Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Training process"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O processo formativo do estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: Um estudo na Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, Santa Luzia do Pará-PA
    (2023-08-09) OLIVEIRA, Ana Claudia Sobrinho de; FERREIRA, Deyverson Luener de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6403644133106892; https://orcid.org/0000-0001-6160-8034
    A presente pesquisa objetiva analisar o processo formativo de estágio a partir das reflexões realizadas por meio das vivências no Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar, ocorrido na Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, compreendendo este processo formativo com um dos percursos em que o(a) pedagogo(a) atravessa no percurso para a sua futura atuação profissional. O trabalho fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa, intentando realizar o cotejamento na relação teoria e prática por intermédio do objeto de estudo e da sua relação com os sujeitos a partir das experiências vivenciadas. Para a realização desta análise foi feito um levantamento bibliográfico sobre as discussões envolvendo o campo da Gestão e Coordenação Escolar, além da pesquisa documental a partir da análise dos documentos da escola. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a observação participante e, como instrumentos para geração de dados, o diário de campo e entrevistas abertas. O estágio supervisionado é um importante componente curricular no processo formativo dos(as) estudantes de graduação, pois proporciona a esses(as) estagiários(as) adentrar no campo profissional de atuação, compreendendo e analisando as demandas e as atribuições profissionais a serem exercidas. Nesse sentido, o estudo demostra a realidade da Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, evidenciando que o trabalho da Coordenação Pedagógica e da Gestão Escolar é bastante complexo, envolvendo questões relacionadas ao planejamento escolar, processos administrativos e pedagógicos e situações em que esses profissionais precisam lidar, especialmente questões interpessoais inseridas no ambiente escolar, como conflitos e problemáticas internas. Restou evidente o quanto é desafiador o trabalho da Coordenação e da Gestão Escolar, visto que são muitas as situações em que esses profissionais precisam intervir. Conclui-se que a escola precisa de uma participação coletiva e democrática, envolvendo tanto a Gestão, a Coordenação Pedagógica, os(as) professores(as), alunos(as), equipe de apoio e toda a comunidade escolar.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA