Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Water quality"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação físico-química das águas superficiais da bacia do Paracuri, Belém - PA
    (2019-12-18) PARAENSE, Rafaela Maritha Araújo; PEREIRA, Andréia Cardoso
    vi RESUMO A bacia hidrográfica do Paracuri, localizada na zona de expansão do município de Belém, passou por um processo de urbanização desordenada. A deficiência de estações de esgoto nas regiões periféricas representa um grande risco à qualidade das águas da bacia. Este estudo promoveu um monitoramento das águas superficiais da bacia do Paracuri, localizada na Região Metropolitana de Belém. Foram coletadas seis amostras de águas superficiais em quatro campanhas de amostragem durante os períodos menos chuvoso e chuvoso da região. Os pontos de coleta foram distribuídos preferencialmente próximo à foz dos igarapés Paracuri e Livramento, pois além de ser a região para onde todos os efluentes lançados nesses cursos hídricos convergem, se encontra na área de influência de comércios, residências e portos de navegação. Os parâmetros físico-químicos abordados neste trabalho foram analisados comparativamente com os limites estabelecidos pela Resolução nº 357 de 2005 do CONAMA, para águas doces de classe 2 e correlacionados com as possíveis fontes de origem natural ou antrópica. Temperatura, pH, sólidos totais dissolvidos, amônia, zinco, bário, cobre, arsênio, níquel e chumbo apresentaram valores concordantes com os limites da legislação brasileira. Foi observado que alguns parâmetros são diretamente influenciados pelas condições climáticas, e.g., teores de ferro, alumínio, manganês, arsênio e metais pesados, que apresentaram maiores concentrações durante o período chuvoso, em função da remobilização dos sedimentos de fundo pelas águas pluviais, o que também acarreta no aumento da turbidez nesse período. Os valores mais elevados de condutividade elétrica, e por correlação, de sólidos totais dissolvidos, ocorrem em função da concentração de íons, principalmente o sódio e em menor proporção o cálcio, magnésio e potássio, maior durante épocas de poucas chuvas. Além disso, as análises de propriedades como alcalinidade e dureza mostraram que essas águas são mais resistentes a mudanças de pH no período chuvoso, quando apresentam maior alcalinidade, e que pela estimativa da concentração de CaCO3 pode ser classificada como “água mole”. Os principais parâmetros que indicaram alteração da qualidade das águas por influência antrópica foram os surfactantes aniônicos (SA) e o ferro. As concentrações de SA ultrapassaram o limite estabelecido pela CONAMA 357/05 em até 36 vezes, o que indica lançamento de efluentes domésticos e industriais diretamente nesses recursos hídricos. O ferro, que apresentou teores acima da legislação em três campanhas de amostragem, pode ser proveniente dos portos de navegação e estaleiros que existem naquela região.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização das variáveis limnológicas em quatro praias do rio Xingú, Altamira-PA
    (2019-12-06) NASCIMENTO, Ana Caroline Leal; SILVA, Karina Dias da; http://lattes.cnpq.br/2271768102150398; https://orcid.org/0000-0001-5548-4995
    O rio Xingu é um afluente da bacia Amazônica em que possui diversos usos, tais como abastecimento de água, transporte, geração de energia, subsistência de comunidade tradicionais, recreação e lazer. O monitoramento das variáveis limnológicas em ecossistemas aquáticos, como rios, são necessários para verificar as condições e funcionamento de um ecossistema. Principalmente naqueles ambientes que sofrem influência de áreas urbanas e de empreendimentos hidrelétrico como é o caso do rio Xingu. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo analisar e caracterizar as variáveis limnológicas em quatro praias do rio Xingu na cidade de Altamira-PA. O estudo foi realizado mensalmente de setembro de 2018 a setembro de 2019. Foi medido Temperatura da Água (°C), Oxigênio Dissolvido (mg/L), pH, Condutividade Elétrica (μS/cm) e Turbidez (NTU), nos períodos seco e chuvoso. Para verificar a variação espacial entre as variáveis foi aplicado uma ANOVA (análise de variância), demonstrando que não houve diferenças nas variâncias quando comparados os locais e os períodos. Foi aplicado também um teste T para verificar se há diferenças entre as médias das variáveis nos períodos seco e chuvoso. Temperatura da água apresentou diferença no período seco, pH e Turbidez apresentaram diferenças no período chuvoso. Para avaliar as correlações das variáveis foi utilizado a correlação de Pearson, tanto no geral quanto para cada local. Para cada local as variáveis apresentaram correlações diferentes, apesar de ser o mesmo rio, essas diferenças podem estar relacionadas com a sazonalidade ou com outros fatores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Qualidade da água do Rio Cereja, Bragança-Pará
    (2025-11-05) COSTA, José Ailton da Paixão; PEREIRA, Luci Cajueiro Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9883400404823218
    O Rio Cereja, localizado no município de Bragança-PA, é uma Área de Preservação Permanente (APP) com aproximadamente 4 km de extensão. A qualidade de suas águas tem sido comprometida pela ausência de saneamento básico e pela ocupação desordenada de suas margens. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da água ao longo do rio, desde sua nascente até a foz, buscando compreender os impactos das atividades antrópicas sobre esse ecossistema. Foram analisadas variáveis hidrológicas como temperatura, pH, turbidez, clorofila-a e oxigênio dissolvido e microbiológicas incluindo enterococos, coliformes termotolerantes e coliformes totais em sete pontos distintos ao longo do curso do rio. As análises seguiram os parâmetros estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 357/2005, que regulamenta a qualidade das águas doces de classe 2. A metodologia adotada envolveu a coleta de água superficial nos meses de junho, agosto, outubro e dezembro de 2022, além de março e julho de 2023. Para as medições in situ de pH, temperatura e oxigênio dissolvido, foi utilizado o multiparâmetro AKSO-AK88. A turbidez foi determinada com auxílio de um CTD; a clorofila-a, por espectrofotometria; os enterococcus, por meio da técnica de membranas filtrantes de acetato de celulose; e os coliformes, pela técnica de fermentação em tubos múltiplos. Os resultados indicaram que, dos pontos de coletas estudados, tiveram 99% das concentrações de oxigênio dissolvido e 29,26% dos valores de pH abaixo dos padrões exigidos pelo CONAMA. As maiores concentrações de clorofila-a e os níveis mais elevados de turbidez foram observados nas estações de coleta situadas em áreas mais urbanizadas. Todos os pontos analisados apresentaram colônias típicas de enterococcus nas amostras de 1, 10 e 100 ml de água. De modo geral, verificou-se uma alta taxa de contaminação por coliformes totais e termotolerantes em todos os trechos do rio. Com base nos critérios estabelecidos pelo CONAMA, conclui-se que o Rio Cereja encontra-se com todos os tipos de uso da água comprometidos, devido às elevadas concentrações de coliformes termotolerantes ao longo de seu curso. Diante desse cenário, torna-se urgente a implementação das medidas previstas no plano diretor municipal para a recuperação e preservação da qualidade hídrica do rio.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA