Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Tratamento de Informação"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tratamento da informação nos anos iniciais: contribuições do PIBID para professores e alunos
    (2014-02-28) VILHENA, Vera Débora Maciel; SILVA, Maria de Fatima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    A presente pesquisa incide diretamente na formação de professores e alunos acerca da problemática do ensino e da aprendizagem de construção e análises de dados de gráficos e tabelas nas séries iniciais do Ensino Fundamental realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Consideramos a sugestão dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) a respeito do Tratamento da Informação, bem como a proposta curricular da escola estadual que nos levou a fazer algo mais pelos professores e alunos da escola em termos de leitura, interpretação, análise e organização de dados, variáveis consideradas essenciais tanto para professores quanto para educandos. A investigação contou com oficinas sobre tratamentos da informação dirigida a 16 professores de uma escola estadual, e uma turma de 30 alunos do 5° ano do ensino fundamental, as quais ocorreram no período de março de 2012 a agosto de 2013. Os resultados apontam para a desenvoltura dos professores e dos alunos frente à leitura, construção e interpretações de gráficos. Ambos souberam aproveitar a oportunidade que os bolsistas do PIBID lhes deram, pois todos os professores envolvidos nas oficinas passaram a ministrar aula de matemática. Os alunos sujeitos da pesquisa tiveram bom rendimento nas atividades sugeridas e na Provinha Brasil. O tratamento da informação com materiais concretos ajudou, sobremaneira, na aprendizagem da técnica e na compreensão da importância desse estudo no conteúdo escolar.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA