Navegando por Assunto "Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades de quilombolas aprovados no processo seletivo especial da UFPA Castanhal em permanecer/concluir o curso(2018-04) AMORAS, Llilian Kelly Oliveira; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733O Trabalho de Curso (TCC) intitulado: “Dificuldades de Quilombolas Aprovados no Processo Seletivo Especial da UFPA Castanhal em Permanecer/Concluir o Curso”, encerra um primeiro ciclo de estudos sobre populações quilombolas desenvolvidos durante meu curso de graduação e enquanto bolsista do Programa Universidade no Quilombo - UFPA sob coordenação do Prof. Dr. Assunção Amaral. Intenciona-se com a elaboração desse trabalho promover a comunidade docente/discente assim como as comunidades remanescentes quilombolas a oportunidade de entender e compreender as peculiaridades no que tange a questão das dificuldades encontradas pelos alunos oriundos de tais comunidades que são aprovados no Processo Seletivo Especial da UFPA Castanhal em Permanecer/Concluir o curso de graduação. Tem como objetivo geral, buscar meios para explicar as dificuldades de permanecer/ concluir o curso de graduação dos alunos quilombolas aprovados no processo seletivo especial para quilombolas na universidade. Para atingir os objetivos da investigação optou-se como delineamento de pesquisa, o estudo de Casos descritivo, centrado em um caso particular, de seis alunos sobre o Processo Seletivo Especial quilombola (PSE) aprovados no segundo semestre de 2012 a 2017 ingresso no ano seguinte por meio da resolução nº 4.309 que reservou 2 vagas por (acréscimo) a alunos quilombolas. Para tanto realizei uma analise qualitativa dos dados, coletados a partir de uma entrevista, realizada no mês de janeiro, fevereiro e inicio de marco de 2018, com seis alunos aprovados no Processo Seletivo Especial quilombola (PSE). Os resultados apontam a percepção dos entrevistados com o avanço das políticas de ações afirmativas que os possibilitam adentrar e permanecer no ensino superior apesar das dificuldades que podem surgir, porém a discriminação racial dentro da Universidade ainda é algo a ser trabalhado com todos os alunos da instituição.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades enfrentadas pelas alunas quilombolas ao acesso ao ensino superior por meio do processo seletivo especial da UFPA Campus Castanhal(2018) LIMA, Elane Cristina Monte; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733O Trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas por estudantes de comunidades quilombolas ao acesso ao ensino superior na universidade Federal do Pará. A problemática desta pesquisa questiona o porquê é tão difícil estudantes negros e negras principalmente aqueles que pertencem às Comunidades Quilombolas acessarem o ensino superior? O trabalho envereda-se à abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa utilizando foi de campo, buscando fundamento bibliográfico e documental. O referencial teórico está embasado em Munanga (2009); Amaral (2007); Queiroz (2004); Santos (2015); Oliveira (1999); Muller (1999); Pinsky (2015) entre outros que discutem a História do Negro na sociedade e a trajetória da mulher negra na educação. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, utilizado o método discursivo para analisar as respostas do questionário. Os resultados obtidos neste trabalho estão às dificuldades financeiras para custear os estudos, a distância entre casa/escola durante a conclusão do ensino básico, transporte ou este em condições precárias, a falta de informação e orientação para acessa o ensino superior, omissão do poder público nas comunidades quilombolas, discriminação, preconceito e racismo que ainda permanecem de forma oculta nos ambientes escolares entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação de professores da UFPA-Castanhal que atuam ou atuaram com graduandos com deficiência visual(2017-09-05) JESUS, Cleiciane de Fatima Sousa de; LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7850745742319008Este estudo tem como objetivo geral caracterizar a formação de professores da UFPA-Castanhal que atuaram com aluno com Deficiência Visual. O mesmo apresenta uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando como técnica de pesquisa o questionário, composto por 34 perguntas, distribuídas em seis categorias. Participaram desta pesquisa 14 docentes, sendo sete da Faculdade de Letras e sete da Faculdade de Pedagogia, que declararam ter atuado com aluno com deficiência visual. Destes, cinco (36%) do sexo feminino, e 9 (64%) do sexo masculino. Com idade média de 45,6 anos, com variação de 29 a 58. Os docentes possuíam, em média, 20,5 anos de tempo de docência. Quanto a atuação na UFPA, 11 (79%) são efetivos com média de 24 anos de atuação, e três (21%) são substitutos ou temporários com média de 12 anos de docência. Com relação a titulação desses professores, na Letras seis (71%) são doutores e dois (29%) são mestres, na Pedagogia quatro (57%) doutores, dois (29%) mestres e um (14%) especialista. Os resultados evidenciaram que 13 (93%) dos docentes foram informados que atuariam com aluno com deficiência visual. Metade dos professores, sete (50%), declararam que possuem pouco conhecimento sobre a inclusão de alunos público da Educação Especial. Dos 14 docentes, três (21%) ressaltaram que possuíam curso na área da Educação Especial, sendo que todos que afirmaram ter realizado cursos são professores da Pedagogia, os cursos foram ofertados pela UEPA, UFPA, SEMED, SEMEC e UFPA, e 11 (79%) declararam que não realizaram curso na área. Dos participantes, oito (57%) dos professores afirmaram que realizaram alguma outra atividade na área da Educação Especial, destes sete (50%) são docentes de Pedagogia. Quando questionados se costumam buscar informação na área da EE, nove (64%) apontaram que costumam buscar informações, principalmente em sites. Todos os docentes assinalaram desejar formação na área da Educação Especial, tendo com preferencial na Letras a forma de oficina, e na Pedagogia roda de conversa e minicurso, as duas Faculdades afirmaram que essas formações deveriam ocorrer presencialmente, no turno da tarde, e, quanto ao dia da semana, quatro (57%) dos docentes de Letras afirmaram que poderia ocorrer em qualquer dia da semana, e na Pedagogia a mesma quantidade optou pela quarta-feira. Portanto, os dados apontam a necessidade de formação na área da EE para ambas as Faculdades, e que diante desta carência, os professores percebem a necessidade de participarem de formações nesta área.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Libras na formação superior: o perfil dos inscritos no projeto Libras nas Universidades(2018-03-22) CARDOSO, Elton de Souza; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1447087682728044O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o perfil dos inscritos que se inscreveram no curso de Libras na UFPA-Castanhal no ano de 2016. O estudo apresenta uma abordagem quanti-qualitativa, utilizou-se como técnica de coleta de dados o questionário utilizado pelo projeto para a inscrição. Para tanto, este estudo teve como base o formulário de inscrição ao curso, o curso se destinava a discentes de instituições universitárias da cidade de Castanhal (PA). Os resultados indicam que a maioria dos inscritos são discente dos cursos que mais se destacaram foram os dos cursos de licenciatura, a maioria sendo do curso de Pedagogia e educação física, este fato fica claro quando sabemos que esses dois cursos apresentam alunos e professor surdo dentro de seus cursos. Outro fator marcante foi os alunos de alguns cursos que não são da área da licenciatura. Desta forma, verifica-se a importância da difusão da língua de sinais dentro das universidades, pois os sujeitos surdos perpassam por todos os setores e espaços que constitui a UFPA-Castanhal, com isso buscase oferecer inclusão, ao passo que vivemos num contexto inclusivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção do conhecimento sobre avaliação da aprendizagem nos cursos de licenciaturas da UFPA/Castanhal: um estudo a partir dos TCCs defendidos no período de 2008-2017(2018-03-15) SILVA, Rejane Maria de Araújo; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492A avaliação da aprendizagem é um campo epistemológico que tem crescido e se diversificado do ponto de vista teórico-metodológico no seio da Didática. O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa a produção do conhecimento sobre avaliação da aprendizagem com base nos TCCs produzidos nos cursos de Licenciaturas da UFPA/ Castanhal, no período de 2008 a 2017. Visa conhecer as tendências e peculiaridades da produção acadêmica desse campo, de modo a subsidiar futuros estudos vinculados à avaliação da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa “estado da arte do conhecimento”, fundamentada por uma abordagem qualitativa de pesquisa e operacionalizada sob a orientação metodológica da pesquisa documental. A fonte de investigação foi a biblioteca David Sá localizada no Campus da UFPA/Castanhal, onde foi possível acessar os arquivos impressos e digitais. A análise dos dados se deu a partir do aporte teórico oriundo dos campos da avaliação da aprendizagem e da pesquisa do tipo estado do conhecimento. Após analise dos documentos constatou-se que a temática avaliação da aprendizagem não é tão discutida nos trabalhos de conclusão de curso nas licenciaturas do campus universitário da UFPA em Castanhal, sendo que as produções identificadas estão vinculadas apenas ao curso de Pedagogia. Dentre os aspectos investigados nas produções encontradas, destaca-se: desenvolvimento da avaliação da aprendizagem na Educação Infantil e Ensino Fundamental, sob a ótica da pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Com base nos resultados é possível afirmar que as questões pedagógicas e, em especial, a docência, ainda não são temas prioritários na formação dos alunos dos cursos objetos da investigação, apesar de se tratar de Licenciaturas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal.(2018) FERNANDES, Gelcimar Leite; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma pesquisa sobre as representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA - PARFOR /Campus Castanhal a partir de 30 alunos matriculados no Curso de Pedagogia PARFOR, UFPA/Campus Castanhal. É pesquisa qualitativa de campo segundo Bogdan e Biklen, que usou o questionário com base em Chizzotti como técnica de produção de dados e análise de conteúdo categorial segundo Bardin. O referencial teórico é pautado na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e Jodelet além de intelectuais como Gatti, Minasi, Libaneo, Tanure, Anjos que discutem Formação de Professores. Os resultados mostram a partir de sete temáticas analíticas, a saber: da dimensão projetiva; da dimensão da formação, da dimensão ética; da dimensão afetiva; da dimensão atitudinal; da dimensão do acesso ao curso e da dimensão sócio institucional, que esses professores vivenciam a formação atravessados por conquistas e dilemas que expressam o modo como a política de formação de professores se materializa e o preço que cada professor/aluno paga no percurso de busca da formação em nível superior.