Navegando por Assunto "Vida"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Levantamento de casos de leishmaniose em Anapu- PA: conscientização em alunos do 8º e 9º ano da escola Osvaldo Cruz(2019-06-28) ANDRADE, Osias Marcos de; SANTOS, Ana Carolina Aviz dos; http://lattes.cnpq.br/3119869015391279As leishmanioses constituem um conjunto de doenças infecciosas altamente prevalentes, caracterizadas pelo alto grau de morbidade e com baixo grau de mortalidade. Elas afetam profundamente a qualidade de vida e geram impactos socioeconômicos negativos para a população dos países mais pobres. O objetivo geral desse trabalho foi de analisar o conhecimento dos alunos do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos) acerca da doença Leishmaniose na comunidade Surubim – munícipio de Anapu-PA. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 41 alunos na pré-aula e 39 alunos na pós aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Cruz do período vespertino. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionários objetivos e ação pedagógica. A análise de dados foram realizadas por meio de planilha de Excel para obtenção de médias percentuais, confecção de tabelas e gráficos. Com tudo, constata-se um conhecimento positivo destes alunos nesta comparação do antes e depois da ação pedagógica sobre Leishmaniose na escola nas aulas de Ciências. Portanto, os resultados alcançados foram bastante evidentes, o conhecimento sobre a leishmaniose evoluíram, ganhando significado categórico para a conscientização e sensibilização destes alunos, pois a maioria não tinham conhecimentos acerca do tema leishmaniose.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial: as reflexões sobre a trajetória de vida da infância à vida acadêmica(2023-01-24) MESQUITA, Mauriza Santos; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861O artigo presente apresenta meu “Memorial: As reflexões sobre a trajetória de vida da infância a vida acadêmica”. Objetivou fazer uma recordação da minha memória, resgatando o passado da infância, o ingresso na escola, ensino médio e o ingressar no curso de Pedagogia – Parfor. O ser humano enquanto cidadão precisa passar por diversas etapas no desenvolvimento pessoal e intelectual, haja vista que a infância tem a sua contribuição para outras etapas na vida adulta. O Memorial Descritivo relata não só a trajetória da minha formação escolar, mas, descreve uma síntese dos momentos marcantes de toda minha história familiar e pessoal. Enquanto formadora de opinião contribuo a minha vida acadêmica ao grande projeto do governo federal PARFOR que me instigou a fazer parte e hoje apresentando esse trabalho chego ao final dessa formação que contribuirá para minha carreira de professora do ensino da Educação Infantil. O PARFOR é acontecimento eminente aos professores que não tinha formação acadêmica, sendo uma realização do meu sonho de chegar à formação acadêmica. Durante o período de formação pude construir conhecimentos e adquiri grandes aprendizagens na assimilação das teorias e práticas no curso de pedagogia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percursos de uma educadora na região Transamazônica em Brasil Novo - PA(2019-08-02) COSTA, Eudilene de Jesus; MARCHESI, Reinaldo de Souza; http://lattes.cnpq.br/3521552012029429O tema do referido Memorial é “Percursos de uma Educadora na Região Transamazônica em Brasil Novo - Pa”. O presente trabalho diligenciou fazer um Memorial com intuito de mostrar as mudanças que a educação fez na minha vida. O ser humano enquanto cidadão precisa passar por diversas etapas no desenvolvimento pessoal e intelectual, haja vista que a infância tem a sua contribuição para outras etapas na vida adulta, mesmo que não tenha sido agradável e com boas recordações. A metodologia é abordada a partir da história de vida com descrição narrativa de momentos que vivenciei. Já o objetivo do trabalho é estimular as pessoas a valorizar sua história de vida, quer seja boa ou ruim. Durante o período de construção dos conhecimentos adquiri grandes aprendizagens na assimilação das teorias e práticas no curso de Educação do Campo. Então, afirmo que os resultados foram positivos.