Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Trigonometry"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fatores limitantes do ensino-aprendizagem matemática em uma escola de educação básica: um relato de experiência docente
    (2020-02-17) SOUZA, Almiro Alexandre Melo; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
    O ensino da Matemática não compreende tarefa fácil, professores de todos os níveis de ensino apresentam um quadro bastante similar no sentido do desafio no envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, para além da memorização de fórmulas. Assim, motivado pela indagação: Que fatores podem ser limitantes do ensino da Matemática no que tange a trigonometria numa abordagem prática? Este estudo objetivou expor resultados de uma experiência docente em relação ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática, no que tange a prática da trigonometria. Para tanto, visou desenvolver atividades pedagógicas para minimizar as limitações; e, vincular a matemática teórica à prática do cotidiano. Foi selecionada a turma de 9º ano, e nesta foram aplicadas observações participantes durante dois meses. Foram analisados os simulados dos alunos durante o período da pesquisa, de modo a considerar suas maiores dificuldades em Matemática. Paralelo a investigação foi consultada um acervo bibliográfico sobre ensino e aprendizagem matemática. Os resultados foram compilados, chegando-se a conclusão que as aulas práticas juntamente com as aulas teóricas acabam ocasionando um bom desenvolvimento no desempenho da competência, habilidades dos estudantes auxiliando em resultados positivos na aprendizagem. Confirmou-se com este estudo, que há a necessidade de que as práticas sejam repensadas no sentido de superação dos desafios, sejam eles de ordem externa ou interna da escola.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A utilização do triângulo retângulo na astronomia
    (2022-12-29) NOGUEIRA, Alex Brendo Ferreira; COSTA, Emanoel Thompson Santos da; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378
    O presente artigo tem como objetivo mostrar de que forma o triângulo retângulo e suas propriedades foram utilizados para medir distâncias, como por exemplo as distâncias terra-sol e terra-lua. O texto está dividido em quatro seções: a primeira contém a introdução; a segunda seção é destinada para apresentar um breve histórico sobre os modelos do sistema solar; na terceira encontra-se o objeto matemático trigonometria no triângulo retângulo; e a última seção é responsável por demonstrar como foram realizados os cálculos das distâncias de determinados pontos utilizando o triângulo retângulo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA