Navegando por Assunto "Transporte público"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da acessibilidade ao Campus UFPA por transporte público urbano(2019-12-03) PINTO, Paulo Victor da Silva; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O Transporte Público Urbano (TPU) é um importante parâmetro de qualidade de vida de uma população. Entretanto a expansão populacional e demográfica nas cidades brasileiras ocasiona sérios problemas para fornecer um TPU de qualidade. Um importante aspecto para melhorar a qualidade do TPU é analisar sua acessibilidade (distância de caminhada para embarcar ou desembarcar no transporte urbano). Diante disso, objetivou-se analisar a acessibilidade por transporte público ao campus UFPA, verificando quais áreas dos municípios de belém, Ananindeua e Marituba estão sendo atendidas de forma satisfatória, ou não, pelas atuais linhas de ônibus. Para tanto utilizou-se ferramentas de geoprocessamento em ambiente SIG, através do software Qgis, para confecção do nanco de dados composto pelo itinerário das 21 linhas que atendem à universidade nos sentidos de ida (universidade para os bairros) e de volta (bairros para universidade). Em seguida foi aplicado o conceito de acessibilidade de Ferraz e Torres (2004) e calculadas as áreas de boa (< 300m), regular (300 a 500 m) e ruim (> 500 m) a nível municipal, a nível de bairro e a nível das linhas de transporte público. Os principais resultados evidenciam que: (i) quanto mais distante do campus universitário menor o nível de acessibilidade; (ii) Belém apresenta melhor acessibilidade (33% boa) e (13% regular) na RMB, enquanto Marituba apresenta a pior (91% de acessibilidade ruim); (III) os bairros de Belém que possuem maior porcentagem de área com boa e regular acessibilidade à UFPA são Batista Campos, Campina, Cidade Velha, Condor e Nazaré e os bairros com menor porcentagem de área com boa e regular acessibilidade à UFPA são Águas Lindas, Aurá, Guanabara, Maracacuera e São Clemente e; (iv) foram identificadas nove grandes áreas na mancha urbana de Belém que não possuem acessibilidade direta à UFPA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estresse ocupacional dos motoristas e cobradores de ônibus da RMB. Estudo de caso: linhas que tem o sinal da rota no término rodoviário da Universidade Federal do Pará(2019-12-02) DAMASCENO, Anna Flávia Tavares Braga; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O estresse ocupacional está presente em várias profissões, no entanto é característica marcante de quem trabalha no sistema de transporte público de passageiros, como motoristas de ônibus e cobradores. O presente trabalho investigou os principais fatores causadores de estresse ocupacional dos motoristas e cobradores que trabalham nas linhas que atendem o terminal rodoviário da Universidade Federal do Pará. Para tanto foram entrevistados 35 cobradores e 34 motoristas, os fatores utilizados no questionário foram determinados com base na literatura. As respostas foram tabuladas e tratadas, primeiramente, de forma agrupada e, em seguida, de forma segmentada – respostas de cobradores e respostas de motoristas – facultando o uso do teste t de Student para compactar as médias. Os principais fatores desencadeadores de estresse ocupacional, identificados na análise agrupada, foram o calor (média de 4,8), possibilidade de assaltos (média de 4,7), engarrafamento / horário de pico (média de 4,4) e trânsito desorganizado (4,3). Os fatores que menos desencadearam estresse ocupacional foram mal-estar ao dirigir (média de 2,2) e falta de intervalo entre viagens consecutivas (média de 2,3). Na análise segmentada, detectou-se que apenas 4 fatores originaram respostas significativamente diferentes entre motoristas e cobradores, sendo que “desrespeito de usuários” e “assaltos” eram mais relevantes para desencadear estresse ocupacional em cobradores e “dor muscular/coluna” e “problema auditivo” foram mais importantes para causar estresse ocupacional em motoristas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo sobre a qualidade na prestação de serviço da linha de ônibus Satélite-UFPA: perspectivas dos usuários(2024-11-04) CARVALHO, Alan Mateus Medeiros; CASTILHO, David Augusto Nogueira de; BARBOSA, Christiane Lima; http://lattes.cnpq.br/2788231814858432; https://orcid.org/0000-0002-8303-9263Este trabalho teve como foco a análise dos pontos positivos e negativos do transporte público utilizado na linha Satélite-UFPA, juntamente com a coleta de satisfação dos utilizadores do meio de locomoção, com o intuito de desatar soluções para a qualidade no transporte público urbano de acordo com a perspectiva dos usuários. Esta é uma das linhas de ônibus da cidade de Belém, que é operada por duas empresas – Viação Rio Guamá e Belém Rio Transportes LTDA. Além disso, o estudo buscou fazer uma comparação entre as duas ofertas para entender qual empresa presta o melhor serviço e porquê. Para isto, utilizou-se a pesquisa qualitativa e a metodologia pautou-se em uma entrevista através da plataforma GOOGLE FORMS, com base nas literaturas de Santos (2000) e Ferraz e Torres (2004), artigos científicos, reportagens de jornais, sites, dissertações e livros que versam sobre o tema. Os resultados da pesquisa revelaram que a empresa Belém Rio Transportes LTDA teve como ponto positivo destacado a quantidade maior de frota, enquanto a Rio Guamá teve a estrutura dos seus ônibus como realçamento. Outrossim, é evidenciado a insatisfação da população com a empresa Belém Rio Transportes LTDA nos aspectos do sucateamento dos ônibus e a sua lentidão do trajeto. Enquanto a Rio Guamá teve como ressalto negativo a quantidade dos ônibus em circulação e que o comportamento dos motoristas fica a desejar por não seguirem os itinerários traçados dos pontos de paradas, tendo assim, o intuito de fornecer dados para futuros aprimoramentos nestes serviços, trazendo uma melhor qualidade de vida e locomoção para aqueles que utilizam dos serviços públicos prestados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Impactos das gratuidades na tarifa do sistema de transporte público de Belém - PA(2024-11-25) MELLO, Matheus Viana; SOUZA JUNIOR, Kleber Nogueira de; NEVES, Patrícia Bittencourt Tavares das; http://lattes.cnpq.br/2959569344629274O objetivo deste trabalho é analisar os impactos ocasionados pelas gratuidades na tarifa do sistema de transporte público da Região Metropolitana de Belém - RMB. Para isso foi aplicado o método dedutivo com relação à abordagem, e a pesquisa teve característica quantitativa e qualitativa. Foi realizada revisão bibliográfica e levantamento de dados e as planilhas tarifárias mais utilizadas no país são as desenvolvidas pelo GEIPOT e pela ANTP. No estudo foi considerado o banco de dados da última planilha tarifária utilizada para o cálculo da tarifa do sistema de transporte público de Belém, homologada em março de 2022, e na RMB é utilizada a planilha do GEIPOT. A metodologia consiste em realizar simulações considerando cenários de gratuidades. O sistema de transporte público de Belém é todo remunerado pela tarifa e as gratuidades sobrecarregam o passageiro pagante. A estrutura tem por base de financiamento a tarifa e os usuários pagantes costumam arcar com o valor de uma tarifa que é acrescida pelo ônus dos usuários não pagantes, ou seja, apesar de ser um direito, conclui -se que as gratuidades tem um impacto forte na tarifa e para sustentabilidade do sistema é necessário outras fontes de financiamento ao sistema além da tarifa, parcela dos custos precisa ser subsidiado, uma realidade em várias cidades brasileiras.