Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Trabalho infantil"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Direitos humanos e a formação de professores que ensinam Ciências
    (2019-12-12) SOUZA, Ana Carla Santos de; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468; https://orcid.org/0000-0003-0042-8640; BARATA, Erllon Rodolfo Viegas; http://lattes.cnpq.br/7973814223294964
    Temáticas como dignidade da pessoa humana, necessidades e direitos humanos, e também aquelas relacionadas a princípios e a valores como liberdade, respeito, igualdade, justiça e não discriminação, entre outras, precisam adentrar os espaços de formação de professores, com a perspectiva de reafirmar e de disseminar os princípios relativos aos direitos humanos. O trabalho de pesquisa-formação, desenvolvido no contexto do tema “Relações entre Ciência, Sociedade e Cidadania II”, junto aos discentes do Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, objetivou apreender em que termos uma experiência formativa, envolvendo “a afirmação dos direitos humanos”, contribui para a necessária problematização do seu oposto “a violação dos direitos humanos”. Para tal, utilizamos fotos reproduções que apresentavam situações degradantes com seres humanos. Trouxemos para este artigo as análises relativas às ponderações de dois licenciandos, relativas ao trabalho infantil, para problematizar os desdobramentos vinculados à violação dos direitos humanos e à dignidade humana. Nesse processo, observamos que a cultura da relativização das situações que implicam em violação dos direitos humanos foi, naquele momento, abandonada. A postura frente à experiência formativa voltou-se à sensibilidade para a condição humana.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação e trabalho infantil no comércio informal nas embarcações que navegam no Rio Tajapuru, Arquipélago do Marajó-PA, na visão de pais e professores
    (2019-05-24) SILVA, Rosicley Silva e; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218
    O presente Trabalho de Curso objetivou analisar as influências do trabalho com vendas e trocas nas popas das balsas no rio Tajapuru no processo de ensino aprendizagem das crianças que realizam estas trocas comerciais. Como objetivos específicos buscamos descrever as condições de vida da família e a prática do trabalho relacionada ao contexto escolar da criança; e identificar as influências das atividades laborais no processo formativo escolar de crianças ribeirinhas do Rio Tajapuru. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: como famílias ribeirinhas e suas crianças dão sentido ao trabalho com vendas e trocas comerciais nas popas das balsas no rio Tajapuru, relacionando-o ao processo de ensino aprendizagem na escola dessas crianças que realizam essas trocas comerciais? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: quais as condições de vida das famílias pesquisadas e as práticas de trabalho que se relacionam com o contexto escolar das crianças? Quais as influências das atividades laborais no processo formativo escolar de crianças ribeirinhas do Rio Tajapuru? Para sua realização, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso em uma escola de ensino fundamental da zona rural do município de Breves-PA. A técnica de coleta de dados foi a entrevista, do tipo semiestruturada. Foram entrevistados 03 professores e 03 famílias/responsáveis com crianças matriculadas na escola pesquisada. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos proposições de Azambuja (2004), Rizzini e Pilotti (2009), Souza (2011), Vieira (2011), Lima (2012) e Guedes (2018). Como resultados entendemos que a condição de vida das famílias é difícil, criando um contexto em que o trabalho realizado por crianças e adolescentes estudantes surge como um caminho que pode ajudar na melhoria da condição de vida, mesmo trazendo consequências para a vida escolar dos estudantes. Também concluímos que há diversas consequências sobre o desenvolvimento educacional destes indivíduos, causadas pelo trabalho realizado pelos estudantes, como falta às aulas, dificuldades com as disciplinas escolares; dificuldades com atividades extraclasse; perda de atividades avaliativas e, em decorrência baixo rendimento; evasão escolar e retenção.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As políticas públicas e suas contribuições para o enfrentamento do trabalho infantil no estado do Pará
    (2018-07-19) BARRIGA, Yanne Cristine Cruz; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej; http://lattes.cnpq.br/1723722364556016
    O presente trabalho analisa as contribuições das políticas públicas para o enfrentamento ao trabalho infantil no Estado do Pará. O termo trabalho infantil, nesse trabalho, é referenciado nas legislações brasileiras como a Lei nº 8.069/90, Constituição Art. 227, e na legislação internacional como as Convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) nº 138 e nº 182, que estabelece como trabalho infantil as atividades exercidas por crianças e adolescentes que as privam de seu potencial e de sua dignidade, sendo estas prejudiciais ao seu desenvolvimento físico e mental. Referente ao Estado do Pará, faz-se uma análise das Políticas Públicas Sociais voltadas para o enfrentamento dessa prática, pois apesar das legislações existentes, ainda persiste. Faz-se uma ênfase aos Programas Bolsa Família, MPT na Escola e o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que recentemente passou por novo redesenho. Por isso, busca-se verificar se essas mudanças efetivamente estão alcançando o seu objetivo final: o enfrentamento à prática do trabalho infantil no Estado. Ao término deste trabalho, percebe-se certo descaso por parte do poder público paraense, visto que as estatísticas em relação ao tema abordado cresceram significativamente nos últimos anos, mesmo com Políticas Públicas voltadas para o embate a esta prática.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O trabalho infantil rural na Amazônia paraense, Abaetetuba-PA: diálogos pertinentes
    (2021-05-05) FERREIRA, Renata Lopes; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517
    O estudo teve como tema “O trabalho infantil rural na Amazônia paraense, Abaetetuba/Pa: considerações iniciais”, com o objetivo de compreender o trabalho infantil a partir da realidade rural abaetetubense, levando em conta os direitos das crianças e dos adolescentes. Pautou-se nas seguintes questões norteadoras: que especificidades caracterizam o trabalho infantil no contexto rural no município de Abaetetuba-PA? De que forma a exploração da força de trabalho de crianças e adolescentes acontece neste contexto amazônico rural e que implicações são visíveis/reais no desenvolvimento humano e educacional? A pesquisa, de abordagem qualitativa, abarcou o caráter bibliográfico a partir de referenciais tais como Rizzini (2010), Marx (1983), Souza (2014), Rodrigues (2015), Pojo (2017), Sanches (2014), Peres (2018), Andrade et. al. (2018), Arroyo (2017) entre outros autores, utilizados para discutir os seguintes eixos: Trabalho, trabalho infantil, trabalho infantil rural na Amazônia paraense e as demandas educacionais, crianças e infâncias nesse contexto e etc.; o documental, a partir de relatórios e outros; e o trabalho de campo, com o uso de entrevistas e encontros online com pessoas que convivem e atuam no contexto rural do município. Como parte dos resultados, podemos dizer que o trabalho infantil rural se apresenta de forma incisiva no âmbito do contexto amazônico, precisamente no município de Abaetetuba, que apresenta fragilidades no desenvolvimento humano de modo geral, que refletem das condições econômicas, sociais, educacionais e políticas desse contexto. Outrossim, são concretas e de muitas formas o trabalho infantil rural por crianças e adolescentes, desenvolvido basicamente em atividades agroextrativas, de vendas e no trabalho doméstico, bem como o envolvimento dos pequenos no mundo do trabalho também por questões culturais cujos ensinamentos são repassados aos mais jovens pelos adultos mais próximos, sem antes violar seus direitos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA