Navegando por Assunto "Tratamento da informação"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Processos investigativos no tratamento da informação nos anos iniciais de escolaridade(2017-04-24) ARAÚJO, Roberta Teófilo de; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798Essa pesquisa teve como objetivo proporcionar a alunos dos anos iniciais articularem representações de tabelas e gráficos a partir de problemas interdisciplinares com o intuito de fazer com que eles identificassem e interpretassem, lessem e compreendessem informações de dados contidos em tabelas e gráficos. A proposta aborda o tema alimentação em uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa é de natureza qualitativa na qual fizemos uso de uma perspectiva teórico do Registro de Representação Semiótica. A proposta foi aplicada a uma turma do quarto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Belém-Pará. A pesquisa surgiu com a problemática: Como os alunos dos anos iniciais articulam representações de tabelas e gráficos a partir de problemas interdisciplinares? Concluímos que no ensino da matemática há necessidade que se abordem desde os anos iniciais do ensino fundamental, tarefas que contemplem habilidades como: coleta, organização, construção e interpretação de dados, a fim de auxiliar os alunos no processo de construção de cidadãos críticos capazes de interpretar as inúmeras informações, nos mais diversos meios de comunicação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Tratamento da informação: um desafio para professores dos anos iniciais do ensino fundamental(2015-01-05) LIMA, Juliana Santiago de; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798A pesquisa teve como objetivo investigar relações com os saberes referentes ao tratamento da informação estabelecidas por professores dos anos iniciais em formação continuada e suas implicações na prática de ensino desse tema. O estudo realizado foi de cunho quantitativo e qualitativo, cujo instrumento para obtenção dos dados foi um questionário com questões abertas e fechadas. Os participantes deste trabalho foram vinte (20) docentes que participam do Centro de Formação de Professores do Município de Belém do Pará. Os dados analisados evidenciaram que existem dificuldades por parte desses professores em trabalhar com o bloco Tratamento da Informação, apontando para a necessidade do estabelecimento de relações mais profícuas com este tema.