Navegando por Assunto "Training process"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O processo formativo do estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: Um estudo na Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, Santa Luzia do Pará-PA(2023-08-09) OLIVEIRA, Ana Claudia Sobrinho de; FERREIRA, Deyverson Luener de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6403644133106892; https://orcid.org/0000-0001-6160-8034A presente pesquisa objetiva analisar o processo formativo de estágio a partir das reflexões realizadas por meio das vivências no Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar, ocorrido na Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, compreendendo este processo formativo com um dos percursos em que o(a) pedagogo(a) atravessa no percurso para a sua futura atuação profissional. O trabalho fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa, intentando realizar o cotejamento na relação teoria e prática por intermédio do objeto de estudo e da sua relação com os sujeitos a partir das experiências vivenciadas. Para a realização desta análise foi feito um levantamento bibliográfico sobre as discussões envolvendo o campo da Gestão e Coordenação Escolar, além da pesquisa documental a partir da análise dos documentos da escola. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a observação participante e, como instrumentos para geração de dados, o diário de campo e entrevistas abertas. O estágio supervisionado é um importante componente curricular no processo formativo dos(as) estudantes de graduação, pois proporciona a esses(as) estagiários(as) adentrar no campo profissional de atuação, compreendendo e analisando as demandas e as atribuições profissionais a serem exercidas. Nesse sentido, o estudo demostra a realidade da Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, evidenciando que o trabalho da Coordenação Pedagógica e da Gestão Escolar é bastante complexo, envolvendo questões relacionadas ao planejamento escolar, processos administrativos e pedagógicos e situações em que esses profissionais precisam lidar, especialmente questões interpessoais inseridas no ambiente escolar, como conflitos e problemáticas internas. Restou evidente o quanto é desafiador o trabalho da Coordenação e da Gestão Escolar, visto que são muitas as situações em que esses profissionais precisam intervir. Conclui-se que a escola precisa de uma participação coletiva e democrática, envolvendo tanto a Gestão, a Coordenação Pedagógica, os(as) professores(as), alunos(as), equipe de apoio e toda a comunidade escolar.