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Navegando por Assunto "Theatrical representation"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Caboclada à libanesa: Experimento Cênico e Memorial Poético de Formação e Criação
    (2023-06-16) CAMPOS, Helane Cibele do Nascimento; AMORIM, Ana Karine Jansen de
    Este trabalho é um registro da minha história pessoal, da minha atividade docente e da minha formação em teatro, amalgamados num experimento cênico, a poética Caboclada à Libanesa. A escrita dessas vivências configurouse no meu objeto de estudo, partindo das ideias de memória coletiva de Durkheim e de memória e oralidade de Walter Benjamim, ressaltando a experiência na construção do conhecimento. O processo de construção da poética teve como referência a ideia de dramaturgia pessoal do ator e histórias de vida, de Wlad Lima, sobre a influência da história de vida no Teatro Brasileiro, método contemporâneo de criação teatral. A escrita teve como diálogo fundamental as memórias, percepções e análises poéticas da pesquisadora e orientadora Karine Jansen, além do trabalho com a artistaanalista Wlad Lima, que me instigou a escrever sobre o meu lugar de origem e sobre as pessoas que permitiram a minha constituição, a partir do programa Espirais do coração, dança da Boiúna, utilizadas no seu projeto Clínicas do Sensível. A pesquisa, durante o curso de Licenciatura em Teatro, ajudou-me a compreender melhor a história dos libaneses no Pará e toda história da minha família ribeirinha, contadas ao longo deste trabalho. Esta temática foi escolhida para minha pesquisa e elaboração poética por mover-me para dentro de mim e para o mundo. Foi a partir de minha relação com meu pai, que sempre esteve e ainda está muito presente com seu conhecimento de mundo, que consegui pensar sobre a existência de maneira poética, animando-me a alma.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tapanã - vivências e subjetividades: refazendo caminhos da performance “h(Á) Sangue Frio”
    (2025-09-12) MUNIZ, Marvison Edson Pinheiro; ALMEIDA , Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    Este Trabalho de Conclusão de Curso refaz os caminhos da performance h(Á) Sangue Frio, proposta artística concebida no âmbito da disciplina Performance do curso de Licenciatura em Teatro da UFPA. A pesquisa parte da experiência autobiográfica do autor, nascido e criado no bairro do Tapanã, periferia de Belém, para investigar como as memórias pessoais atravessadas pela violência urbana e pelo genocídio da juventude negra se transformam em matéria estética e política. O problema central consiste em compreender de que modo a violência sistêmica, inscrita na realidade periférica amazônica, repercute no corpo do performer e se converte em gesto artístico. A metodologia utilizada combina elementos da autoetnografia e da análise performática, articulando narrativas pessoais, memórias coletivas e referenciais teóricos sobre performance, necropolítica e biopolítica. O referencial teórico mobiliza autores como Richard Schechner (performance), Josette Féral (performatividade), Michel Foucault (biopolítica), Achille Mbembe (necropolítica), Alba Zaluar (violência urbana) e Cassuriaga (performance art). O estudo evidencia como elementos cênicos como o gelo, as camisas ensanguentadas, os nomes e a sirene instauram uma dramaturgia do real capaz de presentificar as vítimas e expor a banalização da morte nas periferias brasileiras. Conclui-se que a performance não apenas denuncia a barbárie, mas também reinscreve os mortos na memória coletiva, tensionando os limites entre arte, vida e política. O trabalho contribui para o campo da performance arte para o debate sobre as possibilidades de criação estética em contextos de vulnerabilidade social.
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