Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Turmas Multisseriadas"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas de oralidade, leitura e escrita que valorizam as histórias de letramento da comunidade do Emaús
    (2021-06-16) CONCEIÇÃO, Carmen Lucia Braga da; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972; https://orcid.org/0000-0001-5750-5868
    Neste artigo descrevemos práticas pedagógicas desenvolvidas no projeto “Escola cidade de Emaús: histórias de letramento e de alfabetização constituídas nos diálogos com as práticas socioculturais do Bengui e da Amazônia” (PROEXIA-UFPA/2018). Tivemos por objetivo analisar as contribuições do letramento para o processo de consolidação da escrita, da leitura e da oralidade por parte das crianças, jovens e adultos que são atendidos no Movimento República de Emaús. Os sujeitos foram alunos de turmas multisseriadas, com faixa etária de 9 a 17 anos, no período de agosto de 2018 a julho de 2019 no Movimento República de Emaús. Estudos de Freire (1996, 1989), Bakhtin (2006), Kleiman (2005, 2012), Marcuschi (2008, 2010), Soares (2003, 2012, 2019) embasaram este trabalho. Assim sendo, a pesquisa foi uma abordagem qualitativa (GODOY, 1995), etnográfica, de observação participante (ANGROSINO, 2009). Dentre as atividades, selecionamos uma desenvolvida em parceria com o educador de esportes que ocorreu no segundo semestre de 2018. Para as análises, utilizamos produções escritas e orais proporcionadas pelas dinâmicas articuladas ao gênero debate. Os resultados das ações demonstraram que, ao criarmos condições para que os alunos dialoguem com os seus contextos, contribuímos com a construção do dizer dos envolvidos em diferentes aspectos da oralidade e da escrita. Dessa forma, o trabalho com turmas multisseriadas confere à formação inicial várias possibilidades de vivências do ser docente em instituições como o Movimento de Emaús.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA