíveis na internet e, dos poucos que possuem, apenas uma pequena parcela apresenta em seu conteúdo informações satisfatórias sobre o arquivo, o acervo e seus serviços em uma interface razoavelmente boa. Conclui-se que todos os arquivos públicos estaduais, principalmente os da região Norte e Nordeste, precisam avançar bastante para de fato promover uma difusão de arquivos através da internet por meio de seus websites.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Websites for learning listening skills: a descriptive analysis(2022-12-15) FURTADO, Rafisa Amin; BRANCO, Ewerton Gleison Lopes; http://lattes.cnpq.br/8679511039616204; https://orcid.org/0000-0003-1481-9124Este artigo tem como objetivo descrever e analisar dois websites que podem contribuir na aprendizagem da compreensão oral da língua inglesa como língua adicional. As ferramentas conhecidas como as tecnologias da informação e comunicação - TICs ajudam nesse processo tanto de forma autônoma, como sendo um recurso possível dentro de sala de aula. O objeto de pesquisa para a análise e discussão foram os sites “British Council” e “Lyrics Training”, selecionados com base nos critérios indicados por Ana Amélia Amorin Carvalho (2006) sobre os elementos que caracterizam um site como educativo. A pesquisa utiliza a metodologia de estudo descritivo ao investigar cada site e elementos pertencentes a eles. E tem fundamentação teórica nos estudos tanto de Ana Amélia Amorin Carvalho (2006), como de Artur André Martinez Campos (2008) e Ana Paula Domingos Baladeli (2013). Os resultados das análises apontam que os sites Lyrics Training e British Council possuem as características abordadas por Carvalho (2006), tendo o British Council todos os elementos, enquanto o Lyrics Training possui boa parte dessas características, entretanto, isso não se torna um empecilho para a aprendizagem do estudante na língua adicional.