Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Voleibol"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da agilidade em atletas de voleibol juvenil: comparação entre as respectivas posições do voleibol
    (2019-12-10) SOUSA, Alan Medeiros de; KANEKO, Gláucia Lobato; http://lattes.cnpq.br/0456686615099537
    A agilidade em atletas de voleibol em comparação a seus posicionamentos, envolve um papel crucial no processo de avaliação física e de entendimento do indivíduo dentro do esporte. O estudo teve como objetivo analisar os perfis de atletas em correlação com os posicionamentos do voleibol utilizando a valência física de agilidade como parâmetro de comparação. Este estudo avaliou 37 atletas, com idades entre 15 e 17 anos, sendo critério para participação estarem jogando o JEP (Jogos Estudantis Paraense); sendo a agilidade avaliada por meio do teste de Shuttle Run. Com os resultados das médias entre ponteiras (12,1s), levantadoras (12,6s), opostas (12,3s), líberos (11,8s) e centrais (12,6s) foi constatado que não houve diferença estatística (p>0,5) entre os posicionamentos referentes. Concluindo-se que mesmo sendo uma idade de maturação avançada, não se deve especificar os atletas dentro da categoria juvenil em posicionamentos físicos utilizando a agilidade como variável.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise de flexibilidade e força e resistência muscular de atletas de voleibol feminino juvenil, correlação entre as respectivas posições do voleibol
    (2019-12-17) FREIRE, Roberto Caxias; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900
    A flexibilidade e a força e resistência muscular em atletas femininas de voleibol em comparação a seus posicionamentos e funções em quadra, envolve um papel primordial no processo de avaliação física e de entendimento e seleção do indivíduo dentro do esporte. O trabalho teve como objetivo analisar os perfis de atletas em correlação com os posicionamentos do voleibol utilizando as valências físicas da flexibilidade e da força e resistência muscular como parâmetro de comparação, além de dados antropométricos e morfológicos. Este estudo avaliou 33 atletas, com idades entre 15 e 17 anos, sendo critério para participação terem jogando o JEP’s (Jogos Estudantis Paraenses); sendo a flexibilidade avaliada através de uma adaptação do Flexiteste, a força e resistência muscular de membros superiores através do teste de repetições máximas em 1 minuto de flexão de braços em 6 apoios e a força e resistência muscular abdominal através do teste de repetições máximas em 1 minuto de abdominal no solo. Conclui-se que mesmo com as limitações do trabalho, existe uma tendência de seguir o padrão do esporte de alto nível como referência.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A vivência do voleibol no projeto social “educando através do esporte”, no município de Igarapé-Miri – PA
    (2021-10-11) PANTOJA, Mauro Junior Serrão; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900; https://orcid.org/0000-0002-6717-2013
    O presente estudo objetiva investigar as contribuições da vivência do voleibol para alunos do projeto social “Educando Através do Esporte”, realizado em uma escola do município de Igarapé-Miri-PA. O esporte é moldado de acordo com os seus interesses, sejam econômicos, sociais, culturais ou estéticos. Nesse sentido, pode ser praticado em diferentes locais e usado de distintas maneiras, entretanto, a instituição escolar é um desses locais de apropriação do esporte, um dos conteúdos mais utilizados na Educação Física Escolar. Em termos metodológicos, o trabalho é de abordagem qualitativa e de caráter descritivo. Realizou-se uma pesquisa com 10 (dez) alunos que fizeram parte do projeto “Educando Através do Esporte” no ano de 2019. A demarcação desse período justifica-se pelo fato de que 2020 e 2021 não houve o funcionamento regular do referido projeto social, por conta da pandemia da COVID-19. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista, guiada por um roteiro contendo 4 (quatro) perguntas semi-estruturadas. Para fundamentação teórica do trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica relacionada ao esporte, voleibol e a prática esportiva na escola. Os principais resultados da pesquisa revelaram que o projeto trouxe contribuições para a vida dos alunos, segundo seus próprios relatos, no que tange à formação de valores, oportunidades de estudo e saúde.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA