Navegando por Assunto "Web sites - Evaluation"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da usabilidade dos portais discente e docente do sistema SIGAA-UFPA na perspectiva dos usuários(2019-07-08) SOUZA, Thiago Oliveira de; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931O presente trabalho tem como objetivo avaliar a usabilidade dos portais discente e docente presentes no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) na perspectiva dos usuários, a fim de verificar a eficácia da realização das tarefas no sistema, assim como verificar a interação entre o docente e discente. Para isso, o trabalho teve como uma metodologia do tipo descritiva, fazendo um levantamento de dados através de questionários online, tendo um total de 77 participantes, correspondendo a 64 discentes e 13 docentes. No questionário foram feitas perguntas objetivas e subjetivas, sobre funcionalidades e atividades disponibilizadas para os usuários relacionadas a cada portal, no intuito de avaliar a eficiência do sistema em relação à realização de atividades e tarefas e a satisfação do usuário em seu uso. Os resultados das análises dos dados indicam que a maioria foi avaliado positivamente, apresentando boa interface e clareza em suas mensagens. Em atividades atribuídas como comuns, na qual os usuários estão habituados a realizar, como realização de matrículas, verificação de históricos e notas, por parte do discente e cadastramento de notas e frequências, cadastrar plano de curso e conteúdo programático pela parte do docente, porém nas atividades relacionadas à interação com o aluno, como participação de chats, realização de download e upload de arquivos o sistema se mostrou ineficaz para a maioria, principalmente para os discentes, muitos não utilizando dessa funcionalidade e da minoria que utiliza a avaliou negativamente, deixando a desejar essa função do sistema, pois o mesmo tem um grande potencial no auxilio do ensinoaprendizagem.