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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do sonho à realidade: um caminho de desafios na formação superior(2018) FARIAS, Maria Lúcia Cardoso; PEIXOTO, Rosiane Morais; http://lattes.cnpq.br/3731083746358462O presente memorial tem como objetivo narrar pontos relevantes em minha trajetória da vida estudantil, profissional e acadêmica, e descrever por meio de uma análise minuciosa as recordações da infância, juventude, fase adulta e suas relações com as experiências formativas, pessoais e profissionais adquiridas ao longo do tempo. Enfatizando o ingresso no Programa de Formação Continuada (PARFOR - UFPA), no Campus Universitário de Abaetetuba Pará. Sendo esse o ápice da realização de um sonho, que é o de concluir com êxito a formação Superior. Ao descrever sobre minha historia de vida mostrarei um registro bastante reflexivo e não simplesmente descritivo sobre minha ação no mundo em que faço parte como individuo. Abordo minhas dificuldades no processo de aprendizagem, refletindo minha identidade docente destacando minhas concepções acadêmicas e prática pedagógica. Para a construção desse memorial utilizamos como metodologia a pesquisa autobiográfica, a qual possibilitou narrar minha historias de vida. Através desse memorial realizei muitas reflexões a respeito de minha vida pessoal, estudantil e acadêmica e percebi o quanto consegui ao decorrer de minha história apesar dos desafios a superação de tudo, me transformando em uma pessoa melhor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os efeitos no condicionamento fisico dos praticantes de treinamento funcional de uma academia de Belém do Pará(2021-10-08) GOMES, Bruce Monteiro Holanda; REZENDE, Mônica dos Anjos Costa de; http://lattes.cnpq.br/8633008914586014O objetivo do estudo foi verificar os efeitos do treinamento funcional no condicionamento física de mulheres praticantes de treinamento funcional. A amostra foi composta por 14 mulheres com média de idade ±28,35 anos, média de estatura ±160,64 cm e média de ±67,85 de massa corporal. Foram avaliadas a potência de membros inferiores, agilidade e resistência muscular localizada através dos testes de: Salto de impulsão horizontal, salto em quadrante e teste de abdominal. Após 8 semanas de intervenção no teste de salto de impulsão onde a média pré-treinamento foi 133 cm e após 8 semanas foi para 138,5 cm de distância de correlação foi 0,866, na resistência muscular localizada foram 16 repetições antes da intervenção e após foram 21 o coeficiente de correlação foi 0,847, indicando que houve uma melhora com significância estatística nos dois testes. No que diz respeito ao teste em quadrante a amostra obteve no pré-treino média de 53,5 saltos por minuto e no pós-treino, obteve média de 60,5 saltos por minutos onde o coeficiente de correlação foi de 0,497 demostrando que houve melhora, porém sem significância. Concluiu-se que o protocolo de treinamento funcional utilizado refletiu em melhoras em todos os testes realizados, porém mais eficiente nos testes de potência de membros inferiores e resistência muscular localizada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da ressuscitação cardiopulmonar pediátrica em instituições extra-hospitalares no município de belém(2024-03-15) SANTOS, Rafaella Casanova Ataíde dos; PIRES, Wanda Maria de França; ALMEIDA, Kellen Freitas Silva de; http://lattes.cnpq.br/2795517633386012O Suporte Básico de Vida (SBV) é essencial para o bom prognóstico de quadros de Parada Cardiorrespiratória (PCR) infantil extra-hospitalar e deve ser amplamente divulgado à população civil como forma de minimizar agravos e evitar óbitos. Desse modo, Projetos de Extensão voltados a ensinar o manejo da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) pediátrica são efetivos em cumprir tal papel. Objetivos: Analisar a eficácia do compartilhamento de conhecimento promovido por projetos de extensão voltados ao ensino da RCP Pediátrica em ambiente extra-hospitalar no Município de Belém no período de 2021 a 2023. Metodologia: Estudo analítico transversal, retrospectivo e observacional, com abordagem quali-quantitativa. Foram analisados os dados coletados através de questionários repassados antes e após as ações dos projetos de extensão contemplados pelo estudo. Resultados: As características dos pacientes participantes foram predominantemente do sexo feminino, na faixa etária de 20-29 anos de idade e profissionais da área de educação. Questões a respeito do número do contato do serviço de emergência, sequência correta para a realização de RCP e qual a principal forma de PCR em crianças foram algumas das que apresentaram um aumento estatisticamente significativo após quando respondidas o treinamento. Conclusões: Foi possível identificar que houve aumento no percentual de acertos das questões respondidas após as ações, revelando à efetividade do ensino a população.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado no Ensino Fundamental anos iniciais: uma práxis epistemológica na formação do professor (a)(2023-12-12) SILVA, Josilene Santos da; SILVA, Maria da Luz Duarte Leite; http://lattes.cnpq.br/0859860260888026A proposta deste artigo é dialogar sobre as atividades de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Iniciais, no Município de Bragança/PA. Este Estágio aconteceu no período de (05) cinco a (20) vinte de Setembro de 2023, na EMEIF Simpliciano Fernandes de Medeiros Júnior, numa turma do 3° ano. Vale destacar que, desde as ações da Prática/Estágio até a elaboração deste artigo, adotou-se uma abordagem qualitativa, isso por compreender a necessidade de ser categórico na coleta e compreensão dos dados, bem como no aprofundamento do tema proposto. Esta pesquisa se apresenta como descritiva e explicativa. Para Silva & Menezes (2000, p.21), a pesquisa descritiva procura apontar as características da realidade de determinada população e de qualquer fenômeno/fato que instigue interesse ou demande de uma problemática a ser investigada e compreendida. Para dá categoria a este estudo, optou-se também por realizar um questionário para ser respondido pela professora regente da sala lócus do estágio, por compreender que, conforme apresentada Lakatos e Marconi (2002, p.201), o questionário “[...] é um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito, e sem a presença do entrevistador.” Sendo assim, este artigo tem como objetivo dialogar sobre as atividades de estágio e os saberes teóricos apreendidos durante o curso de pedagogia, de modo a entender e/ou refletir como a escola campo de estágio vê essa fase de formação, mas, também entender qual a função do estágio para o estagiário e o professor regente de sala de aula. Percebeu-se, todavia, a partir da fase de observado e da intervenção, bem como dos estudos teóricos empreendidos e da fala da professora regente da turma lócus do estágio/pesquisa, que há necessidade da escola, especificamente do professor, rever seus saberes /fazeres docentes, buscando aperfeiçoamento de sua prática pedagógica em formações continuadas e também estudos teóricos, de modo a desenvolver práticas e estratégias pedagógicas que tenham como foco o desenvolvimento cognitivo, intelectual e humano do aluno, desenvolvendo saberes/fazeres que possibilite a construção de estratégias com base na construção epistemológica da práxis.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Falhas operacionais e perdas econômicas em um empreendimento de manejo florestal comunitário no projeto de desenvolvimento sustentável Virola Jatobá, Anapu-PA(2019-11-22) ZEFERINO, Suzana Ligoski; MENEZES, Marlon Costa de; http://lattes.cnpq.br/3265431991154841; https://orcid.org/0000-0001-9112-6861Os recursos madeireiros da floresta amazônica promovem o desenvolvimento socioeconômico nas comunidades da região, principalmente em assentamentos ambientalmente diferenciados. O planejamento inadequado ou falhas durante a execução do manejo florestal, sejam de gestão ou operacionais, podem trazer grandes prejuízos na rentabilidade do empreendimento florestal, desta forma objetiva-se neste estudo de caso avaliar as falhas operacionais e de gestão e suas implicações nas perdas volumétricas de madeira, em uma área de manejo florestal comunitário (MFC) no PDS Virola Jatobá, Anapu-PA. Utilizou-se dados do inventário florestal, relatório exploratório e a Autorização para Exploração Florestal (AUTEF) da UPA 5, produzindo as seguintes análises: quantificação das árvores descartada e volumetria aproveitada da exploração florestal; avaliação dos tipos de danos que levaram ao descarte das árvores selecionadas para corte; avaliação da qualidade do fuste das árvores de corte descartadas; avaliação do impacto ocasionado pelo mercado madeireiro na seleção e venda da madeira. Com a análise dos dados, obteve-se um total de 928 descartes de árvores licenciadas para corte. As espécies com maior número de indivíduos descartados foram: Pseudopiptadenia suaveolens Miq., Goupia glabra Aubl., Pouteria oppositifolia (Ducke) Baehni. Cerca de 43% das árvores foram descartadas da exploração, apenas 6.649,5566 m³ de madeira foram explorados, com aproveitamento 72% dessa volumetria (4.798,2135 m³). Desde 2016 a madeira foi disponibilizada para comercialização, onde primeiramente foram apresentadas propostas que variavam entre R$ 180,00 e R$ 250,00 às espécies destinadas a serraria e laminadoras, já em 2017, o valor proposto foi de R$ 100,00 a R$ 140,00, e em 2018 foi comercializada por R$ 110,00 o m³ da madeira, totalizando R$ 368.782,67. Para evitar as falhas cometidas durante o MFC, deve-se adotar medidas como o planejamento adequado das atividades e qualificação da mão de obra e enquadramento do produto final ao mercado madeireiro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação do agente penitenciário no Estado do Pará(2018-07-16) PAES, Bárbara de Nazaré da Silva; COELHO, Maria do Socorro da Costa; http://lattes.cnpq.br/0901233719385285O presente trabalho de conclusão de curso se propôs a conhecer a formação profissional ofertada aos agentes penitenciários no estado do Pará e o perfil destes, a partir da pesquisa bibliográfica e documental, foi possível assim produzir contribuições acerca da formação do agente penitenciários bem como vislumbrar os desafios e dificuldades enfrentados por estes profissionais, tendo sido evidenciada a importância do trabalho deste dentro do sistema penitenciário, através do desempenho de suas atribuições e principalmente como mediador de reinserção social do recluso, apesar da profissão desde seus primórdios não receber o devido reconhecimento social que merece.Considera-se que a função do agente penitenciário deve ser melhor vista e valorizada pela sociedade, melhor atendida pelas políticas públicas e legislativas, a fim de que este venha a contribuir, a partir de ações positivas no meio carcerário, com a humanização da pena, a ressocialização e a reintegração social dos sujeitos em situação de privação de liberdade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação do coordenador pedagógico: Apontamentos sobre o curso de pedagogia na Universidade Federal do Pará(2019-01-11) LIMA, Wellinton Sampaio; LIMA, Maria do Socorro Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9266199709940902; https://orcid.org/0000-0001-9503-9175O presente estudo trata a respeito da formação do Pedagogo para atuar como Coordenador Pedagógico, tendo como referência a formação no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará-UFPA/Campus Belém, com apontamentos sobre o curso, o Projeto Pedagógico, os eixos temáticos e a grade curricular. Tendo em vista, que a atuação do Coordenador é relevante no contexto escolar, mas pouco se fala sobre sua formação, e, por entender que o coordenador pedagógico é um elo fundamental entre o ambiente formativo do aluno e a escola. Apresento o presente estudo sobre o embasamento teórico que orienta a prática do pedagogo que atuará como coordenador pedagógico. Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica, onde inicialmente, realizamos uma breve descrição acerca da função de coordenador pedagógico, suas funções e atribuições de trabalho, assim como os pressupostos teóricos e metodológicos que permeiam a formação do coordenador pedagógico. O apontamento tem como referência o projeto de avaliação promovido pelo Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PROINT) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (PROEG), esperando contribuir para novas discursões sobre a temática e proporcionando melhorias ao curso.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Identidade do professor de língua-cultura inglesa em revistas e sites educacionais(2022-12-30) PINHEIRO, Zamara Rodrigues; LOPES, Lucas Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8141687357119122; https://orcid.org/0000-0002-9936-3666Neste trabalho, investigamos as identidades de língua-cultura inglesa apresentadas pela mídia, para isso consideramos, os discursos em sites educacionais e escolas de línguas, sobre os quais examinamos o funcionamento dos discursos midiáticos, tendo em vista as propostas normativas da BNCC. A construção do corpus de análise deste trabalho foi realizada através da seleção de edições e de textos do site da Revista Nova Escola e do site da escola Cultura Inglesa. O desenvolvimento da pesquisa contou com contribuições dos estudos de Coracini (2003; 2013; 2014); Fernandes (2005); Foucault (2002; 2004; 2014); Gregolin (2008); Hall (2021); Lopes (2018). Também contamos com teóricos que contribuem nas abordagens do uso de tecnologias no ensino-aprendizagem de língua-cultura. Desse modo, as identidades dos professores de língua-cultura inglesa têm as constituições conforme os deslocamentos feitos, por si, ou pelas situações de ensino-aprendizagem em que fazem parte de acordo com os sites utilizados pela pesquisa. Concluindo, assim, que é relevante levar em consideração os diferentes discursos que constituem a formação identitária do professor de língua-cultura inglesa, uma vez que, por meio desta pesquisa, percebeu-se que as identidades daqueles que se nomeiam professores não são fixas e estão em constante mudança, refletindo e incidindo na formação e atuação desses profissionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A influência do treinamento na redução de erros no uso de equipamentos médicos hospitalares(2024-11-06) CABRAL, Évany Ferreira; VIEIRA JÚNIOR, Petrônio; http://lattes.cnpq.br/1958791286192330O presente trabalho examina os impactos do treinamento contínuo na redução de erros no uso de equipamentos médicos hospitalares, destacando a importância da capacitação dos profissionais de saúde para garantir a segurança do paciente e a eficácia dos dispositivos. A revisão integrativa da literatura demonstra que a falta de treinamento adequado está diretamenteligada a falhas operacionais, o que compromete a disponibilidade e desempenho dos equipamentos. A pesquisa também explora a aplicação de normas brasileiras, como a NBR ISO10015 e a NBR 15943:2011, que padronizam os processos de capacitação técnica, além de tecnologias de ensino e metodologias de planejamento, como o ciclo PDCA, LCM e FMEA, que contribuem para a melhoria contínua da operação dos dispositivos e a redução de incidentes. Conclui-se que a implementação de treinamentos estruturados e avaliações constantes são fundamentais para minimizar erros e otimizar o uso de equipamentos em ambientes clínicos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Minhas memórias: meu caminho na formação de professora(2018) AZEVEDO, Mariza de Lima; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175O presente trabalho tem como objetivo principal registrar a minha trajetória de vida desde a infância até os dias atuais. O memorial caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como método a história de vida ou método (auto) biográfico. A análise da pesquisa pautou-se na autobiografia que expressou o “escrito da própria vida”. Os dados para desenvolvimento deste estudo foram coletados em meu arquivo pessoal e em outras fontes de informação, tais como: a fonte escrita; a internet (livros científicos e revistas) e a fonte oral: os dados partiram de meu próprio relato. A partir da rememoração de minha vida, conclui-se que os conhecimentos e experiências adquiridas antes, durante e depois deste memorial serviram e servirão para o aperfeiçoamento e ressignificação de minha prática docente, a qual será desenvolvida agora com mais competências. Reflete, ainda, o processo de construção do conhecimento durante o período de formação e aprendizagemTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Monitoria na formação do estudante de pedagogia e suas contribuições para a docência(2021-02-24) LINS, Gesiely Milena da Silva; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837O presente artigo busca relatar as experiências de monitoria no ensino superior na disciplina Educação Especial Inclusiva, destacando o papel do monitor na formação do estudante de pedagogia e suas contribuições para a futura docência. O trabalho se estruturou em duas fases: na primeira foi realizado levantamento bibliográfico, fichamento de materiais, sessões de estudo; além do planejamento das ações em sala de aula. Na segunda fase foram executadas as práticas pedagógicas no contexto da sala de aula, como por exemplo: auxiliar o professor nas aulas expositivas dialogadas, acompanhar os alunos nos trabalhos, contribuir na elaboração dos recursos didáticos, entres outros. Conclui-se que o Projeto de Monitoria no ensino superior auxilia a formação inicial docente, considerando que permite o preparo para a docência, amplia a construção de conhecimentos e as habilidades do estudante-monitor. Bem como contribuiu para a formação da aluna na construção de sua identidade profissional e a sua futura prática docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel do coordenador pedagógico no espaço escolar(2023-01-23) COSTA, Marta Alves; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420O presente trabalho é um estudo bibliográfico, que tem como objetivo geral compreender qual o papel do coordenador pedagógico no ambiente escolar. Como objetivos específico, identificar quais as atribuições e competências de um coordenador pedagógico, analisar as consequências da ausência do coordenador pedagógico na escola. A metodologia utilizada na realização desta pesquisa inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico para compreender melhor o tema a ser discorrido, em seguida a partir das leituras e reflexões sobre o papel do coordenador pedagógico no espaço escolar para identificar as consequências da ausência do coordenador pedagógico na escola., buscou-se aporte teórico em autores como Libâneo (2004); Vasconcellos (2002); Orssolom (2006), dentre outros, para compreender a importância do coordenador pedagógico no âmbito escolar. Os resultados apontam que o trabalho do coordenador pedagógico é uma tarefa bastante árdua, precisa de muito comprometimento, responsabilidade, companheirismo, disponibilidade e parceria, para assim realizar um trabalho de qualidade e contribuir na formação do ensino e aprendizagem dos alunos, os professores, e comunidade em geral.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pelas lentes do miriti: um olhar sobre a cibercultura e a interdisciplinaridade na licenciatura integrada(2018-12-27) NUNES, Wykli da Costa; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530Este estudo é motivado pela premissa da busca do entendimento sobre os elos alfabetização e alfabetização digital, e as implicações e considerações a respeito da cultura digital, a cibercultura, tomados pelos alunos do curso de graduação em Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, que tem uma perspectiva interdisciplinar em seu Projeto Político Pedagógico. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do turno noturno do curso supracitado, durante o ano de 2017, utilizando-se de três instrumentos de pesquisa, sendo eles: Observação participante; Questionário semiestruturado e uma Pesquisa-formação, elaborada em recurso audiovisual. A análise da pesquisa se voltou para o vivenciado em sala e as contribuições ao questionário e ao vídeo-pesquisa, percebendo a forma como se veem nesta cultura digital, à luz de Pierre Lévy (1999) e suas contribuições sobre a cibercultura. Com esta pesquisa, foi possível fazer alguns apontamentos quanto ao curso e este elo digital, tais como: 1) O curso, apesar de ter olhar interdisciplinar e integrado, considera a tecnologia apenas uma ferramenta de ensino, restringindo sua potencialização real; 2) Os participantes da pesquisa assumem a importância da tecnologia em sala de aula, entretanto, não se sentem preparados para tal tarefa; 3) Os discentes têm muitas dificuldades em lidar com esta cultura, mesmo fazendo parte constituinte dela.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) PROEJA: uma análise das práticas direcionadas à turma de segurança do trabalho no IEEP a partir do documento base(2018-12-17) AQUINO, Perla Sofia Andrade de; CORDEIRO, Georgina Negrão Kalife; http://lattes.cnpq.br/1399644816577073; https://orcid.org/0000-0003-0204-8879Este trabalho apresenta uma análise das práticas direcionadas à turma de Segurança do Trabalho/2016 do IEEP a partir do Documento base do PROEJA. Foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo, de cunho qualitativo, devido à subjetividade referente à relação das práticas acompanhadas, através do estágio propiciado pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Ademais, os procedimentos metodológicos utilizados foram a observação participante, a entrevista não-diretiva com os coordenadores pedagógico e de curso, e levantamento bibliográfico, com base nos estudos de Freire (1983), Arroyo (1986), Haddad (2000), Ciavatta (2005) e Libaneo (2001). Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é explicitar a contradição entre as práticas desenvolvidas na realidade do curso e os princípios propostos pelo Documento base. Os objetivos específicos são: analisar a relação entre as propostas presentes no Documento base e as práticas no curso; expor os fatores consequentes das contradições evidenciadas, mediante as informações concedidas pela entrevista; e por fim, apresentar sugestões para minimizar a problemática. O estudo demonstrou a importância da articulação entre a coordenação pedagógica, coordenação de curso e corpo docente, para o planejamento e desenvolvimento de ações que contribuam para efetividade dos princípios e objetivos do PROEJA, visando proporcionar o acesso e permanência, a formação integrada dos estudantes e a formação contínua dos professores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexão: uma base para mudança na prática pedagógica(2017) PINHEIRO, Eliana Gomes; GARCIA, Rosangela de Jesus; http://lattes.cnpq.br/1428996665976967Este Memorial é uma abordagem de pontos importantes da trajetória da vida estudantil, profissional e acadêmica no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia minha, sua finalidade é descrever recordações da infância, desde o primeiro contato com as experiências pessoais e profissionais adquiridas, passando pelo ingresso para o Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará, que foi a concretização do sonho de chegar à formação acadêmica, um sonho que para mim, mulher de origem simples da região ribeirinha muitas vezes pareceu impossível. Ainda traço uma reflexão sobre processo de construção do conhecimento durante o período de formação e aprendizagem, bem como as mudanças e novos direcionamentos em minhas práticas pedagógicas, diante de uma nova compreensão das teorias e concepções educacionais do pedagogo, adquiridas em minha formação acadêmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões de uma professora sobre sua trajetória de formação e atuação docente(2023-01-23) SILVA, Maria Lindalva Alves da; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420Este memorial descritivo de prática docente tem a finalidade de cumprir a exigência estabelecida no Trabalho de Curso (TCC), cujo tema é “Reflexões de uma professora sobre sua trajetória de formação e atuação docente”. O objetivo é apresentar reflexões sobre minha trajetória docente, destacando pontos relevantes sobre o baú das minhas lembranças, desde meu percurso educacional como estudante à atuação profissional como professora. O respectivo relato de minha experiência educacional e docente está pautado em uma narrativa reflexiva, ancorado em uma revisão bibliográfica, onde foi possível analisar ideias e pensamentos de diferentes autores que dialogam com a temática. Os resultados deste memorial evidenciaram as dificuldades e desafios encontrados durante minha caminhada, por meio de lembranças que me remeteram as experiências vivenciadas para chegar na docência. Como educadora, então, posso afirmar que tudo contribuiu para que eu pudesse adquirir novos conhecimentos durante o meu percurso acadêmico e profissional, compreendendo que a formação inicial e continuada deve fazer parte da vida de qualquer educador que deseja aprimorar suas habilidades práticas e teóricas, contribuindo, assim, com a sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso das novas tecnologias nas classes multisseriadas(2015) PAUMGARTTEN, Evaldo Barros; BERRAOUI, Mara Rita Duarte de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384O presente artigo tem o objetivo de discutir a formação adequada dos professores para o uso das novas tecnologias na sala de aula, mais especificamente nas classes multisseriadas da escola Boa Esperança, Comunidade do Cruzeiro, município de Barcarena (PA). Ainda como objetivo específico foi definido analisar: a) qual o espaço que as tecnologias têm na escola Boa Esperança; b) como os alunos estão tendo acesso às novas tecnologias na escola; c) como os professores utilizam as tecnologias na sala de aula. Realizamos seis entrevistas com o professor, duas mães de alunos, dois alunos e também com a atual coordenadora da Educação do Campo do Município de Barcarena, realizadas a partir de um roteiro com questões semiestruturadas e previamente apresentadas aos entrevistados. Os entrevistados, em suas respostas, consideram importante o uso das tecnologias e, apesar da fala muito consciente do professor, ainda pouco se tem feito no sentido de melhorar a estrutura física e tecnológica destinada aos alunos, para de fato realizarmos uma educação inclusiva, no sentido da inclusão digital.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Vivências do estágio supervisionado no Ensino Fundamental I em uma escola pública em Bragança - PA: uma perspectiva epistemológica da prática pedagógica.(2023-12-05) FERREIRA, Thiago da Silva; SILVA, Maria da Luz Duarte Leite; http://lattes.cnpq.br/0859860260888026O presente trabalho trata-se das vivências no Estágio Supervisionado no ensino fundamental anos iniciais do qual é um momento imprescindível da formação docente por proporcionar o experienciar à realidade de sala de aula, possibilitando se realizar de fato, a ligação entre a teoria e a prática, promovendo a práxis educativa. Vale destacar que, a realização do referido Estágio ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Jorge Daniel Souza Ramos em Bragança/PA, no período de 05/09/2023 a 22/09/2023. O objetivo deste estudo é compreender a relação teoria-prática na sala de aula, numa perspectiva da epistemologia da práxis. Desse modo vê-se o estágio como um eixo central na formação acadêmica do futuro professor, pois é através desta fase da formação que o estagiário tem acesso aos conhecimentos indispensáveis para a construção da identidade e dos saberes/fazeres pedagógicos de sala de aula. Para sustentação teórica subsidiou-se de algumas abordagens como: Barreiro e Gebran (2006), Antunes (2017), Nóvoa (1995), Pimenta e Lima (2004), Pimenta (2012), Barreiro e Gebran (2015), Tardif (2002), dente outros. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva, explicativa e de campo. Por fim, apesar dos empecilhos que foram surgindo durante o estudo, pode-se afirmar que o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental trouxe experiências únicas que reafirmam o empenho em seguir em diante na formação em educação, assim como em uma possível área de atuação como pedagogo, reconhecendo é claro, que ainda se precisa percorrer um longo caminho, tanto na sustentação teórica que embasa a prática, como no vivenciar as realidades distintas encontradas nos mais diversos contextos de sala de aula e, bem como da escola, finaliza-se com uma fala de Rios quando o mesmo afirma que : “A competência se revela na ação.” (RIOS, 2001, p.88).