Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Urban pavements"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação objetiva de pavimentos flexíveis pelo método do ICP/SHRP. Estudo caso, bairro de Batista Campos em Belém-PA
    (2021-06-09) SOUSA, Talmo Cunha de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    Os Sistemas de Gerência de Pavimentos (SGPs) são ferramentas importantes para manter a malha viária urbana em boas condições de rolamento com o mínimo uso de recursos públicos, porém para que o SGP funcione bem é necessário haver a etapa de avaliação da condição da superfície de rolamento. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é fazer o levantamento da condição da superfície do pavimento no bairro de Batista Campos. Para se atingir esse objetivo foi realizado o levantamento de campo baseado no método do SHRP (Strategic Highway Research Program) e paralelamente, por oportunidade, foram levantadas as condições da sinalização horizontal. A nota do pavimento foi obtida por meio do cálculo do ICP (Índice de Condição do Pavimento), que qualifica o estado do pavimento de 0 a 100. Dentre os principais resultados, tem-se que o ICP médio das vias do bairro de Batista Campos foi de 86,75 (excelente desempenho do pavimento). As vias arteriais do bairro estavam mais bem conservadas que as vias coletoras e locais. Os trechos mais críticos apresentaram o ICP de 61,67 e os melhores trechos exibiram ICP = 100. Os defeitos mais frequentes da malha viária analisada foram o desgaste, remendos e interferências com tubulações urbanas. A maioria dos defeitos detectados foi classificada como de baixa severidade e de baixa extensão. Houve uma forte correlação linear positiva entre as cotas dos trechos e seus respectivos ICPs. Apenas 48% das sinalizações horizontais do bairro estão bem conservadas, ou seja, a sinalização horizontal está em piores condições de conservação do que a superfície de rolamento dos trechos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA