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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação das características químicas, mecânicas e metalográficas do defeito de canoamento em solda por centelhamento de trilhos ferroviários(2021-09-28) ANDRADE, Carlos Cícero Reis; DANIEL, Brenda Thayssa Figueira; http://lattes.cnpq.br/1993134397856983; COSTA, Deibson Silva da; http://lattes.cnpq.br/1521124351431087; https://orcid.org/ 0000-0002-5421-5256O modal ferroviário desempenha um papel importante na economia, contribuindo principalmente para o transporte de cargas. Os trilhos ferroviários estão sujeitos a defeitos desde a fabricação até os defeitos originados em serviço. A prevenção de falhas nos trilhos é um dos principais objetivos para manter a segurança da via permanente. Neste trabalho, foi analisado um trilho ferroviário que apresentou o defeito de canoamento na região do boleto, localizado em uma junta soldada por centelhamento. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o defeito do tipo canoamento decorrente da solda por centelhamento identificado nos trilhos ferroviários. O trilho classificado como TR-68 foi submetido a caracterizações químicas, mecânicas e metalográficas. A análise de composição química foi realizada por meio de espectrômetro de emissão óptica, realizou-se a avaliação macro e microestrutural do trilho ferroviário por meio de microscópio estereoscópio e microscópio óptico, respectivamente. Além disso, foram realizados os ensaios de dureza Rockwell e microdureza Vickers. A junta soldada apresentou alterações pouco significativas na dispersão dos elementos de liga, a composição química apresentou-se de acordo com as literaturas. A análise macroestrutural constatou um defeito (trinca) no boleto e a descarbonetação da linha central do cordão de solda, onde ocorreu o defeito de canoamento. Na análise microestrutural constatou-se a morfologia perlítica do material, encontrou-se também cementita proeutetóide na linha central do cordão de solda. Os ensaios de dureza e microdureza revelaram a diminuição acentuada de dureza na zona termicamente afetada (ZTA) e na linha central (LC), onde ocorreu o defeito. O trilho caracterizado não apresentou deformações na microestrutura da superfície do boleto, tratando-se de um trilho novo que possivelmente falhou e foi reprovado na etapa de soldagem em estaleiro e rejeitado para aplicação em serviço.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estressores laborais que acometem os profissionais do serviço móvel de urgência: uma abordagem à melhoria da qualidade de vida do profissional do atendimento pré-hospitalar móvel(2016) MATOS JUNIOR, Jonas Melo de; MOURA, Paulo Cesar da Silva; JESUS, José Maria Barreto de; http://lattes.cnpq.br/8628181643050020Esse trabalho teve como objetivo identificar os fatores estressores que acometem profissionais que atuam no serviço móvel de atendimento às urgências, assim como, dos mecanismos de enfrentamento que possam minimizar o estresse no ambiente de trabalho, e que por consequência proporcionem melhoria da qualidade de vida através de elaborações de medidas preventivas ao estresse laboral; foi delimitado dos anos de 2008 a 2015. Buscando maior integralidade no atendimento e considerando a mudança no perfil da morbidade e mortalidade por conta do aumento do número de mortes por causas externas, o Ministério da Saúde institui o serviço Pré-Hospitalar Móvel com a finalidade de diminuir os agravos e o tempo de atendimento do evento traumático ou clínico até a chegada a uma unidade de socorro especializada. Contudo, surgem nesse cenário elementos que influenciam de forma negativa o desenvolvimento dos atendimentos, esses fatores são definidos como ‘estressores’, e são percebidos pelos profissionais em diferentes setores como: carga de trabalho excessiva, condições insalubres, remuneração insuficiente, falta de treinamento e orientação, relações interpessoais problemáticas entre supervisores e subordinados; Podendo gerar: tensão muscular, insônia, desgaste físico, além de efeitos psicossociais que deterioram as relações pessoais e familiares. Desse modo, observa-se a ocorrência de consequências danosas a quem recebe o serviço e principalmente a quem o executa. Dessa forma, buscou-se detectar os enfrentamentos que possam minimizar os efeitos desgastantes durante a execução das atividades. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa da literatura tendo como ferramenta norteadora, material já publicado sobre o tema em periódicos científicos nacionais disponíveis na BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), BDENF (Base de Dados de Enfermagem), MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) usando como descritores conforme os Descritores em Ciências da Saúde (DECS): Saúde, Profissional, Serviços Médicos de Emergência. Conclui-se que, medidas como: melhoria nas condições de trabalho, melhoria dos equipamentos, reposição de materiais, esclarecimento da população quanto ao serviço pré-hospitalar, terapia ocupacional/relaxamento, apoio psicológico, comunicação mais eficaz com os hospitais de referência, valorização salarial, avaliação periódica da qualidade de vida, requalificação, atividade física; Devem estar presentes nas políticas de prevenção e capacitação profissional; podendo estas serem ferramentas úteis para gestores em saúde repensarem a sua prática e direcionarem investimentos nesta área do conhecimento e na prestação do serviço de APH móvel.