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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise de uma interseção rodoviária por meio de simulação de tráfego: estudo de caso da interseção Tancredo Neves x Sete de Setembro em Tucuruí-PA
    (2017-01-20) SILVA, Romerson Serejo; PINTO, Welton Tavares; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    O presente trabalho apresenta uma análise de Engenharia de Tráfego em uma interseção rodoviária da cidade de Tucuruí - PA por meio de simulação computacional. Na simulação foi utilizado os softwares Synchro e SimTraffic, que simulam o tráfego nas vias rodoviárias por meio de macrossimulação e microssimulação. As simulações tiveram como objetivo o levantamento de dados importantes de Engenharia de Tráfego da interseção em suas condições atuais, bem como o seu comportamento em cenários alternativos com projeção de frota para o futuro, apresentando assim cenários otimizados pelo programa e possíveis medidas para mitigar problemas encontrados na interseção simulada. Foram simulados sete diferentes cenários para a interseção, utilizando dados de volume de tráfego contabilizados em campo e projeções de frota para 5 (cinco), 10 e 15 anos no futuro, usando também diferentes tipos de controle semafórico. Os dados expostos no resultado apresentam os valores de nível de serviço da interseção e atrasos médios para os cenários não otimizados; já nos cenários otimizados são apresentados também a programação semafórica por meio de diagramas de intervalos luminosos. Nos resultados das simulações, a interseção nas atuais condições apresentou o nível de serviço D, que é um nível serviço que já começa a indicar que a interseção apresenta problemas. Já nos cenários 4 e 5, com projeções volumétricas para 10 e 15 anos os níveis chegaram até a classificação F nos cenários 4 e 5, nível de serviço que indica congestionamentos elevados e má funcionamento da interseção. Os resultados de atrasos médios apresentaram fortes picos nos cenários com projeção volumétrica, com o extremo de 389,9 segundos de atraso na projeção de 15 anos, no cenário 4. Como mitigação para possíveis problemas no futuro, o trabalho apresentou alguns cenários de otimização feita pelo software assim como um cenário que se proíbe as conversões à esquerda nas aproximações norte e sul da interseção, proporcionando melhorias no nível de serviço, mitigando assim os problemas da interseção nestes cenários.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Engenharia de tráfego aplicado à simulação de uma rede backbone de um provedor de internet regional utilizando o protocolo MPLS TE
    (2022-06-07) OLIVEIRA JUNIOR, Cláudio Elzio Paixão de; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
    As taxas de tráfego nos provedores de internet atuais têm aumentado consideravelmente devido à presença cada vez maior de enlaces de fibra óptica. Com este cenário, os desafios atuais dos ISPs (Internet Service Providers) não estão mais relacionadas à velocidade de transmissão, mas sim em garantir qualidade de serviço (QoS - Quality of Service) para aplicações que exigem critérios a mais na transmissão de dados, como menor delay, jitter, perda de pacotes, entre outros. Este trabalho tem como objetivo implementar, através do software de simulação EVE-NG, uma rede baseada em uma topologia de backbone de um provedor da cidade de Castanhal, do Estado do Pará, a fim de comparar o desempenho do tráfego para dois tipos de serviços distintos (Streaming e Voip), com o uso de mecanismos de engenharia de tráfego proporcionados pelo protocolo MPLS, também chamado de MPLS TE. (Multi-Protocol Label Switching Traffic Engineering). Através das simulações, será avaliado o tráfego para esses dois serviços em uma cenário sem e com MPLS TE implementado. Os resultados obtidos mostram uma otimização do tráfego no cenário de rede com MPLS TE, através da determinação de caminhos explícitos na rede backbone para diferentes tipos de tráfego.
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