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Navegando por Assunto "Trastorno del espectro autista"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Procedimentos analítico comportamentais no treino de AVDS e AIVDS de crianças e adolescentes com TEA: uma revisão sistemática da literatura
    (2019) ROCHA, Larissa Monteiro; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413; LIMA, Anne Abreu de; http://lattes.cnpq.br/2898867544310054
    O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) acarreta em diversos comprometimentos que dificultam o aprendizado de crianças e adolescentes em diversas habilidades, entre elas, as Atividades de Vida Diária (AVDs) e as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs). Considerando que o treino de AVDs e AIVDs compete ao Terapeuta Ocupacional, e há décadas, a eficácia de procedimentos, baseados na Análise do Comportamento Aplicada, tem sido comprovada no tratamento dessa população, inclusive no ensino dessas habilidades, o presente trabalho objetivou realizar uma revisão dos estudos sobre os procedimentos analítico comportamentais utilizados no treino de AVDs e AIVDs, com crianças e adolescentes dentro do espectro do autismo. Procedeu-se uma revisão sistemática da literatura, por meio de consultas aos indexadores de pesquisa em bases de dados eletrônicas. Depois de aplicados os critérios de inclusão, dez estudos foram analisados a partir de cinco categorias. Os resultados indicaram que os procedimentos utilizados foram os de Vídeo Modelação e Encadeamento e estes mostraram-se efetivos e com possível potencial de serem empregados na prática da Terapia Ocupacional para ensinar habilidades de vida diária para crianças e adolescentes com TEA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Transtorno do espectro autista e as repercussões sobre a família: revisão sistemática
    (2019) MEDEIROS, Alessa de França Cunha; RIBEIRO, Valéria de Sousa; VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9908355942244910; https://orcid.org/0000-0002-7134-9926; MENDONÇA, Claudia Roberta Lima Furtado de; http://lattes.cnpq.br/4296227445262968; https://orcid.org/0000-0002-3927-0134
    Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits persistentes nas áreas comportamentais, sociais e/ou cognitivas, ocorrendo desde o nascimento. Em função disto, há intercorrências não somente para o indivíduo, mas também para os familiares. A partir disto, esta revisão sistemática da literatura objetiva investigar sobre o impacto do diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista para a família. Esta foi realizada na base de dados eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO) e utilizou-­se como critérios de inclusão artigos publicados no período de 2010 a 2019, na língua portuguesa e que estivessem relacionados ao impacto do diagnóstico de TEA na família. Utilizou-­se os descritores “Autismo” AND “Família” AND “Diagnóstico”. Obteve-­se como resultado cinco artigos, e em estudo detalhado verificou­-se como resultados: o momento do diagnóstico ser difícil e até conflituoso entre os pais e/ou fa miliares; a predominância da genitora ser a cuidadora principal, enquanto o genitor tem participação esporádica nas atividades de vida diária (AVD) do filho, e o prejuízo na participação social desses familiares em função do indivíduo com TEA. Conclui-­se que há a necessidade de se investigar mais sobre as repercussões ocupacionais que há na família dos indivíduos com o transtorno, e que apesar da importância de compreender a mãe nesse contexto, considera­-se necessário maiores investigações sobre estas questões na vida de outros familiares envolvidos, principalmente de irmãos que tem menor incidência de contemplação nas pesquisas.
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