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Navegando por Assunto "Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Tucuruí"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de ensaios experimentais referente a mecânica dos fluidos através de bancadas didáticas
    (2022-07-07) SILVA, Murilo Moreira; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    No presente trabalho será abortado a teoria, o funcionamento, a descrição e a utilidade de quatro bancadas de ensino, presentes nos Laboratórios de Mecânica dos Fluidos e Turbomáquinas da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC) da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Essas bancadas têm teor prático para o desenvolvimento dos estudos de algumas teorias da mecânica dos fluidos, de maneira a analisar o comportamento dos mesmos perante testes em viscosidade, hidrostática, escoamento de Poiseuille, escoamento de Bernoulli e o experimento de Reynolds. Desta maneira, todo o trabalho realizado apresenta caráter teórico e prático para análise de cada experimento. Tendo como foco, ressaltar a importância que a experimentação real tem para o aprendizado na engenharia, mais ainda quando se faz referência a mecânica dos fluidos, já que esta é uma disciplina que engloba diversas situações diferentes, que dependem de uma variedade de parâmetros, tais como, diâmetro de tubo, viscosidade, regime de escoamento, geometria, rugosidade e etc, que podem influenciar o comportamento do fluido em aplicações prática de engenharia, como por exemplo, em tubulações industriais, superfícies submersas e dentre outros. Uma das principais relevâncias ao estudar as presentes bancadas, é mostrar de forma prática como a alteração nas variáveis das bancadas podem influenciar nos fenômenos observáveis para um experimento muito semelhante. Além de que o trabalho busca expressar, alguns motivos que fazem com que seja necessário ter o conhecimento sobre a geometria de alguns elementos essências na mecânica dos fluidos, de forma a conhecer melhor as fórmulas e análises referentes as tubulações, manômetros, bombas e reservatórios, com cálculos de volume, análises trigonométricas e medições de diâmetros referentes a eles. Por fim, ressaltando algumas áreas de aplicação da mecânica dos fluidos na engenharia e situações proporcionadas por ela.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A luta pela equidade de gênero nas engenharias: 5 anos do Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias
    (2024-11-04) SOUSA, Emilda Oliveira de; ALMEIDA, Edileuza de Sarges; http://lattes.cnpq.br/1461881309223581; SANTOS, Viviane Almeida dos; http://lattes.cnpq.br/1489376127395764
    As grandes revoluções na história foram antecedidas por um contexto de agudizamento das desigualdades sociais, exploração, pobreza extrema e crises sistêmicas que aprofundaram as diferenças sociais, construindo-se espaços profícuos para a insurgência de novas formas de pensar e reorganização das sociedades baseadas nas ideias de justiça social, igualdade, liberdade e equidade, a exemplo da revolução francesa e a revolução russa. Cada vez que a sociedade é constantemente violentada em seus direitos mais basilares, movimentos de ruptura emergem como formas de contestação ao status quo, à ordem estabelecida e às opressões que afligem determinados coletivos. E, não poderia ter sido diferente com o surgimento do Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias (PMME) no Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao realizar uma retrospectiva de 5 anos do PMME, foi possível observar que a trajetória construída pelo Programa nesse período revelou a sua natureza transgressora, a sua capacidade questionadora, de ressignificar os papéis atribuídos às mulheres e, sobretudo, de construir e reconstruir novos caminhos impulsionados pela atitude ativa e responsiva (Bakhtin e Volochinov, 2006), o que remete a possibilidade de transformação da realidade. Nessa perspectiva, o Programa foi desenvolvendo suas atividades e ações visando sempre a representatividade feminina, o enfrentamento ao assédio e discriminação de gênero, além de estratégias para aumentar a participação de mulheres nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). Os resultados alcançados ao longo desses cinco anos, incluindo a criação de espaços de convivência, a elaboração de materiais educativos, a realização de eventos e o desenvolvimento de ferramentas interativas, mostram o comprometimento do programa em transformar o ambiente acadêmico e tornar a engenharia mais inclusiva e acessível para as mulheres.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto de carga térmica da biblioteca do novo prédio da UFPA Campus de Tucuruí com base na NBR16655:2019
    (2022-02-04) SERRÃO, Vinícius da Silva; SILVA, Artur José Cunha da; http://lattes.cnpq.br/8959583980225876; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    Tendo em vista os elevados custos atuais e a busca pela redução do consumo de energia elétrica são de suma importância um bom projeto de climatização, pois garante um dimensionamento adequado dos aparelhos de climatização e além disso, atende todas as exigências não só do projeto, mas também do cliente de forma confiável e eficiente. Através desse conforto térmico proporcionado, o ambiente se torna mais agradável e as pessoas podem desempenhar suas atividades de maneira mais produtiva. Este trabalho tem como objetivo apresentar o dimensionamento de carga térmica na Biblioteca que se encontra na nova UFPA situada na cidade de Tucuruí, no estado do Pará. Esta biblioteca possui uma área total de 274,59 m2 e a capacidade máxima de ocupação de 77 ocupantes. Esse projeto foi executado seguindo as diretrizes da norma ABNT NBR 16655: 2019. Nos cálculos foram considerados todas as formas de transferências de calor tais como: a transmissão de calor por superfície opacas, o ganho de calor por insolação, a carga térmica por renovação, infiltração de ar, carga interna pelas pessoas, iluminação e equipamentos. A carga térmica total obtida foi de 198.317,77 BTU e diante dos resultados obtidos no cálculo do fluxo total de calor para o ambiente em estudo, concluiu-se que a maior parte do ganho térmico se dá pela transmissão de calor por superfície opacas. Com base nesses resultados foram selecionados 11 aparelhos de ar condicionado Split Inverter distribuídos em cada recinto da biblioteca com o propósito de garantir o conforto térmico no local de estudo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto de climatização do novo auditório da UFPA campus de Tucuruí com base no método de cálculo de carga térmica residencial
    (2022-02-04) FRANÇA, Welington Lopes de; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    Um bom projeto de climatização tem sua importância devido a constante crescente na demanda energética tanto nacional como internacional, além disso, estudos apontam que o conforto térmico está diretamente ligado a produtividade do indivíduo, seja ele no ambiente de trabalho ou em atividades cotidianas. Dessa maneira o objetivo principal foi dimensionar as parcelas de carga térmica do novo auditório da Universidade Federal do Pará, campus de Tucuruí, que será o local dos mais diversos eventos na universidade, com uma área de aproximadamente 198 m2 e capacidade para 180 pessoas. A fim de abrigar os ocupantes confortáveis termicamente, foi analisado utilizando da metodologia CLTD (Diferença de temperatura da carga de resfriamento) empregada pela ABNT NBR 16655-3:2019 as parcelas de carga térmica referente a insolação nas paredes e janelas, além das cargas referente as pessoas, equipamentos e devido a infiltração de ar. Diante dos resultados encontrados foi apresentado a demanda térmica total de 200 kBtu/h no qual quase 50% desse valor representa a carga devido à presença das pessoas, seguido pela carga térmico devido a infiltração que acontece nas frestas das portas e janelas que representa 24% do total. Em virtude de tais valores, foram selecionados para atender o local cinco aparelhos de ar-condicionado sendo três com capacidade de 36000 Btu e dois com capacidade de 47000 Btu/h, sendo ainda três deles do modelo high wall inverter e dois do modelo piso teto também inverter.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto de uma bancada didática para o estudo do escoamento em canal aberto para o Laboratório de Engenharia Mecânica - Campus Tucuruí
    (2022-02-05) ARAUJO, Rafael de Sousa; BANDEIRA, Francisco Jarmeson Silva; http://lattes.cnpq.br/6709678701588361
    O presente trabalho tem o propósito de desenvolver o projeto estrutural de uma bancada didática de um canal d’água multifuncional para o Laboratório de Engenharia Mecânica (LABMEC), campus Tucuruí, com o objetivo de utilizá-la em disciplinas e em pesquisas na área de mecânica dos fluídos, além disso, avaliar a resistência da mesma, por meio do método analítico e numérico. Foram realizados cálculos analíticos para determinar volume, as forças exercidas pela água e a carga gerada pelo vidro, as tensões de flexão e cisalhamento, além do fator de segurança. Para o método numérico é realizado uma análise estrutural da estrutura metálica com o vidro e sem o vidro, por meio de um software de elementos finitos. Após realizar os cálculos e a simulação numérica, estes métodos utilizados corroboraram para que a bancada fosse considerada segura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Proposta de implementação de metodologias ativas em disciplinas de computação no Campus Universitário de Tucuruí da Universidade Federal do Pará
    (2024-12-06) DIOGO, Cássia Braga; DIOGO, Carla Braga; http://lattes.cnpq.br/2336150020470041; SANTOS, Viviane Almeida dos; http://lattes.cnpq.br/1489376127395764
    Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de implementação de metodologias ativas no Campus Universitário de Tucuruí da Universidade Federal do Pará - UFPA. O estudo foi realizado com base em uma revisão sistemática de literatura sobre a temática do uso de metodologias ativas em disciplinas de computação e de um estudo de caso no campus. Através desta pesquisa estima-se que o uso de metodologias ativas pode trazer diversos benefícios, dentre eles a redução do número de discentes evadidos e reprovados.
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