Navegando por Assunto "Theatrical representation"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caboclada à libanesa: Experimento Cênico e Memorial Poético de Formação e Criação(2023-06-16) CAMPOS, Helane Cibele do Nascimento; AMORIM, Ana Karine Jansen deEste trabalho é um registro da minha história pessoal, da minha atividade docente e da minha formação em teatro, amalgamados num experimento cênico, a poética Caboclada à Libanesa. A escrita dessas vivências configurouse no meu objeto de estudo, partindo das ideias de memória coletiva de Durkheim e de memória e oralidade de Walter Benjamim, ressaltando a experiência na construção do conhecimento. O processo de construção da poética teve como referência a ideia de dramaturgia pessoal do ator e histórias de vida, de Wlad Lima, sobre a influência da história de vida no Teatro Brasileiro, método contemporâneo de criação teatral. A escrita teve como diálogo fundamental as memórias, percepções e análises poéticas da pesquisadora e orientadora Karine Jansen, além do trabalho com a artistaanalista Wlad Lima, que me instigou a escrever sobre o meu lugar de origem e sobre as pessoas que permitiram a minha constituição, a partir do programa Espirais do coração, dança da Boiúna, utilizadas no seu projeto Clínicas do Sensível. A pesquisa, durante o curso de Licenciatura em Teatro, ajudou-me a compreender melhor a história dos libaneses no Pará e toda história da minha família ribeirinha, contadas ao longo deste trabalho. Esta temática foi escolhida para minha pesquisa e elaboração poética por mover-me para dentro de mim e para o mundo. Foi a partir de minha relação com meu pai, que sempre esteve e ainda está muito presente com seu conhecimento de mundo, que consegui pensar sobre a existência de maneira poética, animando-me a alma.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tapanã - vivências e subjetividades: refazendo caminhos da performance “h(Á) Sangue Frio”(2025-09-12) MUNIZ, Marvison Edson Pinheiro; ALMEIDA , Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210Este Trabalho de Conclusão de Curso refaz os caminhos da performance h(Á) Sangue Frio, proposta artística concebida no âmbito da disciplina Performance do curso de Licenciatura em Teatro da UFPA. A pesquisa parte da experiência autobiográfica do autor, nascido e criado no bairro do Tapanã, periferia de Belém, para investigar como as memórias pessoais atravessadas pela violência urbana e pelo genocídio da juventude negra se transformam em matéria estética e política. O problema central consiste em compreender de que modo a violência sistêmica, inscrita na realidade periférica amazônica, repercute no corpo do performer e se converte em gesto artístico. A metodologia utilizada combina elementos da autoetnografia e da análise performática, articulando narrativas pessoais, memórias coletivas e referenciais teóricos sobre performance, necropolítica e biopolítica. O referencial teórico mobiliza autores como Richard Schechner (performance), Josette Féral (performatividade), Michel Foucault (biopolítica), Achille Mbembe (necropolítica), Alba Zaluar (violência urbana) e Cassuriaga (performance art). O estudo evidencia como elementos cênicos como o gelo, as camisas ensanguentadas, os nomes e a sirene instauram uma dramaturgia do real capaz de presentificar as vítimas e expor a banalização da morte nas periferias brasileiras. Conclui-se que a performance não apenas denuncia a barbárie, mas também reinscreve os mortos na memória coletiva, tensionando os limites entre arte, vida e política. O trabalho contribui para o campo da performance arte para o debate sobre as possibilidades de criação estética em contextos de vulnerabilidade social.