Navegando por Assunto "Trigonometry - Study and teaching"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio(2019-04-11) OLIVEIRA, Francinete Pinheiro de; ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2751639119658256O presente trabalho apresenta um estudo que objetivou analisar os fatores que contribuem para as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Trigonometria no 1º ano do Ensino Médio. Como suporte teórico, embasou-se em autores que discutem essa temática como Brown (2006), Chigonga (2016), Orhun (2004), entre outros, que contribuíram com uma abordagem significativa sobre o tema em discussão. De tal modo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual foram feitas o uso de observações e aplicações de questionários que foram direcionados a uma professora e alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Tendo por meio dos questionários resultados satisfatórios quanto as dificuldades que os alunos têm em aprender a Trigonometria, no qual conclui-se a partir dessa discussão mostrar que a introdução de novas estratégias metodológicas para o ensino tem como propósito elevar o potencial educativo na aprendizagem dos alunos quanto aos saberes trigonométricos, assim como das demais disciplinas do currículo escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas metodológicas no ensinar e aprender trigonometria(2019-12-12) PANTOJA, Brendo Monteiro; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877Este trabalho aborda o ensino da trigonometria nas escolas, fazendo relação com as metodologias do campo da educação matemática. Tem como objetivo principal descrever as práticas metodológicas no processo de ensino-aprendizagem deste conteúdo e levantar as dificuldades envolvidas neste processo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, que utilizou como principal instrumento de coleta a entrevista, analisada à luz da bibliografia pertinente. Propõem-se questões sobre como o aluno e o professor lidam com as mudanças do atual contexto e quais as dificuldades que eles encontram para ensinar e aprender trigonometria com um olhar para o ensino médio. Dentre as principais dificuldades elencadas por estudantes no aprendizado da trigonometria está o fato de não saberem sobre como lidar com a parte algébrica. Estas dificuldades aumentam por não terem um trabalho pedagógico que se utilize de diferenciadas metodologias com o propósito de propiciar a aprendizagem.